segunda-feira, 26 de março de 2007

COMENTÁRIOS EM DESTAQUE

Porque colocado em “post” já há muito em arquivo, porque é digno de ser lido, porque honra todos os Alandroalenses, permito-me trazer para primeira página este comentário recentemente colocado:

Nunca escrevi nada sobre ninguém. Talvez no meu egoísmo, escrevo sobre mim, as minhas memórias, a minha vivência e especialmente sobre a saudade.
É pois por aqui então que começo. A meio dos anos 90, aparece em Lamego para frequentar o 99º Curso de Comandos, o 2SAR INF Roma Pereira. Um rapaz com vontade de homem, de postura irrepreensível e com uma voluntariedade inarrável.
O camarada Roma Pereira mostrou-se sempre como um exemplo para todos nós. A vontade de mostrar a saudável camaradagem, a intocável proficiência no serviço, a aplicação de todas as suas energias para ajudar sempre o próximo, a tranquilidade de espírito, o valor humano, a confiança, a permanente boa disposição que já nos vinha habituando, tornou-o num modelo de vida para os Comandos.
Voltei a encontrá-lo, alguns anos depois, como Instrutor do Curso de Comandos e, já como 1SAR INF "Cmd". A postura mantinha-se, que mais se poderia dizer? Era o Roma Pereira.
Ministrámos, instrução aos "novos" Comandos. Muitas vezes eu em tom de brincadeira dizia quando estávamos em grupo e ele surgia por perto: "Aí vem o melhor Sargento do Exército Português". Ele esboçava um simples sorriso e distribuía ao pessoal presente um sentido e forte abraço de amizade.
Finalmente tive o orgulho de lhe "passar a pasta" do tiro de combate quando fui em missão para Angola em Março de 2005. Antes de ir dei-lhe os meus conselhos de camarada Comando mais velho. Ele decidiu honrar a Pátria numa Zona de Conflito - o Afeganistão. Esperei sempre que ele me passasse a instrução do tiro de combate novamente mas, infelizmente assim não foi, esse dia nunca chegou.
Vou tentar pelo menos recordá-lo para que fique na nossa memória...
"Povo do Alandroal, nunca esqueçais, gente desta é que faz a nossa bandeira. Estes é que são os nossos verdadeiros Heróis, que tudo dão e nada recebem em troca".
Amigo Roma Pereira, muitas vezes, penso em ti e continuamos a caminhar juntos...

Para sempre do camarada e amigo
Sargento Ajudante Comando Costa Silva

Sem comentários: