quinta-feira, 15 de março de 2012

DUQUES & CENAS (PELO DR JOÃO LUÍS)

Paradoxos (ou o outro lado do espelho)

Sabemos como o país está em absoluta falência. Milhares de trabalhadores são postos na rua, sem direitos nem garantias de coisa nenhuma. Fecham as fábricas e acaba-se o salário que dava para pagar as contas (mal) e para pôr o pão em cima da mesa. A Segurança Social está em bancarrota. Os trabalhadores de hoje nem sequer sabem se poderão ter reforma quando for tempo dela.
Por outro lado, sei também que outras empresas começam a renascer das cinzas e que precisam de gente para trabalhar, mas não vão querer, decerto, pessoal licenciado, porque lhe terão de pagar um ordenado mais ou menos a condizer… Preferem trabalhadores com um mínimo de escolaridade para que isso seja um bom motivo para uma menor despesa e, claro, uma mais descarada exploração.
Se assim é, se os cidadãos com menos escolaridade arranjam emprego mais depressa, porque serão sempre pagos abaixo de um cidadão com curso médio ou superior, o que é que eu e os outros professores andamos a fazer nas nossas escolas? Sinto-me uma verdadeira fraude, quando insisto com os meus alunos sobre a importância do conhecimento, como arma fundamental para o futuro. Sinto-me um mentiroso, quando lhes digo que o estudo feito com afinco e seriedade poderá fazer deles uns cidadãos do mundo e que terão ferramentas para lutar pela vida. Eles acreditam (ou fingem acreditar). Mas eu sei que, mais do que cidadãos do mundo, serão ex-alunos sem emprego, sem possibilidade de seguir a carreira dos seus sonhos, sem hipótese de comprar uma casa, de arranjar uma família, de serem felizes.
E fico mal comigo próprio depois de cada dia de trabalho. Depois de muitas horas a fingir que está tudo bem e que vivemos num paraíso.
J.L.N.










2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo e Senhor Francisco Manuel, quero alertá-lo para que o roubo das arvores não fique esquecido e já agora gostaria de dar aqui uma dica será que o xxxx * tem alguma ligação com os roubos das referias arvores?

* nome propositadamente retirado pelo administrador do blogue, que agradece, e irá dar a conhecer ao verdadeiro lesado.

Maria Isabel F. F. Sousa Marques disse...

Como Educadora de Infância concordo em pleno com tudo o que li. Hoje, nós professores, somos uns "bonecos" mandados, pois foi-nos tirada toda a autoridade, e mtas vezes temos de fazer e dizer coisas com as quais não concordamos , porque... e não digo mais nada.
E se me dá autorização vou usar algumas das suas fotos, que a cho maravilhosas na mnha pag do fb, mas terei sempre o cuidado de dizer q são suas. eu tb sou alentejana e seguidora do seu blog