quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARA LEMBRAR AOS ALANDROALENSES QUE RESIDEM EM LISBOA E ARREDORES – E NÃO SÓ!



É hoje o dia da inauguração da exposição que vai estar patente no Museu Nacional de Arqueologia, do conjunto escultórico Deus Endóvélico, encontrado em S. Miguel da Mota.



Que a representação Alandroalense compareça em massa é o apelo que aqui deixamos.


Pós inauguração
Comentário recebido e que destacamos:

Obs.

Estivemos lá no Museu Nacional de Arqueologia, hoje, à tarde. Do Alandroal eramos quase nenhuns. E do Concelho apenas mais dois ou três de Terena. Mesmo assim o número das pessoas presentes era de assinalar. Era,parece-me, o Dia dos Museus.  O que, como coincidência, foi uma coisa boa.
Quanto ao conjunto de peças escultóricas relacionadas com o Santuário a Endovélico, é assombroso e de uma beleza ímpar. E está em magnifico estado de conservação.
Palavra que vale a pena ver. Venham ver, as escolas, que se mobilizem.. E tenham aos olhos de semear tão bela arte escultórica contemplada com dezenas de monumentos epigráficos.
Em perfeito estado de conservação.
Falámos com o Presidente. Interviu e bem. Falámos também com o Director Geral do Museu de Arqueologia. E, se bem entendi, este até se mostrou aberto a levar parte da Exposição ao Alandroal e a Terena desde que em segurança. O que é, aliás, normal e exigivel. Houve mais duas intervenções,ambas de especialistas Alemães,conhecedores da temática Endovélica. O que parecendo que não, e que sim, dá para estranhar um pouco...De facto, os alemães nunca dormem. Ora.ora.
Acrescente-se que o Director do Museu sabedor e experiente face à mais valia que representa este Espólio (repete-se Magnifico e puramente deslumbrante) deu uma quantas ideias que o Presidente ouviu. E os que estávamos à volta também registámos. No fundo, abriu caminhos. Que poderiam começar a ser encetados,desde já.Antes que nos custe mais tempo e dinheiro.
Assim haja a necessária competência de todas as entidades envolvidas para ir dando a César o que é de César...
Fiquemos por aqui. Porque aquilo que vimos, dá para para nos recolhermos num dos mais puros extâses que ultimamente nos foi dado viver.
Razão têm todos aqueles que querem que este Achado de excepcional relevância arqueológica e histórica jamais possa vir a ser-nos espoliado enquanto nosso tesouro artístico. Com tanto de Local. Como de milenar. Para já não falar da componente histórico-religioso riquissima.
Com os melhores cumprimentos
António Neves Berbem

15 comentários:

Anónimo disse...

O manifesto apoio de J Grilo à recandidatura de José Sócrates nas próximas eleições legislativas poderá estar conectado à retirada do processo de expulsão do PS do actual Presidente da Câmara do Alandroal, movido inicialmente pelo anterior presidente, membro do PS.


A ser este o motivo que juntou no CHANA os vários presidentes locais no apoio a Sócrates (felizmente o presidente de Borba não alinhou no estratagema de Sócrates), então tudo indica que o Alandroal ficou duplamente a perder porque o apoio de J. Grilo tem também motivos pessoais, enquanto os restantes presidentes obtiveram a promessa de avultados investimentos de largos milhões de euros nos respectivos concelhos.

Veremos então J. Grilo como o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Alandroal em 2013? Tudo indica que sim, no caso de Sócrates ganhar as eleições.

Como os tempos mudam e os lobos dançam…

francisco tátá disse...

Eu só não compreendo porque comentários destes (que nada têem a ver com a postagem) aqui veem parar. Aliás o AC já por várias vezes fez reparo nisto.
No entanto reconheço que são válidas estas considerações e como tal dou-lhes luz verde.
Mas que diabo... se estou farto de dizer que o blogue está aberto a todas as correntes de opiniões, porque não enviá-las como artigo, direito à opinião, protesto, não é bem assim...eu sei lá.
Qual é o medo? Eu publico e até agradeço (basta que o "anónimo" se identifique perante o responsável, "por causa das moscas")
Vamos lá resnuvecer a democracia (onde sem ofender se podem explanar idéias).
Valeu?
Chico Manuel

Anónimo disse...

Obs.

Estivemos lá no Museu Nacional de Arqueologia,hoje, à tarde.Do Alandroal eramos quase nenhuns.E do Concelho apenas mais dois ou três de Terena.Mesmo assim o número das pessoas presentes era de assinalar.Era,parece-me,o Dia dos Museus.O que, como coincidência, foi uma coisa boa.


Quanto ao conjunto de peças escultóricas relacionadas com o Santuário a Endovélico, é assombroso e de uma beleza ímpar.E está em magnifico estado de conservação.
Palavra que vale a pena ver.Venham ver,as escolas, que se mobilizem..E tenham aos olhos de semear tão bela arte escultórica contemplada com dezenas de monumentos epigráficos.
Em perfeito estado de conservação.

Falámos com o Presidente.Interviu e bem.Falámos também com o Director Geral do Museu de Arqueologia. E, se bem entendi, este até se mostrou aberto a levar parte da Exposição ao Alandroal e a Terena desde que em segurança. O que é,aliás, normal e exigivel.Houve mais duas intervenções,ambas de especialistas Alemães,conhecedores da temática Endovélica. O que parecendo que não, e que sim, dá para estranhar um pouco...De facto,os alemães nunca dormem.Ora.ora.

Acrescente-se que o Director do Museu sabedor e experiente face à mais valia que representa este Espólio (repete-se Magnifico e puramente deslumbrante)deu uma quantas ideias que o Presidente ouviu.E os que estávamos à volta também registámos.No fundo,abriu caminhos.Que poderiam começar a ser encetados,desde já.Antes que nos custe mais tempo e dinheiro.

Assim haja a necessária competência de todas as entidades envolvidas para ir dando a César o que é de César...

Fiquemos por aqui.Porque aquilo que vimos, dá para para nos recolhermos num dos mais puros extâses que ultimamente nos foi dado viver.

Razão têm todos aqueles que querem que este Achado de excepcional relevância arqueológica e histórica jamais possa vir a ser-nos espoliado enquanto nosso tesouro artístico.Com tanto de Local.Como de milenar.Para já não falar da componente histórico-religioso riquissima.

Com os melhores cumprimentos

António Neves Berbem

Anónimo disse...

Estranho comentário o das 16.08. .Ou está muito despeitado, ou então está escloresado o que não acredito com a idade que tem. Se tivesse tido o prazer de ter lá estado ,veria que o que o DR BERBEM diz, tem toda a razão .O que é importante e´darem-se passos no sentido de devolver ao Concelho algumas peças daquele espólio porque outras há que devem fazer parte do Museu Arqueologia para que possam ser apreciadas por portuguesses e estrangeiros .A exposição é magnifica em todos os sentidos e muito me honra ver o meu concelho evocado daquela forma.Já agora registei tambem a forma como o Presidente da C M A
realçou a importancia destas iniciativas, que conferem ao concelho a importancia que lhe é devida nomeadamente nesta área.

Anónimo disse...

"SOMOS UM CONCELHO RICO". Pronunciei esta frase, virado para a minha ocasional companheira de visita na exposição do Endovélico, fascinado pela beleza e conservação das imagens, cuja história de cada uma foi exemplarmente contada. Até foi descrita a sandália de um guerrilheiro Romano. Lição inesquecível de cultura de um Concelho que respira História.
Éramos poucos mas fomos suficientes no entusiamo e na defesa das nossas raízes culturais, esquecidas e maltratadas por todos os executivos anteriores. Trocáram-se email's e telefones.
O Presidente João Maria Grilo impressionou com os projectos que nesta matéria tem em mão. António Berbem deu a sua ajuda e foi muito feliz ao registar o acontecimento.
Esta é a estrada que devemos percorrer, o caminho cultural da verde esperança, onde o primeiro comentário não só deveria ter LUZ VERMELHA como deveria ter sofrido pesada COIMA. Somos um Concelhio rico mas aquele comentário é de extrema pobreza.
19-05-2011
Helder Salgado

Anónimo disse...

Em dia de semana era difícil ir... mas o lúcido comentário escrito pelo TÓ ZÉ deixou-me em pulgas para me pôr em marcha. Como ele diz, unamos esforços para dar a César o que pertenceu ao Alandroal no tempo de César.
António José, envio-te um grande abraço..., que provavelmente vamos dar no "dia dos chícharos".
LF

Anónimo disse...

Helder .. estás enganado .. ou queres enganar, quando dizes que as nossas raízes culturais foram esquecidas e maltratadas por todos os executivos anteriores.
Lembra-te ( e eu sei que te lembras ) que a Câmara do Alandroal foi a primeira câmara do país a editar uma carta arqueológica concelhia.

Foi em 1993

Acredito que tivesse havido executivos que esqueceram as nossas raízes culturais, e um deles, se não estou em erro, foi aquele em que tu pertencias à maioria, como membro da Assembleia Municipal :

Corrige-me, se estou enganado !

Obrigado

Anónimo disse...

Ao CM, ao TZ,AO LF quero lembrar que tambem quero estar presente no dia dos chicharos como dizia anteriormente é o motivo para ver velhos amigos.Já estão prontos?
Quanto á exposição foi pena não teres vindo porque certamente ficarias como nós agradávelmente surpreedidos, e ao mesmo tempo orgulhosos.Um abraço para LF do BG

Anónimo disse...

Carissimos! se tudo me correr bem, faço questão de ir visitar a exposição, no próximo fim de semana,depois conto como foi...E não se esqueçam dos chicharos...
Um abraço,
HOMERO

helder Salgado disse...

Caro anónimo de 20-05-011, aasine por favor que eu lh3e responderei.
Obrigado
Helder Salgado

Anónimo disse...

Helder .. não te amofines .. mas esse é o estilo "bate e foge". Sei que não precisas de conselhos, mas, ainda assim, toma lá : Pensa antes de escrever - à cautela -

Anónimo disse...

Sem querer deixar de dar o valor que tem a esposição se formos a ezemplificar ppor o que dizem os que foram lá deve ter sido bonita mas a carta arqueológica é a unica que temos é antiga tem quase 20 anos mas é o que eziste. Já vi no outro blogue que ia ser renovada mas enquanto não estiver pronta a nova esta é a unica que temos. Agora nao tenho nenhuma mas tive uma e deia á minha irmã que disse que era uma boa obra
Mas estas esposições tambem fazem falta e é bom que o Alandroal seja falado

Anónimo disse...

Oh Sr. Helder, essa dos executivos anteriores não terem feito nada pela arqueologia nem pelas raízes culturais do Alandroal, não lembrava nem ao Pedro Passos Coelho.
Olhe que a Dra. Margarida vai-lhe aos fagotes, salvo seja.

Ou então arranja outra briga no seio do MUDA. Depois não se admire que no ano das eleições não o queiram lá.

Anónimo disse...

Para o comentador das 09:40 de 21 de Maio.

Não foi só a Carta Arqueológica que os anteriores executivos publicaram.

Também publicaram um livro dedicado aos poetas populares do nosso concelho que se chama : "Cantadores de Alegrias, Mágoas e Mangações !"
E por aí se podem aferir bem as raízes culturais do Alandroal e das suas gentes.
Parece-me que esse livro foi editado em 1993, não tenho a certeza.

E uns anos mais tarde, aí por volta de 1996, acho eu, foi publicado outro livro dedicado aos costumes culturais da aldeia da Venda.
Não me lembro do nome, mas acho que era a tese de mestrado da Dra. Ana Paula Fitas.

O Sr. Helder é que deve andar muito distraído. E logo ele que costuma dar atenção a estas coisas da cultura.

Desculpem esta coisa, é que eu não suporto certas atitudes.

Anónimo disse...

Os passarinhos a picarem
e a não se identificarem
continuando a picar
sem cara para se mostrar.

É uma carta a "Garcia"
que trouxe algo de novo
creio que o Sr Helder conhecia
mas conhecia (ou conhece) o POVO?

Essa gente generosa
que vê para acreditar
trinta e sete anos de prosa
para três livros publicar?

Será que não almejam que tudo está a MUDAr?
Não dá para acreditar.

Torrigaldo
23-01-011