“ Quando tomei posse como Presidente da Republica, entendi que o mar deveria ser colocado no centro do debate público, assumindo-se como um grande desígnio nacional, juntamente com outras questões-chave, como a qualificação, a educação dos portugueses”
Aníbal Cavaco Silva – Presidente da Republica – Única 23/10/2010”
Não se trata evidentemente de me pronunciar sobre as ideias de Cavaco Silva sobre o “MAR” e os benefícios que o mesmo nos pode trazer. Para isso precisava de ter outros conhecimentos que não possuo.
Mas a leitura desta opinião fez-me reflectir sobre os conhecimentos ministrados na nova forma de ensino.
Como tal lembrei-me de aqui lançar um desafio a todos aqueles que terminaram o 12º ano (não vale as “Novas Oportunidades”):
QUANTOS OCEANOS HÁ?
QUAIS OS NOMES?
QUE RIOS CORREM EM PORTUGAL?
QUAIS O QUE NASCEM EM TERRITÓRIO NACIONAL?
(Longe de mim “armar-me” em Professor [ até porque os mesmos têm que se limitar aos programas ], mas como se pode utilizar o Mar se não se souber estas minudências?
No meu tempo, só se passava na 3ª classe se soubéssemos o nome de todos os afluentes. Não falando sequer de todas as vias ferreas e ramais.
Foi aí que aprendi que o Luci Fecit era um afluente do Guadiana)
Chico Manuel.
1 comentário:
Só isso e a 4ªclasse que era feita por 3 professores um dia prova escrita no outro prova oral nem o nosso professor assistia ficava à porta.Tinhamos que saber também as serras, reis e guerras, todos ossos do corpo humano, as ilhas e tudo o que elas produziam e outras coisas mais e a maquina de calcular era de boa marca que já não existe (TABUADA).Agora no concurso do Malato ou outro parecido quando aparecem perguntas sobre estas matérias é velos a cair às vezes até dá dó com o trambolhão que dão alguns nem com o colchão do canudo se salvam.joão
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