quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL

CONSELHOS DO TÓI  DA  DADINHA  A TODOS OS QUE SE INTERESSAM PELA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Baseado no:
                                    « No NATAL, só o perú é que passa mal !!! »


                              AGRICULTURA – HORTA - JARDINAGEM – ANIMAIS 

 AGRICULTURA – Resguardar as plantas do gelo. Arrotear terras e mato para as sementeiras da Primavera. No Crescente (dia 07), continuar a abrir covas e estrumar. 
As sementeiras de trigo e centeio deverão continuar, se não houver geadas. No Minguante (dia 21), cortar madeiras. Continuar a poda das vinhas e mergulhia das vides.

HORTA – Continuam a plantar-se cebola, couve, beterraba, nabiça, pimentos, tomate e salsa. Em sítios abrigados pode-se ainda semear agrião, espinafre, alface, fava e ervilha. Plantar ainda macieiras e pereiras.

 JARDIM – Plantação de roseiras, gladíolos, cíclames e lírios, a proteger das geadas. Semear ervilhas de cheiro, goivos, jacintos, etc. 

 ANIMAIS – Abrigue-se o gado do frio e da chuva, e acarinhe-se.

 Com o firme desejo de BOAS FESTAS em fraterno convívio familiar, me despeço com amizade.
 Tói da Dadinha
29.11.2016
       **************************************************************************
Caro Chico
Mais um ano quase a findar. 
O Borda d' Água carece de melhor desenvolvimento técnico nos seus textos que, em boa verdade, não domino. Prosseguirei por outro caminho "mais do meu sonho" e de envolvência na história do património cultural local ? Não dependerá apenas de mim. Vamos falando.
Abraços

Será que o Tói finalmente vai aceder ao nosso pedido e brindar-nos com o seu reconhecido  saber sobre a história e património da nossa terra?
Ficamos ansiosamente a aguardar.




Sem comentários: