quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALANDROALENSE EM DESTAQUE

O nosso conterrâneo, amigo e colaborador, Dr. Mestre António José Neves Berbem, vai muito brevemente ser co-autor de uma prestigiada obra sobre a vida e obra de Bento Jesus Caraça, versando o seu pensamento, acção e obra.
Trata-se de um trabalho em colaboração com o Dr. António Carmo, ambos Formadores da Escola Bento de Jesus Caraça.
Este projecto não poderia de forma alguma deixar de estar associado a Vila Viçosa, terra que viu nascer Bento Jesus Caraça, pelo que não seria de forma alguma descabido sugerir que o Alandroal se poderia associar. Ou seja, no caso de V.Viçosa vir a ter uma escola profissional ,patrocinada por Bento Jesus Caraça, o Alandroal nada perderia em associar-se ao projecto e ter por aí uma extensão.
Por especial deferência para com o Al Tejo os impulsionadores do projecto tiveram a amabilidade de nos proporcionar o esboço da obra em referência que aqui lhe transcrevemos:
F.Tátá

Monografia sobre Bento Jesus Caraça

Apresentação da Proposta à Direcção da Escola Profissional em Lisboa
Em 16 de Maio de 2011

Considerações prévias
1. Ao propormos apresentar à Direcção da Escola Profissional Bento Jesus Caraça, a realização de um trabalho de investigação sobre o seu Patrono, deparámo-nos à partida com dezenas de milhares de referências no Google. O que, só por si, poderia tornar inusitado o nosso esforço. Vamos, porém, em frente.
2. Porque também percebemos que as referências em sede informática aparecem bastante repetidas, avulsas, dispersas, pouco homogéneas, carecendo de ordenamento e sistematização em Livro que as torne de utilização consistente e fácil para quem pretende conhecer os passos principais e mais significativos da Vida e da Obra de Bento Jesus Caraça. É, portanto, o projecto que agora apresentamos. Real e menos virtual.
3. Ou seja, acompanha-nos a ideia de Organizar e Estruturar em pequena monografia, desde “a Letra A até à Letra Z” os contributos mais importantes com que Bento Jesus Caraça marcou a sociedade portuguesa.
Dois exemplos: Letra B - Biblioteca Cosmos;
Letra U - Universidade Popular Portuguesa
4. O objectivo principal que nos orienta relaciona-se com a necessidade que a EPBJC parece estar a sentir de criar uma pequena obra que coordene e condense dados relevantes sobre a vida e a obra de Bento Jesus Caraça. Procurando que a mesma possa ser distribuída, estudada e debatida pelos seus docentes e alunos. Sendo de consulta instrutiva e apelativa.
5. Existe, porém, uma segunda razão: é a de que a EPBJC deve criar, é tempo de fundar uma área de Estudos introdutórios e integradora para os seus alunos referente ao “Pensamento, Acção e Obra de Bento Jesus Caraça”.
Assim, para todos sabermos a Escola onde estamos e quem foi o Mestre que a inspira e vem orientando, este guia e modelo a-figura-se claramente utilitário e indispensável.
6. Em síntese, a monografia que propomos organizar sobre Bento Jesus Caraça (A-Z) salvo melhor opinião, ainda não existe. Pelo que esta pressentida e desejada iniciativa da Direcção da EPBJC tem agora uma oportunidade de ser concretizada.
7. Certamente todos os que frequentarem a EPBJC, irão sentir-se melhor apetrechados para conhecer a importância cultural decisiva e o percurso exemplar de um grande português. O pedagogo educador que continua a dar o nome a esta Escola.

A. Apresentação sumária
Monografia em forma de Dic. (A-Z). Até 150 páginas. Com ilustrações. E com três/quatro entradas por letra.
Exemplo, Letra D: Demissão de BJC, O Diabo, Direitos Humanos;
Prazo de finalização: 30 de Novembro de 2011. (Seis meses)

B. Público-alvo
Docentes e alunos da EPBJC. Escolas Básicas. Autarquias onde a EPBJC está instalada. CGTP e Sindicatos. Para distribuição à imprensa local, regional e nacional. Portal da Internet.

C. Autores da Proposta
António Neves Berbem - Lic. em História/FLL; Mestre em RI/ISCSP;
António Carmo - Lic. Em Organização e Gestão de Empresas - Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona
(Ambos Formadores da EPBJC)

D. Encargos/Honorários
Encargos com a tipografia por conta da EPBJC; com o acompanhamento dos autores.
Avença de: 325 euros x 6 meses.
Contratualizável por cada um dos proponentes indicados:
- António Berbém monetariamente;
- António Carmo ajustado nas horas a leccionar.

E. Apoios/ Promoção/ Divulgação
Do Director Comercial da Assírio e Alvim, Luís Guerra, Ex-Director editorial das Edições Cosmos onde foi lançada por Bento Jesus Caraça, a celebre "Biblioteca Cosmos".; eventualmente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Outros apoios que se forem captando. Designadamente da CGTP e IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça

F. Notas Finais
Os autores desta proposta, ambos Formadores da EPBJC, estão plenamente conscientes da responsabilidade que estão a assumir.
Apresentam-na porque têm vindo a ser confrontados crescentemente pelos alunos da EPBJC sobre quem foi afinal Bento Jesus Caraça?
Os dois, ora proponentes, enquanto Formadores desta Escola, vêm sentindo igualmente o alerta e a crescente necessidade pedagógica de ser criado um Módulo de Cidadania centrado nos grandes educadores portugueses, como foi, será sempre o caso de Bento Jesus Caraça.

Lisboa, 16 de Maio de 2011
Os proponentes
António Berbém -  António Carmo

Edições:
CARTAS DE PARIS PARA UMA NOVA EUROPA
António Neves Berbém
Editora: Cosmos
Colecção: Relações Internacionais nº 2
BERBÉM, António Neves
O Atlântico (a) Sul como questão estratégica mundializada / António Neves Berbém. - Lisboa : Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2001. - 340 p. ; 24 cm
Vários artigos em www.janusonline.pt, destacamos o artigo sobre: “geopolitica da segunda Lusofonia” em http://www.janusonline.pt/2004/2004_2_2.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de Bento Jesus Caraça ser lembrado com alguma frequência, a verdade é que não o tem sido o suficiente. E um trabalho desta envergadura decerto contribuirá para um melhor conhecimento do Homem e da Obra.

Força !

Anónimo disse...

E como é óbvio, mais uma compilação... Está na moda...