terça-feira, 12 de maio de 2020

OBRAS,OBRAS E MAIS OBRAS…(CUSTA MAS COMPENSA!)

No âmbito da candidatura aprovada ao Fundo de Salvaguarda do Património Cultural do Ministério da Cultura, continua a decorrer a obra de consolidação estrutural do Convento da Saudação, num investimento previsto de 1,680.000 milhões de euros.
A intervenção no Convento, que é Monumento Nacional, e cuja responsabilidade de gestão é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, por acordo estabelecido com a Direção Geral do Tesouro e Finanças, através da assinatura de Auto de Cedência em agosto de 2018, trata-se de um anseio antigo e muito pretendido pela autarquia e população.
Recordamos que, após esta primeira grande intervenção, seguir-se-á a recuperação e reutilização do Convento da Saudação, numa candidatura da pela Câmara Municipal já aprovada e com financiamento de fundos comunitários, para garantir visitas patrimoniais públicas, a instalação de serviços municipais e do Centro Nacional de Artes Transdisciplinares.
A dinamização da economia urbana em torno da cultura e do Património, eixo estratégico para o desenvolvimento do concelho, terá assim um novo impulso com a conclusão das intervenções previstas, reforçando a afirmação de Montemor-o-Novo, como cidade de Cultura e Património.
Estão a decorrer, no Castelo de Montemor-o-Novo, obras de Requalificação dos Espaços Exteriores, Acessos e Terreiros do Castelo, no âmbito do P.E.D.U. - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
Esta intervenção visa fundamentalmente a pavimentação da rede de percursos estruturantes existente, melhorar as condições de desfrute do local, nomeadamente com a colocação de guarda corpos no espaço envolvente do Palácio dos Alcaides, recuperar o espaço “mata” e intensificar as suas condições para formas de lazer melhoradas, instalar sinalética informativa e mobiliário urbano e em estruturar um estacionamento para veículos pesados de turismo, na continuidade do espaço intervencionado no âmbito do Programa Montemor, pedra a pedra, na Rua Condessa de Valença.

No âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, já se encontram em fase final as obras da Empreitada de Qualificação da Rua de Aviz, Rua das Escadinhas, Rua de Olivença, Rua de S. Miguel e Rua do Calvário, incluindo o Muro do Jardim Público.
Mercado
Recorde-se que esta intervenção, no valor global de cerca de 375.500,00 euros, inclui a total renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, distribuição de energia elétrica, iluminação pública e telecomunicações, com a respetiva substituição das atuais redes aéreas por redes enterradas. Prevê-se, ainda, o reforço da capacidade de recolha de resíduos sólidos urbanos através da instalação de um novo conjunto de contentores.

No âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a partir das 14h30 desta quinta-feira, 30 de abril, foi efetuada a reabertura ao trânsito da Rua de Aviz, Rua das Escadinhas, Rua do Calvário e Rua de São Miguel. Neste vídeo podemos comparar o que eram e o que passaram a ser estas ruas!



Sem comentários: