sexta-feira, 17 de novembro de 2006

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALENTEJO

Cerca de 180.000 alentejanos vive com 10 euros/dia

Sexta, 17 Novembro 2006
A estimativa foi avançada na abertura da conferência "Alentejo: Desigualdades, Pobreza, Solidariedade", promovida pela Casa do Alentejo e Revista Alentejo, em Beja, para analisar e debater novas políticas de combate àqueles fenómenos.
Um terço dos habitantes da região, são pobres e vivem com 10 euros por dia, revelou António Murteira, organizador da conferência.
O responsável teve como referência os residentes na região com rendimento mensal até 300 euros, o que perfaz 10 euros diários.
http://www.dianafm.com/

SEF no combate à imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) concluiu a segunda fase de uma operação de combate à imigração ilegal que tinha lançado no passado mês de Abril.
Em causa, está um esquema de comércio clandestino de contratos de trabalho que já envolve cerca de 30 empresas de construção civil no Algarve e Alentejo.
A rede é de origem moldava, e embora não esteja ainda totalmente desmantelada, o SEF acredita no entanto que três dos seus membros mais importantes já estão em prisão preventiva.
http://www.rr.pt/

Cinco mil utentes contra fecho das urgências em Montemor-o-Novo

Mais de cinco mil habitantes de Montemor-o-Novo subscreveram um abaixo-assinado, que foi entregue hoje aos serviços do Ministério da Saúde, contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do centro de saúde da cidade.
O abaixo-assinado foi entregue pela comissão de utentes dos serviços públicos de Montemor-o-Novo na Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, em Évora, com cópias dirigidas ao primeiro-ministro e ao titular da pasta da Saúde, Correia de Campos.
http://www.publico.clix.pt/

Desemprego desce no terceiro trimestre

A taxa de desemprego fixou-se nos 7,4 por cento no terceiro trimestre de 2006, o que representa uma descida de 0,3 pontos percentuais face a aigual período do ano anterior, segundo as estimativas do INE. José Sócrates sublinha que esta é a primeira vez, desde 2001, que a taxa homóloga apresenta uma descida significativa.
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego baixou 0,3 pontos percentuais no terceiro trimestre do ano, face a igual trimestre de 2005, situando-se nos 7,4 por cento.
Por regiões, as taxas de desemprego mais elevadas ocorreram no Alentejo (8,7 por cento), Norte (8,5 por cento) e Lisboa (8,4 por cento).
http://tsf.sapo.pt/

Sem comentários: