sábado, 31 de março de 2007

FUTEBOL LOCAL

POR UM PONTO APENAS, SANTIAGO MAIOR PERDE OPORTUNIDADE DE DISCUTIR A SUBIDA À DIVISÃO DE HONRA.
EMPATE COM ARCOENSE (1-1) FOI DESASTROSO.
A VITÓRIA DO ROSÁRIO FRENTE AO VERA CRUZ (3-1), PERMITIU A FUGA AO ÚLTIMO LUGAR.

(saiba amanhã aqui todos os resultados, e quais as equipas apuradas)

sexta-feira, 30 de março de 2007

O ALANDROAL A CRESCER



foto : f.tata

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

Britânicos aprendem agricultura no Alentejo

O equilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e a actividade agrícola no Alentejo tem estado a ser mostrada a alunos da Universidade de Bangor, do País de Gales, que terminam sexta-feira uma visita à região.
A visita de trabalho envolve 20 estudantes que frequentam um mestrado internacional em Desenvolvimento dos Recursos Naturais daquela universidade, incidindo, desde domingo, no distrito alentejano de Beja, explica a agência Lusa.
http://www.portugaldiario.iol.pt/

Centro de estudos jacobeus pode nascer no Alentejo

Santiago do Cacém ligado a Santiago de Compostela.
O protocolo envolve a "convergência de objectivos em torno da divulgação e valorização patrimonial do Caminho de Santiago à escala internacional". Fruto desse projecto, estará patente na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, entre Julho e Outubro, a exposição "Caminhando sob as Estrelas - Santiago e a Peregrinação a Compostela". Reunirá 110 obras de arte, provenientes do Tesouro da Catedral de Compostela e de diversos museus galegos, bem como de igrejas, colecções e museus do Alentejo.
http://www.fatimamissionaria.pt/

Milhões para as zonas raianas

As regiões que vão ter verbas consignadas são cinco, nomeadamente, Galiza/Norte de Portugal, Castela e Leão/Norte de Portugal, Castela e Leão/Centro, Alentejo/Extremadura, Alentejo, Algarve/Andaluzia. Neste conjunto, a área geográfica que recebe a maior fatia dos fundos comunitários é Alentejo/Extremadura, enquanto que Castela e Leão/Norte de Portugal ficam com a menor afectação de dinheiros de Bruxelas.
http://www.mdb.pt/noticias/

Educação : Autarcas e pais protestam contra fecho de três escolas em Arraiolos

Sexta, 30 Março 2007
Autarcas, pais e encarregados de educação de três escolas do ensino básico de Arraiolos entregaram hoje um abaixo-assinado nos serviços regionais do Ministério da Educação como forma de protesto contra o encerramento dos estabelecimentos.
A comitiva, que se deslocou de Arraiolos até à sede da DREA, em Évora, era composta por cerca de cem pessoas, entre alunos, pais e outros familiares, encarregados de educação e autarcas das diferentes freguesias do concelho.
Em declarações à agência Lusa, no final da reunião, o presidente da Câmara de Arraiolos, Jerónimo Lóios, não se mostrou satisfeito com os resultados, uma vez que as escolas continuam sinalizadas para eventual encerramento.
http://www.dianafm.com/

CINE CLUBE DOMINGOS MARIA PEÇAS

O filme recomendado para esta semana:

O ULTIMO REI DA ESCÓCIA

De: Kevin Macdonald
Com: Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington



O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin (Forest Whitaker, ganhador do Globo de Ouro e indicado ao Oscar por este papel) exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.
“””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””
Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin.

Saiba mais em : http://www.castellolopesmultimedia.com/oultimorei/

VAI HAVER CORRIDA DE TOIROS NO ALANDROAL



foto de F.Tata obtida no muro do Estádio 1º de Maio em Montemor.
Ou "quem não tem cão caça com gato" .

quinta-feira, 29 de março de 2007

ALANDROAL EM DESTAQUE

Vídeo premiado
Luta contra a Hidatidose


Fui há pouco tempo surpreendido com a minha falta de comunicação à Academia do prémio que foi atribuído ao Grupo de Luta contra a Equinococose - Hidatidose dos concelhos de Elvas e do Alandroal venceu no VideoMed - Certame Internacional de Cinema Médico, Saúde e Telemedicina, que decorreu em Badajoz de 20 e 25 de Novembro, e do envolvimento da Universidade de Évora na realização do vídeo "História de um voluntariado alentejano contra a hidatidose". Veja o vídeo aqui.

In. http://www.ueline.uevora.pt/

PÁGINA DE DESPORTO

FUTEBOL DISTRITAL

Jogos a realizar no fim-de-semana 31/03 e 01/04

DIVISÃO DE HONRA

01/04 – 16 horas

Portel – Alandroalense
Torre de Coelheiros – Redondense
Escouralense – Calipolense
Canaviais – União
Bencatelense – Valenças
Estremoz – Oriola
Borbense – Monte Trigo.

1ª DIVISÃO SÉRIE A

01/04 – 16 horas

Sporting de Viana – Giesteira
Fazendas do Cortiço – Brotense
Aguiar – Arraiolense
Santana do Campo – Alcaçovense
Luso Morense – Cabrela.

1ª DIVISÃO SÉRIE B

31/03 – 15 horas

Corval – São Manços
Rosário – Vera Cruz
Santiago Maior – Arcoense

Aldeense – Amieira
São Romão – Azarujense.

O Sorteio das Equipas apuradas para a fase final realiza-se dia 3 de Abril.

JUVENIS

31/03 – 15 horas

Rio de Moinhos – Sport Lisboa Évora
Lusitano – Terena
Sporting de Viana – Calipolense
Portel – Canaviais
União – Atlético
Estrela – São Pedrense.

Na última jornada : Terena 1 Rio de Moinhos 1

DISCIPLINA:

Alandroalense: João Leal: 1 jogo de suspensão.
Rosário: Joaquim Pandeiro: advertência,
Santiago Maior: nada consta.
Terena: (Juvenis) Luís Godinho: repreensão por escrito.

O Futebol Distrital no Alandro Al é patrocinado pela:

Free Shipping at Fossil.com


curs trei.jpg

r.jpg

RUGBY C.MONTEMOR JOGA NO ESTÁDIO NACIONAL CONTRA O TÉCNICO

Os seniores do Rugby Clube de Montemor-o-Novo, deslocam-se no próximo domingo às 15:30 ao Estádio Nacional A, onde vão defrontar o Técnico de Lisboa, jogo inserido nas finais para apurar a classificação final do campeonato nacional da 2ªdivisão; jogos estes que vão ter lugar este fim-de-semana no Estádio Nacional.

resudo.bmp

DERBY NO NACIONAL DE JUNIORES-DOMINGO
U.MONTEMOR RECEBE NO ESTÁDIO 1.ºMAIO O JUVENTUDE


Na fase final do Nacional de Juniores o derby entre as duas equipas
participantes do distrito nesta competição acontece no domingo às 15:00h no relvado do Estádio 1.ºde Maio na cidade de Montemor-o-Novo. Na 1.º fase as equipas já se encontraram por duas vezes; na 1ªvolta o U.Montemor venceu por 3-1 e empatou a 1 bola em Évora.

am.JPG

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Colaboração da : http://www.dianafm.com/

Jovens bota-de-elástico? - Eduardo Luciano

Quinta, 29 Março 2007
A propósito de um concurso televisivo, mais ou menos intelectualmente indigente, assistimos a uma verdadeira onda de recuperação da imagem de um ditador, que governou este nosso rectângulo durante mais de quatro décadas.
Eu diria que foi apenas o último impulso de um processo de branqueamento do que foi a nossa vida colectiva de 1926 a 1974.
Os arautos do passado têm, durante os últimos 30 anos, conseguido passar paulatinamente a sua mensagem. Primeiro suavizando as expressões, passando o regime de fascista a autoritário e o seu líder máximo de ditador a homem forte. Depois criando uma imagem idílica desses tempos, em que supostamente não haveria crime, nem divórcios, nem greves, nem agitações. Onde toda a gente sabia qual o seu lugar na escala social e se contentava com ele. Claro que tudo isto sempre apresentado como a antinomia do presente.
O resultado de tão persistente e apoiada acção acabou por ser a criação de um conjunto de sentimentos saudosistas por parte de quem não viveu esses tempos.
Vemos hoje jovens que não suportariam viver sob aquela terrível ditadura, afirmarem-se dela saudosos.
Isto foi possível essencialmente pela demissão de quem tem o dever lembrar com rigor, se empenhar arduamente no apagamento da memória histórica. O sistema educativo e os meios de comunicação social.
E não se pediria que adjectivassem a acção desses governos opressivos. Bastaria que recordassem com a mesma convicção, tempo de antena e promoção publicitária que atribuem a alguns eventos do passado, os factos historicamente comprovados.
Que lembrassem a existência de presos políticos sujeitos a tortura e alguns assassinados, da censura que tinha como tarefa apenas deixar publicar o que os esbirros do regime permitiam, de um elevado número de analfabetos como condição essencial para manter a maioria da população acrítica, da existência da PIDE, da Legião, da Mocidade, da imensa rede de bufos e informadores, da inexistência de actos eleitorais livres e justos, do número de portugueses que se viram obrigados a emigrar, da guerra colonial.
Mas não é assim. Aborda-se o passado com um misto de saudosismo por este ou aquele artista, por este ou aquele evento, sem a preocupação de um rigoroso enquadramento histórico.
A ajudar à construção deste cenário, temos ainda alguns fazedores de opinião a pintarem o homem como um ditador em versão soft, realçando um conjunto de aspectos que consideram positivos.
Acreditem meus amigos. A ditadura que vigorou em Portugal de 1926 a 1974, foi tudo menos soft. O nosso país era tudo menos um sítio idílico para se viver.
Não há hoje o risco de se voltar a esse passado. Mas é nossa obrigação, como cidadãos, demonstrar que, por muito que o regime democrático se tenha desvirtuado, está a léguas de distância do que se viveu em 48 anos de ditadura fascista.
Quanto ao resto, mais concurso menos concurso, mais museu menos museu, há um facto que, felizmente, não pode ser alterado. O velho bota-de-elástico está morto e bem morto, por muito que o tragam agora para as primeiras páginas de jornal.

O ALANDROAL NOUTROS BLOGUES

No : http://viveiros-zefiro.blogspot.com/




No dia 22 de Março foram plantados 8 Carvalhos e 8 Sobreiros de 1 ano, junto à Rocha da Mina, Alandroal.

No: http://osvinhos.blogspot.com/

II Prova do Blog Os VINHOS (Mar/2007)

No passado dia 28/03/2007 nas instalações da Garrafeira Adivinho em Lisboa, teve lugar a II Prova de Vinhos organizada pelo Blog Os VINHOS.
Esta prova foi efectuada com base na região do Alentejo, talvez a mais emblemática das regiões demarcadas portuguesas.

Prova comentada pela Enóloga Marie-Aude Do Rosario.
Pontual Reserva 2004 (Tinto)
Região: Regional Alentejo
Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah
Produtor: PLC, Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda
Álcool: 14.5%
Enólogo: Paolo Fiúza Nigra
Nota de Prova: Exuberante no nariz, aromas florais e leves notas a caramelo, a acidez é equilibrada embora a madeira esteja bem presente, taninos polidos e final persistente médio/alto
Classificação Pessoal: 17

"BRINCAR ÀS GUERRAS"

quatro.JPGtres.JPG

um.JPG
dois.JPG

quarta-feira, 28 de março de 2007

CRÒNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

dianafm_1.jpg

Crónica de 28 de Março de Hélder Rebocho

Quarta, 28 Março 2007
A celeuma em torno da construção do novo aeroporto de Lisboa que está instalada na opinião pública é um significativo sinal dos tempos, que ilustra a preocupação dos Portugueses em relação a obras públicas susceptíveis de absorver avultadas quantias de um erário público em crise evidente.
Muito se tem debatido e questionado a necessidade de construção do novo aeroporto, sobretudo tendo em conta a relação custo/benefício que pode resultar desta obra de monta.
Não tenho dúvidas que o aeroporto da Portela poderá a médio prazo atingir o colapso, porque o crescimento urbanístico que se verificou na sua periferia impede, desde logo, que se equacione qualquer projecto que passe pela sua expansão para além dos seus limites, que refira-se, nem sequer foram ainda atingidos.
A previsível asfixia do actual aeroporto de Lisboa nem sequer é um tema de hoje, pois desde o início dos anos 70 que é objecto de debate, chegando, inclusive, a ser equacionada a construção de um novo aeroporto, curiosamente em Rio Frio, localidade que foi destronada pela Ota como opção para a fixação daquela infra-estrutura.
Será, assim, inevitável a construção de um novo aeroporto que sirva Lisboa no futuro.
Não me parece no entanto, devidamente ponderada a necessidade de avançar, de imediato, para esta obra pública, sobretudo tendo em consideração a actual conjuntura económica do País.

Falamos de um investimento cujos custos finais poderão rondar, segundo algumas estimativas mais recentes, cerca de 3.000 milhões de euros e que apenas será comparticipado numa pequena percentagem.
Por muito menos, poderiam realizar-se obras na Portela que prolongariam a vida útil deste aeroporto por mais dez ou quinze anos.
O actual aeroporto está condicionado pela falta de segurança, dada a sua localização no perímetro urbano de Lisboa, mas será que a Ota será mais segura?
Tendo em conta os estudos já realizados, quer quanto à morfologia do terreno, quer no tocante à previsível expansão urbanística, provavelmente não será o melhor local para instalar o futuro aeroporto, que a breve prazo poderá revelar-se menos seguro que o actual.
Por outro lado, a evolução do tráfego no aeroporto da Portela tem crescido abaixo das previsões que foram feitas no início dos anos 70, quando se projectou para a década de 80 uma média de nove milhões de passageiros, que apenas foi atingida no final dos anos 90.
Significa isto, que o actual aeroporto ainda tem capacidade para se manter em funcionamento para além do final da década, restando saber se não se manterá em funcionamento mesmo depois da construção do novo aeroporto, pois o projecto Ota apenas comporta duas pistas - curiosamente as mesmas de que dispõe a Portela - o que segundo alguns especialistas será insuficiente para o crescimento do tráfego projectado para os próximos anos.
Não me parece, assim, que a construção imediata do novo aeroporto fosse um imperativo ou uma prioridade, para um país em crise económica, pelo menos enquanto se pedirem sacrifícios aos Portugueses.
É um contra-senso pedir constantemente aos Cidadãos e Instituições mais um aperto no cinto e continuar a investir milhões de euros em obras de urgência e utilidade imediata duvidosa.
Este país onde existem listas de espera nos hospitais, doentes a percorrer dezenas de km para obter assistência médica, tribunais obsoletos e sem condições de trabalho e universidades sem meios financeiros para assegurar o seu funcionamento, já para não falar nos reformados que sobrevivem com 150,00 €. de pensão mensal, é o mesmo que no espaço de menos de dez anos investiu milhões de euros na organização da Expo 98, do Euro 2004 e que se prepara agora para construir um novo e moderno aeroporto, que nem sequer é absolutamente necessário.
O nosso governo pretende colocar Portugal nos bicos dos pés às costas dos Portugueses, é um País pobre com a mania das grandezas que é capaz de passar fome para aparentar prosperidade e que no essencial caminha cada vez mais para a cauda da Europa.
Já sabemos que o sonho dos nossos governantes é deixar obra feita, desafortunadamente é só obra de betão, porque de outras obras e medidas mais urgente e valorosas nem a ponta aparece e não é difícil perceber porquê.
São bonitas as declarações de amor pelo ensino e pela justiça social ou as promessas dos benefícios do inovador choque tecnológico, mas estas obras não dão garantias de resultados, ao passo que a obra de betão é bem visível, tão visível que parece funcionar como manto para tapar a estagnação e a crise económica em que o País está mergulhado.
Enquanto se discute se avança ou não a construção do novo aeroporto, se fica na Ota ou em qualquer outro sítio, 100 mil milhões de euros já voaram dos bolsos dos contribuintes só para os estudos prévios.

Por isso questiono-me se não será por estas e por outras que 33 anos depois do 25 de Abril, Salazar se perfile nos lugares cimeiros para a eleição de Português do Século.

O QUE CANTA O ALANDRO AL

Divulgação da Musica Tradicional Portuguesa – A nossa música
AINDA E SEMPRE EM ALENTEJANO

Se fores ao Alentejo

(Popular – Alentejo)

O mar deixou o Alentejo
Donde trouxe canções de oiro
Mas volta a matar saudades
Nas ondas do trigo loiro

Se fores ao Alentejo
Vai vai vai vai vai
Não te esqueças dá-lhe um beijo
Ai ai ai ai


Nas capelas e nos montes
Há sorrisos de brancura
Onde fala a voz de Deus
Na voz da cal e da alvura

Sobe o sol e abrasa a terra
A fecundar as espigas
À sombra das azinheiras
Na dolência das cantigas

Por lonjuras e planuras
Oh solidão, solidão
Eu quero paz no trabalho
P'ra poder ganhar o pão

Trigueira de raça

(Popular – Alentejo)

No nosso Alentejo
É tão lindo ouvir
Cantar as ceifeiras
Ver as mondadeiras
No campo a sorrir

Trigueira de raça
Quem te fez assim
Ceifando os trigais
Ouvindo os teus ais
Com pena de mim

Eu por ti chorando
Alegre e cantando
Sinto o teu desejo
Linda trigueirinha
Linda alentejana
Dá-me cá um beijo

À sombra da silva
É que eu adormeço
Sonhando contigo
Linda alentejana
Eu não te mereço

Moreninha Alentejana

(Popular – Alentejo)

- Moreninha alentejana,
quem te fez, morena, assim?
- Foi o sol da Primavera
que caía sobre mim.

Que caía sobre mim,
que andava a ceifar o trigo.
- Moreninha alentejana,
por que não casas comigo?

Por que não casas comigo?
Por que não casas com ela?
- Quem te fez, morena, assim?
- Foi o sol da Primavera.

AS APARÊNCIAS ILUDEM

MUSEU DA “POUCA-SORTE” DO ALANDRO AL

terça-feira, 27 de março de 2007

MORTO POR TER CÃO... E MORTO POR...

DE CAVALOS A BURROS…

Será estranho, para aqueles que se tornaram assíduos frequentadores deste espaço, e refiro-me mais aos Alandroalenses não residentes, o facto de desde há tempo, aqui não constar a rubrica “NOTÍCIAS C.M.A. enviadas pelo Gabinete de Imprensa.”

A estranheza não é só daqueles (e foram alguns), que tiveram a amabilidade de por mail, me perguntarem qual o motivo, tendo em conta que alguns eventos dignos de chegarem ao conhecimento de todos os que se interessam pelo Alandroal, nos quais tambem me incluo.
Motivo, pelo o qual me permiti enviar e-mail perguntando se, eu, (que assino Xico Manel), teria cometido algum “pecado” digno de expiação.
Ingenuidade da minha parte, pois, o que esperava…: Resposta zero.

Talvez até não houvesse nada digno de ser transmitido aos curiosos que sempre rejubilam com as notícias da sua terra, o que me levou a consultar outras fontes e ficar assim a saber que várias notas de imprensa foram distribuídas e ilustradas por diversos meios de comunicação (Festa da Boa – Nova, Futebol de Rua, Comemorações do Dia Internacional da Mulher, Comemorações do dia Mundial da Poesia, Nova Escola EB1).
Em face disto, e no corte abrupto de uma colaboração que se vinha mantendo, e que se saudava, tudo me leva a pensar que algo “ofendeu” quem gere o espaço mandante das notícias.
Pese embora tenha feito tal pergunta, a mesma não mereceu qualquer resposta.
Como tenho a consciência tranquila, porque desde sempre aplaudi e dei conhecimento de todos os actos e feitos que valorizaram o Alandroal na presente gestão, assim como educadamente critiquei os que não me pareceram à altura, sou levado a pensar que pelo facto de dar aqui a palavra (como aliás os verdadeiros democratas me ensinaram) a dissidentes, levaram o Alandro al e a todos aqueles que nos leiam. a serem proibidos de saber mais sobre a nossa terra.
Ou será que aqueles que se escondem no anonimato, conseguiram levar a água ao moinho? Se assim é… há muito a lamentar.
Uma coisa é certa… o Alandro al (al)… não se verga aos poderosos. Foi criado para dar a conhecer o Alandroal, os seus costumes, as suas gentes, o que de bom e mau se fez, se faz, ou se espera que se faça.
É de todos e tenta ser para todos…

Boa tarde…

Xico Manel

CENAS DA VIDA REAL




NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

Portugal e Espanha recebem mais de 354 milhões de euros para cooperação transfronteiriça

A comissária europeia para a Política Regional elogiou hoje a cooperação que tem sido desenvolvida entre Portugal e Espanha, que nos próximos sete anos vão beneficiar do maior programa transfronteiriço no espaço comunitário, no âmbito do qual vão beneficiar de mais de 354 milhões de euros para as zonas raianas.
A maior fatia dos mais de 354 milhões de euros será absorvida por Espanha, cabendo a Portugal cerca de 60 milhões.
O programa abrange ainda a região Centro e Castela, Alentejo e Centro de Portugal e a Estremadura espanhola e Alentejo e Algarve e Andaluzia.
http://www.publico.clix.pt/

Évora: Deputado do PCP questiona Governo sobre encerramento de postos da GNR

O grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), através do deputado João Oliveira, apresentou um requerimento questionando o Governo acerca da intenção de encerrar oito postos da Guarda Nacional Republicana (GNR) no distrito de Évora.
De acordo com o plano de reestruturação das forças de segurança, no distrito de Évora deverão encerrar os postos de Azaruja, Bencatel, São Miguel de Machede, Escoural, Alcáçovas, Telheiro, Vimieiro e Pavia.
http://www.noticiasalentejo.pt/

Um terço dos portugueses utiliza a Internet


A taxa de utilização da Internet é de 32 por cento de acordo com o estudo «o Observador Cetelem» realizado pela Cetelem.
Para estes valores destaca-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com uma taxa de utilização de 40,9%, sendo que a região centro apresenta a taxa mais baixa com 24,3%.
Por outro lado, a não utilização da Internet está fortemente associada ao facto de não se possuir o equipamento necessário para realizar o acesso (66,6%). É na Região do Alentejo (90,9%), designadamente face às Regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve (62,4%, 64,4% e 66,6%, respectivamente) e nas classes sociais mais baixas que este factor é referido de forma mais significativa.
HTTP://WWW.AGENCIAFINANCEIRA.IOL.PT/

Faialenses já solicitaram mais de mil Cartões de Cidadão

Em Julho, o documento de identificação chega ao continente. A primeira região a poder fornecer o documento é o Alto Alentejo.
HTTP://TEK.SAPO.PT/

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Amabilidade da : http://www.dianafm.com/

Crónica de 27 de Março de Domingos Cordeiro

Terça, 27 Março 2007
Nasceu do caos aquilo a que hoje chamamos União Europeia.
Num continente física e economicamente destrocado pela II Guerra Mundial, desenhava-se a repartição dos despojos entre as duas potencias emergente, Estados Unidos e União Soviética, já que a presença britânica em Ialta foi pouco mais que simbólica.
A base do tratado de Roma, cujo cinquentenário se comemorou no passado domingo em Berlim, foi a Comunidade Económica Europeia do Carvão e do Aço (CECA), ideia lançada pelo ministro francês Robert Schuman e criada, em 1951, pela Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália.
Tendo por escopo a questão da produção de material bélico, colocava as industrias pesadas do carvão e do aço dos países signatários sob uma autoridade comum, firmando o compromisso de nenhum desses países fabricar armamento de guerra para atacar os restantes, como sucedera no passado.
Foram os países que em 1951 criaram a Comunicade Económica do Carvão e do Aço (CECA) que, em 1957, aprofundando a ligação existente e alargando-a a ao sector económico, preconizando a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços, criaram a Comunicade Económica Europeia.
Como se alcança dos tratados referidos, o que motivou os estados signatários foi a ideia de paz, estabilidade e prosperidade.
Ora, decorridos que são cinquenta anos sobre a outorga do Tratado de Roma podemos afirmar, sem qualquer margem para dúvidas que, no que se refere à paz, o objectivo do tratado foi totalmente atingido.
Com efeito, depois de duas grandes guerras mundiais, num espaço de pouco mais de 20 anos, a Europa conhece agora o mais longo período da sua história sem registar qualquer conflito bélico.
Só por este resultado já teria valido a pena.
Contudo, outros objectivos do Tratado de Roma foram alcançados.
A Europa conheceu nestes últimos cinquenta anos um período de prosperidade sem precedentes.
A par, a Comunidade Europeia foi abrindo as portas a novos aderentes, entre os quais Portugal, sempre num espírito de solidariedade que vem marcando o processo de integração de quem entra.
Os Portugueses conhecem, por experiência própria, que o país está hoje infinitamente melhor do que se encontrava em 1986, data em que Portugal aderiu à comunidade pela mão de Mário Soares.
A Europa enfrenta, no entanto, novos problemas, muito por força da globalização da economia e aos quais não pode ser dada resposta eficaz sómente através da acção exclusiva dos Estados-membros.
Importa, por isso saber, se o modelo institucional de 1957 se compagina com a enorme diversidade e heterogeneidade em que vivemos.
Daí que os estados-membros, reunidos em Berlim, tenham acordado ser necessário, até às eleições para o Parlamento Europeu de 2009, dotar a União de uma base comum e renovada.

SABIA QUE?

No passado dia 25 de Março se completaram 50 anos sobre a fundação da actual União Europeia. Foi no dia 25 /03 /1957 que em Roma foi assinado um tratado pela Holanda, França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Luxemburgo e Itália, que seria o primeiro passo para a actual U.E. que conta presentemente 27 Estados membros.

PROFISSÕES



Coveiro



Engraxador

segunda-feira, 26 de março de 2007

COMENTÁRIOS EM DESTAQUE

Porque colocado em “post” já há muito em arquivo, porque é digno de ser lido, porque honra todos os Alandroalenses, permito-me trazer para primeira página este comentário recentemente colocado:

Nunca escrevi nada sobre ninguém. Talvez no meu egoísmo, escrevo sobre mim, as minhas memórias, a minha vivência e especialmente sobre a saudade.
É pois por aqui então que começo. A meio dos anos 90, aparece em Lamego para frequentar o 99º Curso de Comandos, o 2SAR INF Roma Pereira. Um rapaz com vontade de homem, de postura irrepreensível e com uma voluntariedade inarrável.
O camarada Roma Pereira mostrou-se sempre como um exemplo para todos nós. A vontade de mostrar a saudável camaradagem, a intocável proficiência no serviço, a aplicação de todas as suas energias para ajudar sempre o próximo, a tranquilidade de espírito, o valor humano, a confiança, a permanente boa disposição que já nos vinha habituando, tornou-o num modelo de vida para os Comandos.
Voltei a encontrá-lo, alguns anos depois, como Instrutor do Curso de Comandos e, já como 1SAR INF "Cmd". A postura mantinha-se, que mais se poderia dizer? Era o Roma Pereira.
Ministrámos, instrução aos "novos" Comandos. Muitas vezes eu em tom de brincadeira dizia quando estávamos em grupo e ele surgia por perto: "Aí vem o melhor Sargento do Exército Português". Ele esboçava um simples sorriso e distribuía ao pessoal presente um sentido e forte abraço de amizade.
Finalmente tive o orgulho de lhe "passar a pasta" do tiro de combate quando fui em missão para Angola em Março de 2005. Antes de ir dei-lhe os meus conselhos de camarada Comando mais velho. Ele decidiu honrar a Pátria numa Zona de Conflito - o Afeganistão. Esperei sempre que ele me passasse a instrução do tiro de combate novamente mas, infelizmente assim não foi, esse dia nunca chegou.
Vou tentar pelo menos recordá-lo para que fique na nossa memória...
"Povo do Alandroal, nunca esqueçais, gente desta é que faz a nossa bandeira. Estes é que são os nossos verdadeiros Heróis, que tudo dão e nada recebem em troca".
Amigo Roma Pereira, muitas vezes, penso em ti e continuamos a caminhar juntos...

Para sempre do camarada e amigo
Sargento Ajudante Comando Costa Silva

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Colaboração da : http://www.dianafm.com/

Aeroporto na Ota - José Faustino

Segunda, 26 Março 2007
Como habitualmente, no nosso país, sempre que se aproxima uma obra pública, com algum significado, gera-se grande confusão e grande controvérsia.
O aeroporto da Ota, portanto, não é excepção.
Apesar de não ser especialista na matéria como, aliás, a grande esmagadora dos portugueses incluindo a maioria dos analistas da comunicação social, também tenho opinião sobre este empreendimento.
Desde logo, parece-me inevitável a construção de um novo aeroporto na zona de Lisboa, as minhas dúvidas começam em saber se deve ser construído um novo e demolir-se o existente.
Num país de fracos recursos, como o nosso, talvez não fosse má ideia construir um novo aeroporto, continuando a operar em conjunto com o da Portela. O novo iria evoluindo gradualmente até que o antigo deixasse de ser necessário só sendo desactivado nessa altura.
Em relação à localização também não me parece ser a Ota a melhor opção. Basta olhar para um simples mapa das estradas e facilmente se percebe que a zona da Ota, como aliás toda a área a norte de Lisboa, está demasiadamente ocupada.
Parece-me que um aeroporto, sempre que possível, deve ser construído num terreno seco e sólido, o mais plano possível, numa zona desafogada e livre de obstáculos, naturais ou artificiais.
Se olharmos para o mapa com alguma atenção, verificaremos que existem vários sítios com essas características do outro lado do Tejo.
Por exemplo o campo de tiro de Alcochete poderia ser uma boa opção, mas há muitos outros sítios provavelmente melhores.
Custa-me compreender como é que se escolheu uma zona com diversas linhas de água, encravada no meio de cabeços e de outras estruturas já existentes no local.
É desejável que os aeroportos fiquem a uma distância razoável da cidade que servem, mas com o andar dos tempos há a tendência para que a malha urbana se vá aproximando, o novo aeroporto de Lisboa não será excepção.
Há muitos anos que estou convencido de que a expansão natural, e lógica, de Lisboa será para a margem sul do Tejo. Se repararmos a chamada Zona da Grande Lisboa está encravada entre o Tejo e o mar e, devido às características do terreno a norte, o crescimento faz-se no pior local, ao longo do Tejo.
A localização de Lisboa é de tal modo complicada que se um dia houver uma catástrofe as saídas da cidade rapidamente ficarão bloqueadas. Por todos estes motivos o aeroporto devia ser na margem sul.
Finalmente o projecto. Dos desenhos e esquemas que tenho visto acho tudo aquilo esquisito e diferente de outros aeroportos. Faz-me alguma confusão a localização das edificações entre as pistas e aquele túnel de acesso, onde também passará o TGV, com os aviões a atravessarem por cima.
Mas como, disse e repito, eu não percebo nada de aeroportos e a minha opinião não conta para nada. Confiemos na capacidade dos nossos engenheiros e tenhamos esperança que se tome a opção mais acertada e melhor para o país.
Mas lá que gostava de ver o aeroporto numa zona desafogada e com outra configuração isso eu gostava.

CINEMA DO PERRY

Em homenagem ao primeiro a dar a conhecer o cinema no Alandroal

cantando a chuva.jpg

PÁGINA DESPORTO DE MONTEMOR-O-NOVO

RUGBY C.MONTEMOR 27-A.COIMBRA-13

Os seniores do RC.Montemor recebiam a formação da Agrária de Coimbra na 2ªmão da Meia-Final do campeonato e tinham tarefa difícil que era a de recuperar os 39 pontos que traziam de desvantagem do jogo em Coimbra. A vitória sorriu aos de Montemor por 27-13, mas insuficiente para repetir a final do ano passado e regressar à 1ªDivisão; foi uma meia-final "amarga" e soube a pouco derivado à má exibição da 1ªvolta onde tudo correu mal à equipa montemorense.

AO CORRER DO TECLADO

Humoristas, estarão a ser imitados!

É democrática a bajulação com que muitos Senhores são tratados por alguns jornais, televisão ou outros órgãos da comunicação, leva a que estes tenham o desplante de se armar em imitadores, como de ilusionistas defensores do cultivo do piripiri, fisgando tentativas para chegar á caça das bruxas em directos - Quem não tens cães, caça com gatos, atirando furtivamente piropos a tudo e a todos, minimizando a função dos deputados e sem qualquer tentativa de apelo á simpatia para as suas causas, preferindo as graçolas arrepiantes, onde os assuntos sérios da Nação são discutidos á mistura com calinadas e desaforos de circunstancia, num circulo da travadinha e minimização, pela opinião de outrem.

Como veículo de boa disposição, o humor não é para todos, está quase esquecido como modo de viver, ou é praticado de modo depreciativo, sem gosto e á revelia dos cânones, neste reino sem rock nem stock da música das mudança, das causas perdidas e dos paradigmas, para não repetir a receita, ao afirmar que muita gente, já está por tudo… o que lhes possa acontecer á vida, sem predisposição para ser feliz, ainda que finja, balbuciando com humor negro.

Ao invés do disfarce, o propósito de alguns, investidos em doutos sem qualificações auditadas, fazendo fé e aproveitando os seus discursos, para dar calinadas e pontapés de todo o género, onde o provérbio colide com o advérbio e o verbo não se conjuga com todas as pessoas, debitam ideias para que os seus apaniguados esbracejando de contentes, sendo desejável que os restantes o façam igualmente mas, indignados com os rufias democráticos.

Se isto é triste e indigno para os políticos? Certamente o povo anónimo, verá preocupado tais atitudes, não tendo certezas abalizadas, pela semelhança com á roda dos alimentos, que com o ego fazem parte da vida e se complementam - (agora é a vez de consumir o alho, de seguida a cenoura, na sequencia os feijões de bico, etc. etc., onde nabo e a nabiça têm a primazia e comandam os ciclos), medite quem quiser e souber, fazendo-o á distância e sem colocar de lado qualquer pormenor.

Esforçados na vida, estes homens sérios, os humoristas legítimos, não enganam ninguém e são acarinhados sem desdém ou apupos, verifica-se que o Zé não foge deles, muito pelo contrário, acarinha-os e enaltece o seu papel nato de bem dispostos, seja qual for o lugar onde apareçam.

Estes profissionais com a concorrência desleal, por quem, para alem do seu ofício curto e chorudo, entram em áreas para as quais não estão habilitados nem legitimados e, diga-se de passagem com um ridículo jeito e presunção para graçolas, alfinetadas indignas de mau gosto, cada um enchendo o saco e ego sem limites, convencidíssimos do bom desempenho.

Porque se ganha a vida de várias maneira, muitos escolheram trabalhar com os pés no chão, sem palpites nebulosos, nem nubianos, com a humildade do falar sério em qualquer circunstância, renegando o faz de conta, a crendice e a fama.

Assim irei terminar este novelo e retórico que, da metafórico nada tem, desde que o ensino/aprendizagem e compreensão estejam lá e, sem presunção digo eu «Quem tem cu… tem medo», não das maldades ou invenções de mau olhado aqui transcritas, mas sim receoso dos instintos malfazejos, da insegurança e do carácter maldoso de muito figurão empoleirado, quando lhe interessa opina na liberdade individual dos portugueses, com a mesma facilidade dos empecilhos da justiça, custas e incertezas.

Humorista sério, não necessita de ser político, deve estar motivado para a vida, deve sabe dar conselhos e, tomar atitudes para provocar a felicidade e promover o riso dos outros, deve ter inteligência espiritual suficiente e, aplicá-la com a criatividade de um mundo amplo e não de regedor circunscrito, onde a ética tenha um lugar primordial nos estados de espírito, metodologias e propícios virados para flexibilidade de novas ideias que, entusiasmam o sorriso de muita gente, independentemente do Club, do lugar, do nível ou da altitude em que se coloque.

DIA 7 HÁ TOIROS NO ALANDROAL

A bonita vila alentejana do Alandroal, será palco no próximo dia 7 de Abril dum festival taurino.
Assim, no Sábado de Páscoa vão pisar a arena do Alandroal, os cavaleiros João Paulo, José Manuel Duarte, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, Marcelo Mendes e Vany, que irão lidar reses de Irmãos Dias.
Nas pegas estará o Aposento do Alandroal, que vão pegar os seis toiros da tarde.
Lembramos que o Alandroal, será palco do Congresso de Cidades e Vilas Taurinas, a realizar em Julho, por ocasião da ExpoGuadiana.

Hugo Calado - http://toureio.no.sapo.pt/

DIVULGAÇÃO





Retirado do "site" C.M-A.

O MAIOR PORTUGUÊS DE SEMPRE

FOI ONTEM A DECISÃO FINAL.
EU VI...
AINDA ESTOU A PENSAR SE HEI-DE RIR SE HEI-DE CHORAR.

Xico Manel

domingo, 25 de março de 2007

COMENTÁRIOS EM PÉ DE PÁGINA - RUBRICA DE ANTÓNIO BERBÉM

O PAÍS LOCAL

1. Comecemos por dizer que a cimeira dos principais líderes e actores políticos nacionais na forma deste último debate mensal em teatro e acto parlamentar já conhecido, deixou uma vez mais uma penosa impressão e marca fundamental: ninguém sai das posições politicas que previamente definiu do “tudo ou nada pelo défice”, percebido e utilizado, como é fácil de ver, apenas como utilitária e preciosa arma de arremesso. Á semelhança, de resto, com o que já aconteceu várias vezes com a Educação.
E muito embora pela televisão pareça o contrário, o certo é que não está quase ninguém dentro do hemiciclo. Basta ir lá assistir, ver as bancadas quase vazias e o desinteresse de grande parte dos deputados. O país que se vá resignando e mais uma vez, ano após ano, o futuro que espere. Assim é, assim será.
2. As consequências são preocupantes. Em Portugal, passamos a vida a distrair-nos da realidade, achando normal que o país esteja continuamente a viver mal, senão pior, sem a aplicação de uma estratégia de sucesso e sem melhorias à vista em qualquer dos prazos que as considerarmos.
Daqui decorre um postulado: se o défice é a obsessão central, então, a obsessão por viver mal nunca estará em défice. A juventude e os mais idosos que se tramem como avisou um célebre economista do século passado. Até porque, afinal, a classe politica e todos os altos quadros empresariais ganham, acumulam cargos e governam demasiado bem a vida para o país em que vivemos. Recorde-se, aliás, que o governador do Banco de Portugal ganha bastante mais do que o Presidente da Reserva Federal Americana. Um dado que foi rapidamente escamoteado e ocultado.
3. Recorrendo, de passagem, a meia dúzia de dados concretos que ao Alentejo dizem respeito, vamos tendo em conformidade com o país, e já sem surpresas, um cenário que toca as raias do pior (sur)realismo:
“ O Alentejo ao chegar a 2006, tornou-se uma região desvitalizada: perdeu 33% da população nos últimos 50 anos (caiu de 802 mil habitantes para 535 mil em 2001); 48% da população vive de uma pensão; 10% dos trabalhadores estão desempregados e 30% (180 mil pessoas) da população vive na pobreza.
Foi este um dos resultados, quantificado sobre o Alentejo, apresentado na conferência “Alentejo: Desigualdades, Pobreza, Solidariedade, realizada em Beja (In Revista “Mais Alentejo”, 68/ Dezembro 2006).
4. Relacionando estes números com alguns dos diversos problemas do Concelho do Alandroal, cabe perguntar o seguinte: a nossa terra é efectivamente uma área viva ou desvitalizada? Quantos milhares de alandroalenses é que daqui saíram? A maioria da população vive de pensões? Qual é a percentagem e quantos dos nosso concidadãos vivem permanentemente na pobreza?
A democracia que por cá elegeu os autarcas em exercício, obriga-os a estarem atentos a estes problemas e a responderem a este tipo de questões? Sim ou não?...
5. Dito isto quase apetece perguntar, se será necessário fazer uma vez mais a releitura de Eça de Queiroz que esteve por Évora (e será que conheceu mesmo o Alandroal?...) para nos revermos uma vez mais, num certo olhar pessimista, desencantado e irónico sobre o país que temos e o Alentejo local que somos? Continuaremos a acreditar que aquilo que nos separa de um sério desenvolvimento local, vai basear-se apenas no «milagre do Alqueva» com meia dúzia de «óbvios campos de golfe» somente para passeio e devaneio de turistas ricos? Ou será que o Alqueva vai transformar-nos numa Colónia de férias para os europeus do norte endinheirados? Dois Políticos economistas à cabeça do Estado português, mais uns tantos presidentes locais das autarquias, conseguirão superando os limites do seu próprio alcance e mentalidade economicista, assumir uma visão diferente do grande Alentejo que desejamos? Socialmente justo e abrangente colocando-nos finalmente no trilho de um sólido desenvolvimento Autosustentado e com futuro?
6. Importa lembrar que segundo os últimos dados que se conhecem, em 2005 emigraram 100.000 portugueses; em 2006 cerca de 90.000. E aqui do Concelho, são já conhecidos minimamente alguns números? A autarquia mantém-se alheia a esta problemática e não é capaz de se pronunciar? E também não é capaz de se envolver directamente na área de Formação Profissional, apoiando, por exemplo, a criação/especialização dos primeiros técnicos ligados ao Turismo que de Juromenha parece soar? Que interesses vão estar verdadeiramente em jogo?
7. Ou, Infelizmente, continuamos com e sem o Alqueva, condenados à crise. Se assim for, pergunta-se, Portugal e o Alentejo transfronteiriços resistirão quantas mais décadas? Quantas, meus senhores?
A tecnocracia sem rosto e sem pátria já planeou e irá rapidamente tomar conta, à distância, da vida da nossa planície?
O Concelho do Alandroal corre o risco de se transformar num “sub-concelho” sem gente e sem trabalho qualificado para os jovens e para os que já cá estão, ficam e vão resistindo?
Ou estaremos a ser demasiado pessimistas e a visão apresentada, não serve para alertar, criticar e dirigir-se aos políticos locais, investidores e gestores económicos citadinos que apenas vão planeando e gostando mais de lucros do que dos países e províncias com as Gentes que os produzem?
Os números da decadência que apresentámos, são para serem corajosamente conhecidos e invertidos? Ou para serem escondidos e conduzir-nos a uma rápida insignificância total? Existe algum protocolo ou estudo específico que se tenha debruçado sobre a urgência de conhecer, debater e prever estes problemas e situações?...
Em que ficamos? Qual é, e como deve ser feito o ponto da situação?

António Neves Berbém
Mar. XXIV/ MMVII


P.S. - Como já afirmei tem sido um prazer colaborar no blog Alandro al.
Conto fazê-lo mais vezes. Acontece que por necessidades inadiáveis da minha vida de Formador e Professor do E. Superior, vou começar um curso de Pós graduação de ousada exigência.
Sendo assim permito-me pedir a elevada compreensão para o facto de ter de suspender Sine Die a minha colaboração no blog. Não se trata de uma qualquer desistência. Só que o tempo não é elástico.
Logo que possa voltarei a colaborar. Até lá resta-me agradecer aos que porventura leram os meus Comentários, as criticas e elogios que lhe fizeram valorizando-o.
Acredito que o único objectivo que deve mover-nos, é ter uma Vila e um Concelho cada vez melhor.
O Alandroal merece tudo de todos os que verdadeiramente lhe querem bem.

Um forte abraço,
António Neves Berbém

FUTEBOL DISTRITAL

Jogos realizados no fim-de-semana de 24 e 25/03/07

União volta a golear; destaques para os empates dos “aflitos”: Alandroalense fora (excelente); Redondense contra o terceiro classificado, em casa (muito bom); Valenças, último classificado, a tentar safar-se (bom).

DIVISÃO DE HONRA

Monte Trigo 2 – Alandroalense 2
Redondense 0 – Portel 0
Calipolense 3 – Torre de Coelheiros 0
União 6 – Escouralense 2
Valenças 1 – Canaviais 1
Oriola 3 – Bencatelense 1
Borbense 1 – Estremoz 0

1ª DIVISÃO SÉRIE A

Com a vitória do Cabrela frente ao Santana do Campo, e apenas a uma jornada desta fase, está tudo em aberto para a classificação para a fase seguinte: três equipas candidatas, Cabrela (42 pts), Viana (41) e Santana (40)

Brotense 0 – Sporting de Viana 3
Arraiolense 1 – Fazendas do Cortiço 1
Alcaçovense 3 – Aguiar 1
Cabrela 2 – Santana do Campo 1
Bairro Santo António 4 – Luso Morense 1

1ª DIVISÃOI SÉRIE B

Luta renhida para a passagem à fase seguinte. Santiago Maior, hoje goleado (32 pts), Arcoense, que goleou o Rosário (33) e Aldeense, vitória fora (33)

Vera Cruz 6– Corval 1
Arcoense 6 – Rosário 2
Amieira 5 – Santiago Maior 1

Azarujense 0 – Aldeense 1
Perolivense 2 – São Romão 1.

sexta-feira, 23 de março de 2007

c rugbi juromenha.JPG

Sábado, ás 18.30h em directo na Sport TV 2 podemos assistir a um feito histórico para o Rugby português, e para o desporto nacional no geral. Com efeito, os valororos Lobos estão a 80 minutos duma qualificação histórica para a fase final do Campeonato do Mundo, defrontando em Montevideu a selecção do Uruguai, equipa que venceram em Lisboa, no passado dia 10 de Março, por 12-5.
O Clube de Rugby de Juromenha associa-se a toda a família do Rugby , que sábado se concentrará em vários locais, dispersos por todo o País, para apoiar a nossa Selecção. O nosso ponto de encontro será na Casa Mateus, em Juromenha
Um abraço.



De pequenino é que se começa...

Paulo Jaleco

E DEPOIS... JÁ AGORA...

JUROMENHA HISTÓRICA




Fotos : P.Jaleco

CINE CLUBE DOMINGOS MARIA PEÇAS

O filme desta semana

Patrocinado por

intelliflix online dvd rentals!


VÉNUS




Maurice (Peter O'Toole) e Ian (Leslie Phillips) é uma dupla de actores veteranos.
A sua rotina diária é interrompida com a chegada da sobrinha-neta de Ian, Jessie (Jodie Whittaker).
Maurice logo se apega à adolescente, protegendo-a e descobrindo o pouco que ele sabia sobre sua própria vida.


Realização: Roger Michell
Elenco: Peter O'Toole; Leslie Phillips; Beatrice Savoretti; Philip Fox; Lolita Chakrabarti; Carolina Giammetta; Jodie Whittaker; Kellie Shirley; Cathryn Bradshaw; Joanna Croll; Liam McKenna; Sam Spruell



Site oficial : http://www.venus-themovie.com/
O JULGAMENTO NA TV...



ESTA AGORA...



Clik aqui, há mais

quinta-feira, 22 de março de 2007

PÁGINA DESPORTIVA

FUTEBOL DISTRITAL

Jogos a realizar no fim-de-semana de 24 e 25/03/07

Atenção: todos os jogos principiam às 15 horas

DIVISÃO DE HONRA

Dia 25/03

Monte Trigo – Alandroalense
Redondense – Portel
Calipolense – Torre de Coelheiros
União – Escouralense
Valenças – Canaviais
Oriola – Bencatelense
Borbense – Estremoz

1ª DIVISÃO SÉRIE A

Dia 24/03

Brotense – Sporting de Viana
Arraiolense – Fazendas do Cortiço
Alcaçovense – Aguiar
Cabrela – Santana do Campo
Bairro Santo António – Luso Morense

1ª DIVISÃOI SÉRIE B

Dia 25/03

Vera Cruz – Corval
Arcoense – Rosário
Amieira – Santiago Maior

Azarujense – Aldeense
Perolivense – São Romão.

JUVENIS

Dia 24/03

Terena – Rio de Moinhos
Calipolense – Lusitano
Canaviais – Sporting de Viana
Atlético – Portel
São Pedrense – União
Borbense – Estrela.

Na última jornada: Sport Lx Évora 3 – Terena 1.

DISCIPLINA

Alandroalense : Ricardo Vacas, Ricardo Santos e João Leal :repreensão por escrito.
Santiago Maior : Joaquim Conceição e Nelson Martins 1 jogo de suspensão.
Terena (Juvenis) : Miguel Nunes: advertência.

O Futebol Distrital no Alandro Al é patrocinado pela:

Free Shipping at Fossil.com


c rugbi juromenha.JPG

A equipa de veteranos do Clube de Rugby de Juromenha, participou no passado dia 17 de Março num torneio internacional em Puerto de Santa Maria, Cádiz.
Depois duma brilhante participação em Málaga, em Outubro passado, onde conseguiu o 1º.lugar, a equipa do C.R.J. obteve mais uma óptima prestação neste torneio, ao classificar-se no 2º. lugar final.Isto fruto de 2 vitórias sobre Badajoz e CAURozas, de Madrid, 2 empates com Académica de Coimbra e CRAPortuense e 1 derrota, por apenas um ensaio, com Arquitectura de Madrid, equipa que viria a vencer o torneio.



Paulo Jaleco

DAS INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS DE MONTEMOR-O-NOVO



FUTEBOL: GRANDE DERBY EM MONTEMOR-O-NOVO

Grande derby este domingo em Montemor-o-Novo, o líder no campeonato recebe no relvado do 1.ºde Maio a forte e sua vizinha equipa do Escouralense.
Adivinha-se um jogo com emoção e difícil para as duas equipas onde a vitória pode cair para qualquer lado. O jogo é no Domingo às 15:00 horas...a não perder...

r.jpg

RUGBY CLUBE DE MONTEMOR RECEBE A A.COIMBRA
PARA TENTAR O REGRESSO À 1ªDIVISÃO


A equipa sénior do Rugby Clube de Montemor, recebe a formação da Agrária de Coimbra no sábado às 15horas para a 2ªmão da meia-final do campeonato. A tarefa não é fácil mas também não é impossível já que têm de recuperar os 39 pontos de desvantagem da 1ªmão para repetir a presença na final como aconteceu no ano passado. Na outra meia-final encontram-se V.Setúbal-Técnico.

O QUE CANTA O ALANDRO AL

Divulgação da Musica Tradicional Portuguesa – A nossa música

Sol de Março

Letra e música: Mafalda Veiga
Intérprete: Mafalda Veiga* (in CD "Pássaros do Sul", EMI-VC, 1987)



Dos laivos brancos que há no céu p'ra enfeitar
descendo à fruta já madura do pomar
e arrufando nas varandas
asas negras como as tranças
das meninas que à janela se vão pentear

há campos verdes onde cresce o malmequer
branco, amarelo com o bico o vai colher
e voltando prás varandas
com a flor enfeita as tranças
das meninas que à janela se vão recolher

um sol de Março
um vento fresco
e o canto alegre de fazer o ninho nos beirais
um campo verde
um sol aceso
e as meninas de outros tempos com seus aventais

de telha em telha saltitando sem voar
no espaço aberto agitando o seu cantar
trazem cor para as varandas
trazem laços para as tranças
das meninas que à janela se vão encantar

o sol demora no calor que faz dormir
o canto é lento é lindo é calma a descobrir
e as meninas nas varandas
os cabelos já sem tranças
debruçadas para os laços que viram cair

um sol de Março
um vento fresco
e o canto alegre de fazer o ninho nos beirais
um campo verde
um sol aceso
e as meninas de outros tempos com seus aventais

um sol de Março
um vento fresco
e o canto alegre de fazer o ninho nos beirais.

LOCAIS DE "CULTO" NO ALANDROAL



CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Uma cortesia da : http://www.dianafm.com/

Notas Soltas - Eduardo Luciano

Quinta, 22 Março 2007
O debate mensal com o Governo na Assembleia da República, realizado ontem, proporcionou alguns momentos de diversão e muitos momentos de reflexão.
O partido que nos governou acusa o partido que nos governa e que já nos tinha governado antes, de não diminuir os impostos.
O partido que nos governa responde ao partido que nos governou, que quando estava no governo fez exactamente o mesmo, retorquindo o partido que nos governou que quando o partido que nos governa estava na oposição também fez as mesmas propostas que agora recusa. Baralhados? Confusos? Ou apenas fartos desta alternância de actores numa peça já gasta e esfarrapada?
Sugiro que, para simplificar, se fundam e nos deixem de fundir a paciência.
Coisa mais clara, mais cristalina, até pela quantidade de água envolvida, foi a inauguração do Fluviário de Mora.
Um exemplo de como uma autarquia de um pequeno concelho do interior, com trabalho, perseverança e imaginação, consegue instalar uma estrutura única no país, que irá atrair visitantes, promover a educação ambiental e contribuir para o desenvolvimento daquele bocadinho de território.
Parece que a inauguração não teve a presença de nenhum membro do governo que terá delegado na senhora Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo a sua representação. Alguns maldosos viram nessa ausência, desinteresse pelo trabalho de uma autarquia onde o partido do governo não tem o poder.
Eu não acredito. A ser verdade que não apareceram, só pode ter sido por cortesia. Afinal, já tinha sido anunciada a existência no Fluviário de espécies igualmente perigosas.
E por falar em animais mais ou menos ferozes, passaram 4 anos sobre o início da guerra do Iraque. Passaram 4 anos sobre a data em que 3 mentirosos e um mordomo se juntaram na Base das Lages, para anunciar ao mundo a existência de arsenais de armas de destruição massiva na posse do ditador Sadam Hussein. E como consequência dessa verdade que entrava pelos olhos dentro, só restava uma solução: a invasão do Iraque.
Quatro anos e seiscentos mil mortos depois, a verdade incontornável transformou-se numa mentira hedionda e o território iraquiano é hoje palco de uma guerra que todos sabemos quem começou e ninguém arrisca um palpite sobre como irá acabar.
Uma guerra muito mais suave é a do Ministro da Agricultura com os critérios de atribuição dos subsídios comunitários. Perante o franzir de sobrolho da CAP às medidas anunciados pelo ministro, teve este necessidade de afirmar que não se tratava de tirar aos grandes para dar aos pequenos.
Sr. Ministro, pode ficar tranquilo. Ninguém no seu perfeito juízo irá acusar este governo de fazer política à Robin dos Bosques. O pessoal tem mais tendência para identificar as opções do executivo com a figura do Xerife de Nottingham.
E como ontem se comemorou o Dia Mundial da Poesia, faz todo o sentido deixar aqui as palavras de Sophia de Mello Breyner:
Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem

Até para a semana
A VISITA


CIGANICES


Clik aqui e sorria (vai ver que lhe faz bem)

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

«Ensino de espanhol triplica no Alentejo»

Há cada vez mais alunos do secundário a escolher o castelhano em vez do francês. Tendência é nacional e está relacionada com a crise do mercado de trabalho
http://www.portugaldiario.iol.pt/

VMER em todos os distritos do Continente

Depois de idêntica viatura ter entrado em funcionamento a 9 de Março em Évora, fonte do Hospital Distrital de Portalegre garantiu que a VMER disponibilizada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) começou a funcionar ontem para reforçar a assistência médica de urgência no distrito
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

Saúde : Alentejo é região com menos unidades privadas de saúde licenciadas

Todos os laboratórios de análises clínicas, consultórios de medicina física e reabilitação e clínicas com internamento em actividade no Alentejo estão a operar sem licença. Segundo um estudo da Entidade Reguladora da Saúde, avançado hoje pelo Público, o Alentejo é a região do país com mais sectores de saúde sem qualquer unidade privada licenciada.

Agricultura : Ministério avança com a venda de património

A herdade da Revilheira, no concelho de Reguengos de Monsaraz, é uma das que faz parte da lista de quatro que já estão para venda.
Segundo o Diário de Notícias, que cita o ministro da agricultura Jaime Silva, no total as herdades deverão render 20 milhões de euros.
http://www.dianafm.com/

Caminhos de Santiago no Alentejo

Evento de carácter inédito no Alentejo Litoral promete ser um dos grandes atractivos do Verão deste ano na região
A Câmara Municipal e o Departamento do Património da Diocese estão a preparar a realização, entre Julho e Outubro de 2007, na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, de uma exposição sobre a repercussão internacional do culto de Santiago e a importância de que se revestiram, outrora, os segmentos do Caminho de Santiago que atravessavam o Alentejo.
http://www.agencia.ecclesia.pt/

PS: Federação do Baixo Alentejo reuniu em Beja

O secretariado da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista reuniu em Beja para analisar a situação política nacional e local e marcou um “Encontro Distrital Autárquico” para o dia 14 de Abril, em Moura.
http://www.vozdaplanicie.pt/

Quem trabalhar a terra paga menos imposto

(extracto da entrevista do M.A. Jaime Silva)

Hoje ninguém se pode candidatar directamente às ajudas e o paradoxo é tal que a Direcção Regional de Agricultura do Alentejo - que gere as herdades que o ministério tem no Alentejo, onde tem animais que têm direito a prémio - não se pode candidatar dentro do ministério. Tem de ir a uma associação e pagar para esta lhe preencher o papel. Isto tem de acabar. O agricultor hoje vai à associação e paga e ainda se obriga o INGA a fazer uma externalização de serviços com as confederações e pagar mais de cinco milhões de euros por ano.
http://dn.sapo.pt/

Preços dos combustíveis são mais elevados em Lisboa e Vale do Tejo

Para a gasolina sem chumbo 95, a maior amplitude de variação de preços foi registada no Alentejo (cerca de 18 por cento) e a região com menor amplitude de variação foi o Algarve (com cerca de 11%).
Já no que diz respeito ao gasóleo, o Alentejo registou uma maior amplitude (17%)
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

quarta-feira, 21 de março de 2007

A POESIA NO ALANDRO AL

No dia mundial da poesia, e início da Primavera...

Ode à Primavera



(Botticelli, Primavera, c. 1478, Galleria Degli Uffizi, Florença)

A vida anda possessa de Poesia!
Anda prenha de mosto!
Ou é da luz do dia,
Ou é da cor do rosto,
Ou então quer abrir-se, neste gosto
De pão com todo o sal que lhe cabia!

Tem narcisos de amor no coração,
Folhas de acanto nos sentidos!
E carícias na mão
A espreitar dos tendões adormecidos!

Toca-se numa pedra, e ela treme!
Murmura-se uma prece, e a boca grita!
A rabiça do arado é como um leme
Sobre a terra que ondula e ressuscita!
Quem avoluma a sombra, ou quem a teme?
Cada presença é um hino que palpita!
E se na estrada alguém discorda e geme,
Ninguém que vai no sonho o acredita!

Serás tu, Primavera?
Tu, com frutos na rama do futuro,
Com sementes nos pés
E flores inúteis sobre cada muro,
Contentes só da graça que tu és!

Colaboração:lugar-ao-sul@grupos.com.br

FOTOS COM HISTÓRIA



"Pelos campos fora
Lá vão bem contentes..."


Quem são?

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

dianafm_1.jpg

Crónica de 21 de Março de Hélder Rebocho

Quarta, 21 Março 2007
Segundo dados estatísticos recentes, Portugal é um dos países da Europa com níveis de literacia mais baixos.
O número de Portugueses com o 12º ano completo fica muito aquém da média dos países da OCDE e até dos países da Europa de Leste recentemente integrados na União Europeia.
Para estes índices contribuem factores como o insucesso escolar, o absentismo, o divórcio com a cultura e sobretudo o facto do ensino ser encarado pelos governantes como uma prioridade, quase sempre estéril.
O actual governo estabeleceu a qualificação dos Portugueses como uma das prioridades para a segunda metade da legislatura, resta saber a que preço, porque começa a ser tradição no nosso país combater os fracos índices de escolaridade e de qualificação com medidas que apostam mais na quantidade que na qualidade.
Não é novidade que a principal fonte de criação de riqueza de um país são as pessoas, e nomeadamente os seus conhecimentos e qualificações. O nível de escolaridade de uma população é precisamente a infra-estrutura básica que permite, facilitando ou dificultado, a aquisição permanente de novos conhecimentos e competências tão necessária no mundo actual. E isto porque os conhecimentos estão em rápida mudança, e necessitam de ser continuamente actualizados.
O baixo nível de escolaridade constitui, por isso, um sério obstáculo a essa actualização permanente tão necessária.
Parece-me, no entanto, que em Portugal se continua a apostar na vertente estatística, em que interessa mais elevar os índices de escolaridade e qualificação em abstracto que em concreto, ou seja, é mais importante contar com elevado número de cidadãos que sendo qualificados no papel não o são na realidade, porque não dispõem do manancial de conhecimentos, nem das competências necessárias para atingir níveis mínimos de qualidade.
Medidas como o Programa Novas Oportunidades vão precisamente nesta linha e têm como objectivo oferecer habilitações literárias com o propósito de engordar o saco das estatísticas, por isso não é difícil em Portugal obter o 9º ano ou até o 12º sem quase saber ler nem escrever, porque o que importa são os números, mesmo que esses técnicos qualificados não tenham qualidade.
O facilitismo que está instalado a nível do ensino e da formação profissional tem sido insuficiente para combater o insucesso escolar e os baixos níveis de literacia dos Portugueses.
Não é difícil perceber porquê.
Se uma licenciatura, o 12º ano ou mesmo a formação profissional fossem garantia de fácil inserção no mercado de trabalho pela via de emprego compatível com a qualificação de cada um, seguramente que não se “saldavam” habilitações.
Os jovens Portugueses começam a sentir que não vale a pena queimar as pestanas durante anos, para receber como recompensa um lugar nas listas do desemprego ou para fazer trabalhos que nada têm a ver com a sua qualificação.
Ver licenciados a executar trabalhos de recurso que não exigem qualificação é um factor de desmotivação para quem gosta de estudar e um incentivo para quem não gosta.
Perante esta realidade bem pode o governo continuar a criar programas e cursos com o único objectivo de oferecer habilitações e qualificações profissionais, que a clientela será sempre escassa porque ninguém sobrevive apenas com “sopa de letras”.

O combate ao insucesso escolar e o incentivo à formação só será eficaz se for acompanhado de uma política de emprego adequada que dê a cada um a possibilidade de fazer aquilo para que foi formado e que melhor sabe fazer.
Basta olhar para o número de licenciados desempregados ou com emprego precário para perceber a razão, pela qual, a baixa escolaridade continua a proliferar em Portugal.
Aquilo que gera riqueza e competitividade para um país não é o número de trabalhadores qualificados, mas o trabalho de qualidade realizado por trabalhadores qualificados, o que é bem diferente.
Pensar que o aumento da produtividade em Portugal se alcança, de forma sustentada, apenas com o nível de escolaridade da população, é tomar o desejo pela realidade, é enganar-se e enganar os portugueses.

LOCAIS QUE DEIXARAM MARCAS NA MINHA JUVENTUDE

POR DETRÁS DOS CELEIROS

Meia-noite. Acabou a má-língua na Arca da Fonte. Uns vão para a cama. Outros procuram outros locais pensando que “a gente não sabe nada” Mas a gente sabe: se não se vão “enroscar” vão pelo menos tirar a “aproximação”. Outros, e era o meu caso, fingem que seguem as pisadas dos primeiros mas raspam-se para detrás dos Celeiros.
Os Celeiros como o nome indica são grandes casões, situados no alto da Vila, onde na altura e se a memória não me falha a expensas do Grémio da Lavoura se armazenavam os cereais, mais tarde mudaram-lhe o nome e chamaram-lhe EPAC. Vem tudo a dar no mesmo. Agora nem Grémio nem EPAC, também já não há “semente”.
Certo é que a Vila acabava ali. Por detrás e separado por uma barreira em terra, estavam os Olivais, a Cova dos Ginetes, o Poço da Morte e mais lá à frente S. Bento, para nos livrar da “peste” .
O “ESTURRICA”, já lá estava, os BICHOS MAUS também, às vezes até aparecia um “graduado”, depois chegava o JOÃO REGATÃO, e nos dias de mais “embrulho” o FITAS.
O silêncio era sagrado. Nem um pio. Roda para cá, roda para lá e às tantas “já cá está”! (percebem agora porque a primeira rádio local se chamou de CÁTÁ?)... RÁDIO MOSCOVO... A VERDADE SOBRE PORTUGAL! Os cuidados eram redobrados, a partir de então só a alguns era permitida entrada...

P.S. Não sou comunista... Mas presto homenagem àquilo que fizeram....

Saudações Marroquinas
Xico Manel

OS BONECOS DO SERGEI

Uma parceria do Alandro al com:



Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!


gordo.jpg

Está na hora do "engordarmos" (digo eu...)