Évora acolhe reunião de promotores turísticos britânicos
Os operadores que programam Portugal no turismo do Reino Unido vão chegar no dia 12 de Outubro a convite da ARTA, a Associação das Regiões de Turismo do Alentejo.
Mais de metade da estadia servirá para conduzir os representantes de 20 operadores turísticos e de companhias aéreas numa visita à região. Vender mais estadias do “destino Alentejo” é o objectivo de Andrade Santos, presidente da Associação das Regiões de Turismo do Alentejo:
O turista britânico que visita o Alentejo é no entanto diferente dos que visitam o Algarve ou para a Madeira:
Évora irá ser o centro das atenções, e o local onde os programadores turísticos britânicos permanecerão mais tempo.
Elvas, Monsaraz, e Moura são outros dos locais do roteiro de visita. Vinho e azeite os produtos em destaque.
A Associação de Operadores Turísticos que Programam Portugal no Reino Unido realiza em Évora a sua Assembleia Geral entre os dias 12 e 14 de Outubro.
http://www.dianafm.com
Direcção Regional de Educação do Alentejo promoveu sessão de apresentação do projecto ENE-Empreender Na Escola
A Direcção Regional de Educação do Alentejo promoveu uma sessão de apresentação do ENE-Empreender Na Escola, um projecto que surge com o objectivo de desenvolver, junto dos jovens, uma atitude empreendedora. Participaram nesta sessão representantes de várias escolas secundárias do Alentejo.
Na prática o ENE consiste num programa de aprendizagem em torno da elaboração de um Plano de Negócios durante um ano lectivo, suportado por materiais didácticos e por um conjunto de actividades: formação de professores, visitas a empresas, um concurso de ideias e uma exposição das ideias de negócio.
http://www.vozdaplanicie.pt/
História das Religiões no Baixo Alentejo
Um projecto que vai muito para além da esfera da arte sacra e oferece aos visitantes uma perspectiva da História das Religiões no Baixo Alentejo. Trata-se do novo museu desta diocese - Museu do Seminário de Beja - que será inaugurado no próximo dia 10 de Outubro.
Numa cerimónia presidida pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, esta é uma das unidades – a sexta – da sua rede museológica do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. “Um projecto com quase cinquenta anos, que chega agora a bom termo e reúne importantes colecções de arqueologia, história e arte” – sublinha o director deste Departamento, José António Falcão.
Pondo em diálogo peças que vão desde as setas utilizadas na caça durante o Neolítico até à arte moderna, como é o caso de um báculo do bispo D. Manuel Franco Falcão, da autoria do escultor João de Almeida (1967), neste novo museu “não faltam também aspectos pouco conhecidos do património daquela diocese mas que configuram a história contemporânea, como as fotografias das últimas freiras dos conventos de Beja ou um Escapulário do Grau 7 – Rosa-Cruz – do Rito Maçónico Francês” – adiantou.
http://www.agencia.ecclesia.pt/
Fundação Alentejo-Terra Mãe oferece monumento a Cristóvão Cólon
No próximo dia 28 de Outubro, pelas 11h, será descerrada na Vila de Cuba a estátua de Cristóvão Colón – Descobridor das Américas, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cuba, da Fundação Alentejo-Terra Mãe e do Núcleo de Amigos da Cuba.
http://www.rostos.pt/
Ministério diz que cursos profissionais já contam com perto de 15 mil alunos
O Ministério da Educação (ME) garante que um valor "muito próximo do total da oferta" de cursos profissionais, que ascende a mais de 650 cursos (turmas) e 15 mil alunos, está preenchido. A afirmação surge em resposta aos dados de um levantamento realizado pela agência Lusa, junto de 32 escolas de todo o País, onde se verifica que, em 130 cursos oferecidos, 50 não vão funcionar por falta de inscrições.
A amostra da Lusa só detecta taxas próximas do sucesso total na região Norte, enquanto a Grande Lisboa, o Alentejo e o Algarve concentram os casos de cursos que não arrancaram. No entanto, Ramos André, adjunto da Ministra da Educação, garantiu ao DN que estes dados são "totalmente acidentais" e "não representam de forma alguma a realidade dos cursos oferecidos".
http://dn.sapo.pt/
Universidade de Évora não vai ter dinheiro para os salários
3 milhões de euros é o valor do corte imposto pelo Estado no orçamento da Universidade de Évora.
Em 2007, o orçamento da academia deverá rondar os 30 milhões de euros. Menos 6,7% que no corrente ano.
Os valores foram revelados à DianaFM, pelo Reitor Jorge Araújo.
Segundo o Reitor da Universidade de Évora, o Governo tem de encontrar outra solução, já que estão em causa os salários dos funcionários.
Jorge Araújo acrescentou, que a instituição está a analisar outras formas de cortar nas despesas.
http://www.dianafm.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário