terça-feira, 12 de maio de 2020

MONSTROS SINISTROS

São várias as datas apontadas como final da II Guerra Mundial. Certezas há apenas que a mesma durou desde 1939 a 1945.
Assinalando os 75 anos do final da mesma, e, tendo em conta que o mês de maio foi travada a última batalha, com o reconhecimento das tropas alemãs da sua derrota perante as forças aliadas, assinalamos esse facto recordando episódios pouco conhecidos Que tiveram lugar nessa  malfadada época

          FÜHRERBUNKER: OS DIAS AGONIANTES NO BUNKER DE HITLER
Há exactamente 75 anos, o Führer buscava abrigo na fortaleza que viria a ser o quartel-general do regime nazis até ao fim da Segunda Guerra
Visão do exterior do bunker de Hitler - Wikimedia Commons
Poucos meses após se tornar chanceler alemão, em 1933, Adolf Hitler construiu um complexo de abrigos antiaéreos na parte subterrânea da sede do governo alemão, em Berlim. Mas o esconderijo que ficaria conhecido como Führerbunker, ou o bunker de Hitler, não chegou a ser finalizado.
No dia 16 de janeiro de 1945, temendo pela sua vida e aceitando a possibilidade da guerra terminar da pior forma, o ditador decidiu mudar-se permanentemente para o bunker, que virou seu quartel-general. Lá, ele comandava as ações do exército alemão nas últimas batalhas da Segunda Guerra.
Além de Hitler, o complexo abrigava também nos seus porões os principais líderes do regime nazi e as suas famílias, como Josepph Goeebbels, além de alguns oficiais e funcionários. Uma das áreas era designada para emergências médicas.
Hitler e Eva Braun / Crédito: Getty Images
 Dentro do bunker, o Führer casou-se com Eva Braun, sua parceira de mais de uma década. A cerimônia aconteceu num dia antes do suicídio de ambos.
Por dentro do Führerbunker
A estrutura ficava cerca de 12 metros abaixo do solo, com tecto de concreto, de quase 3 metros de espessura. Em 1945, o complexo tinha 16 cômodos, incluindo dormitórios, salas de lazer, refeitório, cozinha, quartos para os empregados, sala de reuniões e de espera e dois quartos para o casal Hitler — que dormiam separados.
Assim como a casa do líder nazi, o bunker era decorado com móveis de alta qualidade e diversas obras de arte. O complexo tinha duas áreas, o Vorbunker, que era maior e servia de acesso para o Führerbunker, que, por sua vez, era mais protegido, e onde Hitler, de facto, ficava. Essa passagem poderia ser bloqueada em caso de invasão.
Uma das salas do bunker / Crédito: Getty Images
O Führerbunker contava com vários túneis, que ligavam o esconderijo ao metro de Berlim. Foi por este caminho que alguns funcionários de Hitler fugiram após o local ser invadido pelo Exército Vermelho.
O local resistiu até pouco depois da morte de Hitler, em 30 de abril de 1945, quando as forças soviéticas invadiram e destruíram o complexo, em 2 de maio. O plano de fuga para os funcionários falhou completamente, e os que restaram morreram por suicídio ou tiveram que se render aos soviéticos.
ALANA SOUSA 


Sem comentários: