terça-feira, 22 de março de 2016

INICIATIVAS C.M.A.

                    Comemoração do Dia Mundial da Árvore
Ontem, dia 21, comemorou-se o dia mundial da árvore ou da floresta. Essas comemorações têm como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer a nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer enquanto contributo essencial para a nossa qualidade de vida. A Câmara assinalou essas comemorações com a plantação de árvores feita pelas crianças da oficina da criança.


                                      Dia Mundial da água
 Hoje, dia 22 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Água. Ao assinalar este dia, convém reafirmar a importância da água, enquanto bem público essencial à vida. Apesar da água representar cerca de 70% do planeta terra, cerca de 1/6 da população mundial não tem acesso a água potável. Existe uma necessidade cada vez maior de despertar a consciência coletiva para os cuidados a ter com os recursos que a natureza nos dá. Do cuidado e da boa gestão desses recursos depende o futuro da população mundial.
Temos assistido nos últimos anos à criação e ao crescimento de sistemas de gestão que fazem da água um negócio, com vista ao lucro e à privatização. É por isso urgente que se consagre o direito à água, como um bem público que a todos pertence, e que se salvaguarde a gestão pública da água, contra a sua privatização.
É por isso necessário reforçar e valorizar o papel das autarquias, enquanto entidades públicas, na gestão e prestação dos serviços de água às populações e apoiar os processos de reversão de fusões de empresas multimunicipais para garantirmos no futuro que a água não seja um negócio e que se mantenha como bem público a que todos tenham acesso.
Neste concelho, a água sempre foi nossa até que em 2003 a “gestão em alta” foi concessionada às Águas do Centro Alentejo. A experiência negativa dessa concessão, decorrente da falta de investimentos e dos preços das faturas que pagamos pelo fornecimento da água que consumimos, impõe que neste dia a Câmara reafirme o seu empenho na defesa da água pública, a aprovação do Projeto de Lei apresentado pela campanha “a água é de todos”, a defesa do processo de reversão da fusão com as Águas de Lisboa e Vale do Tejo, que atualmente faz a gestão da “água em alta” contra a decisão da Câmara, e a defesa da autonomia do poder local e o respeito pelas suas decisões, nomeadamente a saída da Câmara do sistema de Águas de Lisboa e Vale do Tejo e a integração num sistema público da região Alentejo que lhe permita participar na gestão da água.

Via facebook C.M.A.

6 comentários:

Anónimo disse...

A «AGUA É DE TODOS MAS TEM QUE SER PAGA.

Anónimo disse...

A água tem de ser paga

E por todos os que a consomem

Entenderam?!...

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
A água tem de ser paga

E por todos os que a consomem

Entenderam?!...

23 março, 2016 16:13

Entendi,ao que parece agora é assim, mas já houve tempos em que muita gente se aproveitou e bem, e foram anos sem pagar uma gota de água, e com dinheiro para poder pagar a água.
Antes era rigor a menos e agora rigor a mais, prestam um mau serviço no abastecimento de água, não temos possibilidade de pagar a água como se paga tudo o resto num multibanco e pensa esta gente, que todos temos vida e tempo para ir a um balcão de atendimento pagar a dita água, e pelo que se tem conhecimento, agora vai tudo para execução fiscal.
Vai ser bonito o que vai acontecer ás muitas famílias que não pagam porque não tem mesmo como, sempre quero ver como vai a Sra. Presidente lidar com esta situação, será que vai para penhoras e tirar o pouco que as pessoas tem?

Anónimo disse...

Mas quando os amigos enchiam a piscina não se preocupavam com execuções fiscais....

Anónimo disse...

Vai para penhoras ou tira o pouco ...

Há um trabalho muito profundo a desenvolver sobre os consumos.
Demonstram dados estatísticos, credíveis, que EM TODO O PAÍS os consumos domésticos ultrapassam as quantidades (metros cúbicos) "aceitáveis" ... pela existência doa "chamados hortejos (quintais cultivados) cada vez mais necessários ao comum do ser humano.

Mas, confrontados com uma economia de mercado agonizante e com os "miseráveis" rendimentos de inúmeros agregados familiares COMO FAZER?

Comente, comente sr(a) proprietário(a) do comentário das 15 horas e 23 minutos de hoje.

Ou melhor, não comente só ... PROPONHA SÉRIAMENTE um melhor processo de equilíbrio para a vergonhosa situação de miséria em que este POVO vive e que a tais situações conduz.

Consumidor preocupado

Anónimo disse...

PROPONHA SÉRIAMENTE um melhor processo de equilíbrio para a vergonhosa situação de miséria em que este POVO vive e que a tais situações conduz.

Consumidor preocupado


25 março, 2016 23:52

Não tenho eu eu nem ninguém que propor seja o que for, até porque nada adiantaria, os políticos quando chegam a governantes de tudo sabem e não escutam ninguém, até porque parece mal mudarem o seu estilo de governação e emendarem seja o que for vindo de terceiros.

O consumidor diz estar preocupado, eu também estou preocupado mas não como consumidor porque felizmente tenho ainda dinheiro para pagar a água que consumo, embora a dita na maioria das vezes nem chegue a minha casa com pressão para tomar banho, o problema é de facto para quem não tem dinheiro para a pagar.

O resto já está esclarecido por este executivo, não pagam a água, execução fiscal, e vá de pagar custas processuais. Mais claros que isto não podem ser, TEM O CARO COMENTADOR QUE PEDIR OUTRAS RESPOSTAS A QUEM É PAGO PARA GOVERNAR.

Viva a CDU, mas com outra gente.