Mário Laginha e Aduf na apresentação pública do Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal
A noite da próxima sexta-feira, dia 20 de Maio, promete ficar na memória dos alandroalenses por muito tempo. E são vários os motivos que o justificam. Em primeiro lugar, pela apresentação pública do Projecto de Requalificação do Espaço Público e Iluminação do Castelo de Alandroal pelo arquitecto Manuel Aires Mateus, autor do projecto que já se encontra em fase de concurso público e que em breve será uma realidade.
Em segundo lugar, porque em simultânea com a obra, o Município vai apresentar um ambicioso projecto de dinamização cultural do concelho tendo como cenário o castelo, uma vez requalificado. Por fim, pelos concertos com Mário Laginha e Aduf, com entrada livre, que encerram a noite e mostram já um pouco do que pode vir a acontecer com regularidade neste espaço no futuro.
Mário Laginha, é já uma referência incontornável da música portuguesa e um dos maiores pianistas nacionais. Os Aduf, liderados pelo exímio percussionista José Salgueiro e pelo guitarrista José Peixoto, formam um projecto musical cheio de originalidade e capacidade de seduzir públicos em que se aliam na perfeição a música portuguesa com ritmos africanos, celtas, árabes e flamencos.
O Castelo do Alandroal será o palco da cerimónia onde, a partir das 21:30, se irá mostrar aos alandroalenses, e a toda a população do concelho, o Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal, que visa devolver este imóvel classificado ao dia-a-dia dos alandroalenses e, ao mesmo tempo, dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos ao ar livre e outros eventos culturais. A Câmara Municipal convida-o a estar presente na cerimónia pública que se realiza no interior do castelo a partir das 21h30 e a fazer parte de um momento marcante para o Alandroal.
Gabinete de Imprensa C.M.A.
26 comentários:
NÃO HÁ DINHEIRO ???????
O MARIO LAGINHA VEM DE BORLA, O ALUGUER DO PIANO É DE BORLA, O ALUGUER DO SOM E LUZ É DE BORLA.
E O FORUM FECHADO ÁS MOSCAS.
PARA QUEM NÃO TEM DINHEIRO É TUDO Á GRANDE E Á FARTA.
TOPA TUDO
Tem dinheiro e muito, se não vejamos o que se gastou só com cartazes da mostra de peixe.
Isto foi tirado do saite do governo.
• Município de Alandroal
•
3H Comunicação & Marketing, Lda.
Aquisição das peças promocionais inerentes ao Evento II Mostra Gastronómica do Peixe do Rio no Concelho de Alandroal
€ 11.378,50 25-02-2011
claro que depois não chega para se pagar a quem deve, para estradas e as varias coisas basicas e mais importantes.
Só resta saber quando vai custar o concerto do Mario Laginha.
deve ser amigo do Presidente e como tal vem de borla, e vai dormir na casa de alguem e comer na tasca.
Vergonha meus senhores é o que não há......
Não tenho nada contra a boa musica e contra a boa cultura, era espectador assíduo da boa programação do Fórum, era dos que ia e dos que continua a ir, politica é uma coisa, cultura e mais valia para a Terra e para as pessoas é outra.
Acho que mais uma vez quem programa estas coisas não o sabe fazer, o mês não é o mais adequado, seria melhor numa noite quente de Verão, e para um Município que está de tanga não me pare-se racional gastar-se dinheiro, que de certo não é pouco, pois estamos perante de um dos músicos mais bem pagos do nosso País, e ao mesmo tempo ter uma grande falta de respeito pelos artistas que vão actuar sem a publicidade digna e atempada que mereciam.
Uma dica Sr. Presidente, com um espectáculo destes devia ter feito uns anúncios na RTP 1 e 2 aproveitando os 90% de desconto que os Municípios usufruem e promovia com dignidade o espectáculo e a Terra.
Fazer e bem é para quem sabe e não para quem quer.
Estas organizações já me lembram as de alguém que troce a uma aldeia do concelho os Xutos e Pontapés e nem um cartaz havia em todo o concelho ou fora dele.
Ou seja, continuasse a deitar dinheiro para a rua sem proveito de ninguém, o problema é o mesmo, que é fazer mal as coisas com o dinheiro dos outros.
Critico de Arte
Só o Mário Laginha é que é caro?????Esse leva caríssimo, mas deixem lá que os Aduf também não são nada baratos!!!!!Aposto que com o dinheiro que vão gastar neste"folclore" dava para um ano de programação no Fórum!!!!
AFINAL HÁ DINHEIRO QUANDO SE QUER BASTA VER NO SITE DOS AJUSTES DIRECTOS!
Até parece que noutros tempos não tão longinquos pagavas tudo o que devias e tinhas para estradas e outras coisas ,Tenham vergonha e calem-se.Se tivessem um pingo dela na cara nem á rua saiam acham que fizeram pouco mal ao ALandroal para ainda andarem a mandar postas de pescada São a vergonha dum país dum Concelho e sentem orgulho nisso.Mostra bem de que tipo de pessoas falamos...
“Por fim, pelos concertos com Mário Laginha e Aduf, com entrada livre, que encerram a noite e mostram já um pouco do que pode vir a acontecer com regularidade neste espaço no futuro.”
Expliquem lá isto com toda a verdade de uma vez por todas para que se entendam as coisas.
Então o Sr. Presidente não disse que a programação cultural do Fórum era bem feita mas tinha que acabar porque estávamos atulhados em dívidas e não havia dinheiro.
Pergunto como munícipe e tenho todo o direito em perguntar, já temos as dividas pagas????????
Já temos dinheiro para grandes espectáculos, feitos com regularidade??????????
Não se fazem espectáculos no fórum que tem todo o equipamento, e fazem-se no castelo, que para alem de se pagar aos artistas tem que se pagar o material técnico e por isso sai bem mais caro, qual o seu ódio ao fórum e porque??????????
Arranjou algum mecenas que nos paguem os ditos espectáculos no castelo ou paga o Sr, do seu bolso ??????????
É que o seu mandato e a sua política cultural e não só, são de uma enorme contradição, veja lá caro Presidente se começa a fazer o que diz e o que promete, porque isto até parece brincadeira de garotos, e depois lá vem as ditas alcunhas que o povo bota.
Coerência, sabe por ventura o significado da palavra Sr. professor.
Carlos Bica
Caríssimos analistas, críticos, comentadores e afins,…se repararem no cartaz com atenção (isto se a vossa astúcia o permitir) irão reparar nuns pequenos logótipos que aparecem em baixo do lado esquerdo. Pois aparece um tal de um logótipo do POCTEP….vejam lá vocês mentes iluminadas que significa isso que os concertos têm financiamento no âmbito desse programa de cooperação….Pasme-se! Realmente há coisas fantásticas não há??? Afinal não era só o Nabais que sabia arranjar financiamentos para as coisas?
É VERDADE CARO AMIGO MAS É QUE O POCTEP NÃO PAGA NA TOTALIDADE PAGA UMA PEQUENA PARTE, NÃO VENHA ENSSINAR MISSA AO PADRE.
SE QUISER EU ATÉ LHE POSSO DIZER QUAL É A PARTE QUE O POCTEP PAGA E QUAL A PARTE DA AUTARQUIA.
MAS QUEM TEM QUE ORGANIZAR OS ESPECTACULOS NO NOSSO CONCELHO É O MUNICIPIO NÃO É O POCTEP E MAIS UMA VEZ O FEZ MAL, POIS NÃO HÁ PUBLICIDADE EM LADO NENHUM, A NÃO SER NO BLOOG.
TENHO PENA DE NÃO ESTAR POR CÁ ESTE FIM DE SEMANA, MAS COMO SOU AMIGO DO ZÉ SALGUEIRO, QUE PARA QUEM NÃO SABE FOI BATERISTA DOS TROVANTE, VOU SABER PELO PRÓPRIO QUAL, A AFLUÊNCIA DE PUBLICO, SE FORAM BEM OU MAL TRATADOS, ENFIM SABER COM TODA A VERDADE E INDEPENDÊNCIA A VISÃO DE UM DOS ARTISTAS E É CLARO QUE DEPOIS CONTO TODA A VERDADE POR AQUI.
ATÉ PARA A SEMANA QUE ESTOU DE PARTIDA E DO FUNDO DO CORAÇÃO, BOM CONCERTO QUE OS ARTISTAS SÃO GENTE BOA A TODOS OS NÍVEIS.
E PARA A PRÓXIMA DIVULGUEM AS COISAS E TENHAM RESPEITO POR QUEM CÁ VEM DAR ARTE, MAS POR AQUI SÓ SE ENTENDE E MAL DE PEIXE DO RIO.
PAULO PARTILHA
Caro comentador de 18 Maio, 2011 14:20 o Sr, deve pensar que é informado e entendido e o resto é tudo parvo, o POCTEP que quer dizer Programa Cooperação Transfronteiriço Espanha Portugal, está de facto a ser aproveitado por algumas Autarquias e em especial pelas que não têm tradição neste tipo de apoios e cooperações, pois as que têm, como por exemplo o Redondo não quer trabalhar mais com esta gente dos protocolos, pagam atrasados ás Autarquias e pelo que sei aos Artistas e ainda nos impigem e condicionam aos projectos que apoiam, como é evidente os menos comerciais e que têm que se sujeitar ao pouco trabalho que estes protocolos dão.Isto de serem menos comercias quer dizer quase sempre que são de qualidade mas será que passamos da estagnação para uma programação tipo Gulbenkian??????????????? Isso é uma utopia de quem não sabe o que anda a fazer.....
Este espectáculo na minha opinião tem muita qualidade, até de mais para o Publico que temos na sua maioria por este País fora e o Alandroal não é excepção e como também já tivemos por cá um primeiro Festival de JAZZ bem organizado e que teve gente, já que infelizmente acabaram com a sua continuidade que venham outros jazes, mesmo que desgarrados, que alguns alentejanos agradecem.
Mas como já por aqui alguém disse e bem, isto não é totalmente de borla, tem custos e devem ser grandes porque estes espectáculos são muito bem pagos.
De qualquer maneira ainda bem que cá vem, eu já vi um deles e vou ver de novo, faz o meu género mas não o da maioria das pessoas infelizmente, agora a verdade é que não foi publicitado e tanto a Autarquia como a dita instituição estão a trabalhar muito mal o bom produto que têm na mão.
Podem ter muita boa vontade mas assim nada resulta em qualquer parte do Mundo.
Paulo Abelha
Como é que pode resultar Sr. Paulo Abelha se não sabem fazer nada.
Não existe uma politica cultural nem quem a saiba por em pratica, aqui funciona tudo aos salavancos nada é devidamente programado e de pois temos um bom acontecimento musical já na sexta feira e niguem sabe coisa nenhuma.
Uma coisa assim deveria estar cheia de publicidade por todo o Concelho e concelhos vizinhos.
É só tiros nos pés e no corpo todo.
independentemente de resultar ou não ( e espero que resulte ) concordo inteiramente com o comentário anterior : "não existe politica cultural neste executivo, é tudo feito aos solavancos".
os eventos culturais são feitos ao correr das propostas do momento e não considerados como partida para a formação ou fruição dos municipes.
agora da o mario laginha e os aduf logo se verá quem pode ser. calha-se na oportunidade e não na organização pensada do que deve ser.
não existe uma preocupação cultural, uma meta cultural, uma agenda cultural...
j.r.
Caro j.r.
Quando certos políticos ou aprendizes de políticos deixam que a sua vaidade e o seu ego se sobreponha aos interesses da comunidade, temos episódios deste tipo.
A mostra de peixe do rio, quer se goste quer se não goste, foi bem organizada e publicitada, possivelmente não foi uma organização perfeita mas qual a é, apesar do custo excessivo da publicidade que poderia ter sido feita numa tipografia não VIP e teria custado metade do que custou.
Mas todos sabemos porque é que o trabalho gráfico é sempre para os mesmos.
Agora, queimar um cartuxo destes, com estes excelentes espectáculos só para se ficar bem na fotografia, agradar a alguém, em que o único beneficio, se o houver, é promover a carreira politica deste Sr., Presidente, não está de facto com nada e só mostra o fraco calibre de quem nos governa.
Grande falta de respeito por quem vem dar a cara e mostrar o seu trabalho, grande falta de respeito pelo Alandroal.
Numa época de crise deitar dinheiro á rua desta maneira só de gente que não sabe o que anda a fazer, é a tal politica do solavanco como por aqui falam.
Mesmo na possibilidade de estes espectáculos ficarem totalmente gratuitos para a Autarquia, as coisas foram mal conduzidas e mal aproveitadas, pois apesar de serem espectáculos altamente elitistas em termos musicais e para um púbico informado e muito próprio, com uma boa publicidade e até integrados noutras iniciativas, de certo vinha gente ao Alandroal que precisa sair deste buraco negro e escuro, mas com gente a brincar á politica desta maneira, não vai sair de lá.
Lá estarei para aplaudir os artistas que não tem culpa nenhuma desta novela onde os meteram.
Mariana Tátá
Cara Mariana Tata, li o seu excelente comentário e só queria alertar para uma coisa, esta situação de anunciar uma acontecimento de apresentação de um projecto com esta pompa e circunstancia só com dois dias de antecedência, não foi por acaso é que de certo vai haver muitos convidados Vips, e vão por 100 cadeiras a frente do palco que já estão reservadas para tanto conviva, e vá de pagar jantares, e estadias a esta gente toda á nossa conta, só para apresentar um projecto que ainda não começou e como tal não se sabe quando vai terminar.
Por isso a plateia está garantida, quem tem dinheiro tudo pode e tudo faz, principalmente com o dinheiro dos outros.
Foi neste tipo de mudança de vaidade e luxúria que eu e muita gente votamos infelizmente.
Das duas uma, ou vai ser como digo e é quase de certo, ou então vai estar ás moscas, qualquer das situações é muito grave, vamos ver qual o desfecho desta nova novela.
Apelo a todos os Alandroalensses, sérios, que analisem bem o que se vai passar na sexta-feira e que sem medos e com toda a verdade comentem as verdades dos factos.
Ana Seabra.
Caro Presidente, ou é o Sr. ou alguém que o assessoria nestas coisas da cultura que só fazem asneira atrás de asneira.
Se é o Sr., já deu para ver que não entende nada do assunto, se é outra pessoa, pior ainda, porque só o Sr., é que ainda não percebeu que a mesma não percebe um boi do assunto.
A única ajuda que aqui de longe lhe posso dar é uma sugestão que embora já fora de moda resulta.
Como o Sr., tem ao seu redor muita gente que gosta de protagonismo e que tal como o Sr. aproveitam qualquer minuto de fama, ponha já um microfone na mão desse alguém e com um carro com cornetas, tal como se anuncia propaganda politica, touradas ou circo, a percorrer o Concelho o resto do dia e durante a noite e amanhã todo o dia nos Concelhos vizinhos.
Eu sei que não é uma forma digna de se publicitar espectáculos desta ária e deste nível, mas pode ser que tenha por lá mais umas dezenas de pessoas e assim o vexame já não será tão grande, e sempre ficamos todos melhor na fotografia.
Sacaio emigrado.
PERGUNTA DIRECTA A DOIS GRANDES ESCRITORES.
DR. NEVES BERBEM E DR. HOMERO, PORQUE SERÁ QUE QUASE NUNCA COMENTAM QUANDO ESTE PRESIDENTE DÁ ESTES TROPEÇÕES????????????????
Tenho visto por aqui excelentes pontos de vista como os das Senhoras Mariana Tata e Ana Seabra, que deveriam ser debatidos por quem sabe, mas tanto eu como por certo muita gente que admira a escrita e os pontos de vista destes dois homens da TERRA,gostariamos de saber a vossa opinião e estranhamos o vosso silêncio.
Pelo o Alandroal
Paulo Abelha
Se o Nabais cometesse estes disparates já tinham butado prosa, mas assim os doutores ficam mudos, estão de ferias..................
Bajulação, acefalia e parolice.
OBS.
Meu caro Paulo Abelha
Palavra que não estou a ver quem é, o meu caro conterrâneo. Mas para o caso pouco importa.O que conta é o debate.E são as ideias que o mesmo veicula.Sem pessoalismos que pelos vistos dispensamos,não é assim?
Dir-lhe-ei também que, quando escrevo, não o faço invocando esta ou qualquer outra condição. Se o fazem, por mim,há-de concordar que não sou visto nem achado na situação.Muito menos culpado.
É talvez uma questão relacionada com o nosso atraso cultural,no qual todos somos sujeitos e objecto,sei eu lá.São decadas de História,como sabe.
Quanto a pronunciar-me sobre o mérito desta Iniciativa de Requalificação do Castelo,se bem reparar,já o venho pedindo e fazendo desde a gestão Nabais.Só com aquelas Luzinhas de enfiada não vamos lá.Para ser sincero, são demasiado foleiras.Não gosto.
O Alandroal medieval e contemporãneo merece muito mais.Mas é preciso que alguém,de facto, se chegue à frente e execute.Será o caso do Presidente João Grilo? Foi,e com um grande Arquitecto de reconhecidos méritos internacionais.
Já quanto ao envolvimento artístico que o acto vai ter com a presença do Mário Laginha, admito perfeitamente que a sua excelente qualidade musical chame Gentes ao Alandroal. Eu irei.E quem não for apenas é perdedor.Sina deles.Problema de Portugal:percebo o Tony Carreira,mas se não se importa(m) gosto mais do Sergio Godinho.
Mas, ía eu dizendo, que se assim não acontecer, é porque, de facto, alguma coisa falhou.É pena.E sendo pena, há que obviamente aproveitar a lição e fazer melhor no futuro.
É nesta posição que me coloco recordando-lhe que muito menos acreditei e me identifico "no pão e circo" caríssimos em que a anterior gestão camarária parecia eternamente querer envolver-se apostar e falir.
Sabe-se lá com que outros fins...
Meu caro Paulo Abelha, tenha por certo que acredito muito seriamente numa coisa.Nós,o povo(todos o somos) podemos ser manipuláveis.Parvos para sempre é que não somos.E muito menos em regimes democráticos, onde há sempre a possibilidade de mudar os actores politicos.Foi isso que sucedeu com o anterior Presidente.É isso que pode suceder com um qualquer presidente em exercício.
Já agora,vá lá tomando nota que falei apenas duas vezes com o actual Presidente.
Mas, uma das vezes, foi como já deve ter lido, a propósito, da recentíssima e deslumbrante Exposição Endovélica.E a minha posição, se foi a de ajuda e a de presença no MNA,teve uma intenção clara e muito superior:é preciso que este Presidente e já agora esta Vereação da Cultura façam tudo,mas mesmo tudo, para que o Espólio Endovélico volte à nossa Terra. E neste ponto, penso que o Paulo Abelha estará inteiramente de acordo comigo.
Ou não está, e o que é que acha?
Com os melhores cumpriments
Antonio Neves Berbem
O QUE O ANTONIO NEVES BERBEM NÃO DISSE FOI O QUE ACHAVA DESTA FALTA DE ORGANIZAÇÃO.
É QUE NÃO BASTA TRAZER OS LAGINHAS DESTA TERRA, TEM QUE SE SABER PROMOVER,ATEMPADAMENTE PARA QUE FUNCIONE, E PENSAR QUE ANUNCIANDO SEJA QUEM FOR 3 OU 4 DIAS ANTES DO EVENTO RESULTA É PORQUE NÃO SABE O QU ANDA A FAZER.
Ó Sr. PAULO ABELHA, primeiro que tudo, quero chamar-lhe a atenção do seguinte, não o conheço de lado nenhum,não devo ter andado na mesma escola que o SR. e não sou DR.como tal, meta a viola no saco e vá mandar bitates para outro lado...Percebi o tom jucoso que utilizou, ou então escreve mal português...
Quanto aos comentários que pretende, não lhos posso dar, pois de restauração de castelos, iluminação e concertos, pouco ou nada percebo e para não andar por aqui a fazer figuras de asno,como outros fazem, estou calado...Poderei eventualmente, conhecer um pouco de música e neste caso posso dizer, que o Pianista MARIO Laginha é um excelente musico e assim sendo o concerto promete...
A respeito da pertinência da obra, depois de efectuada, talvez possa tecer algum comentário...
Por outro lado, quero dizer-lhe que trabalho, e nem sempre tenho disposição e paciência, para vir aqui ao blog, portanto, é quando é...
E a minha opinião acerca da edilidade, é minha, vale o que vale,mas por enquanto!! ainda a tenho em maior e melhor consideração, que tive pelo anterios projecto...
Penso que ficámos conversados.
Um abraço,
HOMERO
O HOMEM NÃO SE OFENDA.......
É preciso ser rigoroso.dna ana seabra estou convidado par ao evento e não tenho convite para jantares.seja verdadeira nas afirmações.Lamento dizer-lhe que não sendo do Alandroal me enche de orgulho ter este tipo de eventos no meu concelho.quanto ao sr Paulo Abelha ,o Berbem já se antecipou e se não te importas faço minhas as tuas palavras .Parabéns pela forma clara concisa e precisa como o fazes.Até breve
TIVERAM mais gente que o TONY CARREIRA.........
O ESPAÇO É BEM ESCOLHIDO, COM 100 PESSOAS SENTADAS Á FRENTE DO PALCO ESTÁ CHEIO.
O FORUM É MAIS DIFICIL DE ENCHER LEVA 175. E É MAIS ARRUMADO.
QUANDO POR CÁ SE FEZ UM FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ , COM ANUNCIOS NA TELEVISÃO E PROGRAMADO COM TEMPO E COMO DEVE SER E ESTIVERAM CÁ MUSICOS ESTRANGEIROS COM MUITO MAIS PRESTIGIO QUE O MARIO LAGINHA ,PRESTIGIO A NIVEL MUNDIAL EN QUANTO O LAGINHA O TEM A NIVEL NACIONAL, AÍ OS BERBENS E AFINS DESTA VIDA NADA OPINARAM.
AGORA TUDO É BOM, ANTES TUDO MAU.
COMO MUITAS VEZES DIZ POR AQUI O XICO , VÃO DAR BAMHO AO CÃO.....
Memorável noite no Alandroal na apresentação da requalificação do interior do castelo com as actuações extraordinárias de Mário Laginha e Aduf. Discurso de João Grilo notável, quer do ponto de vista sócio-cultural como de visão estratégica para o futuro, na afirmação do nosso concelho por uma identidade própria e de grande riqueza histórica. Viva o concelho do Alandroal, viva o MUDA!
E quando esteve cá o Portinho (baterista de Dizzie Giliespe) é evidente que o sr. Muda não sabe de quem falo.
Isso sim, foi uma noite memorável para o Alandroal!!!!!!!!!!!!!!
Enviar um comentário