quarta-feira, 18 de maio de 2011

ARTISTAS DA MINHA TERRA - PINTURA (JOÃO FONTES E VITOR ROSA - II)

                                                               JOÃO FONTES

VITOR ROSA


Amigo Pirico com a corda na mão

MUDA 1


MUDA 2

19 comentários:

Anónimo disse...

Há muito tempo que não faço crítica de arte. Receio, até, que já tenha perdido o "feeling" nesse campo. Assim, e enquanto o "feeling" não volta ( se voltar ), não vou tecer muitos comentários à Obra do João Cardoso.
É um artista que eu admiro em demasia, para me pôr aqui a dar opiniões que não possa sustentar posteriormente.
De qualquer forma, e sem compromisso em relação a críticas futuras, positivas ou negativas, desde já quero deixar claro, que este me parece ser um novo caminho do artista. É, pelo menos, um caminho diferente do escolhido no tempo do projecto « Life is Life - Ou a Eterna Tentativa do Sentido », quando o João ainda assinava as obras como João Torcato.
Foi a primeira impressão que me ficou, mas como também só conheço estas obras pelo blogue, e como já não tenho vista suficiente para me pôr a espreitar pormenores com uma lupa, fico por aqui na apreciação.
Mais tarde, se houver ocasião de examinar, ao vivo, os quadros hoje publicados, talvez me atreva a ser mais objectivo.

Em relação ao João Torcato, por agora, estamos conversados.


Em relação ao professor Victor Rosa, não peço inovação. Antes pelo contrário, espero que se mantenha igual a ele mesmo.
É um artista que capta o quotidiano como não conheci outro.
Parece impossível que tenha vindo doutras paragens e tão bem tenha "agarrado",com os carvões, o dia a dia do Alandrol.
É uma marca registada.
Não conheço, porém, a sua banda desenhada - que a tem certamente.
Talvez um dia !

Muitos artistas plásticos, consideram que a banda desenhada é uma arte menor - neste erro muitos teimam - quando, na verdade, em minha opinião e na de muitos outros por esse mundo fora, é já uma forma superior de arte plástica.

Já vai longa esta apreciação, mas antes de terminar, quero deixar aqui um pedido ao administrador do blogue :

Tem faltado nestas mostras o "traço" do "Paleira".

Traga-o lá de volta, se faz favor.


A.S.

Anónimo disse...

Porque não são expostas estas obras nos restaurantes do Alandroal Ex Maria.,Ramalhos, Chaminé,
Os visitantes ficariam a saber que há grandes artistas no Alandroal e talvez adquirissem algumas obras.
José manuel

João Fontes disse...

épa, tenho a dizer que os 3 primeiros desenhos são meus e não do João Cardoso, pode ter sido lapso, mas gostava que fosse retificado. Ou metam desenhos do próprio João Cardoso. Obrigado
João Fontes

francisco tátá disse...

Eh pá .. agora é que estou tramado.
Vamos lá ver:
1º comentário
Obrigado pelo seu comentário e pela mais valia que deu à postagem.
Gostei das suas considerações.
´Já mandei 2 mails ao amigo Cabé solicitando"obras" do Paleira. Não enviou nada até agora, o que me leva a deduzir que talvez não goste que o nome do irmão seja aqui divulgado. Eu tenho em CD várias obras dele, no entanto , por ora o meu PC não consegue abrir
CDs. Talvez o Luís Fernando dê uma ajuda.
2º Amigo João Fontes: eu não olho a meios para obter os fins e como tal, como considero o João Cardoso um dos grandes artistas na arte de pintar procurei no seu site obras dele.
Encontrei estas (também tenho em Cd a exposição que fez no Forum, mas não consigo a leitura, tal como acima digo) e lógicamente pensei serem da sua autoria.
Amigo João Fontes se por acaso errei peço desculpa... mas já que assim é porque não enviar-me obras suas para aqui lhe ser dado o devido destaque?
Chico Manuel

Anónimo disse...

É PENA QUE NÃO PINTE COISAS COM MAIS INTERESSE..................
E MAIS BONITAS

CRITICO DE ARTE

Anónimo disse...

Pois é, o vitor rosa podia pintar idiotas críticos de arte...

Anónimo disse...

As primeiras pinturas não pertencem ao Sr. João Cardoso, e sim ao Sr. João Fontes.
Era de retificar o titulo Sr. Francisco!! Basta ver o Blog dele.

João Fontes disse...

critico de arte? isso dá graça pá, o senhor é um palerma.

Anónimo disse...

Mas como é que as obras do meu amigo João Fontes vieram aqui parar..ainda por cima como sendo pertença do João Cardoso? ´Já ha tempos aconteceu o mesmo com um outro amigo meu, que viu uma fotografia sua aqui publicada, sem que ele tivesse dado consentimento para isso,e como sendo da autoria de outra pessoa.

Anónimo disse...

“ João Fontes disse...
Critico de arte? isso dá graça pá, o senhor é um palerma.
19 Maio, 2011 08:39”

É evidente que me refiro á boa pintura do Sr. Vítor Rosa e mantenho o que disse é pena que em relação aos trabalhos aqui apresentados que o pintor não tenha escolhido temas com mais interesse e mais bonitos.
Não concordam, paciência, mas isso não vos dá o direito de ofender gratuitamente quem pensa de maneira diferente.
Há pessoas que não sabem lidar com a crítica, que ainda não aprenderam a viver em democracia.
Caro Vítor Rosa não desperdice o seu tempo com motivos fúteis, pinte antes azinheiras ou sobreiros que são árvores nobres.
Claro que isto é apenas uma opinião, o pintor pinta o que quiser, afinal de contas o pincel é seu, e em bom Português esta simples opinião não ofende ninguém, nem os palermas desta vida.
Critico de arte.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o crítico de arte!!!!!Há coisas bem mais interessantes para pintar que políticos da treta.......

João Fontes disse...

Sem mais conversas agradecia que o Administrador do AL TEJO Sr. Francisco Tata fizesse o obséquio de retirar o post, ou por sua vez editar o mesmo, mas de forma correcta. obrigado
João Fontes

francisco tátá disse...

Comentário das 09,10: Já havia explicado em comentário mais acima o motivo do erro. Bastava ter lido e ficava a saber que fui buscar as pinturas ao blogue http://riscos-pinceladas.blogspot.com/, pertença do meu amigo João Cardoso e que devido à boa harmonia que desde sempre cultivámos mo autoriza. Errei, é verdade porque pensei, devido ao local onde estavam, fossem da sua autoria.
Hoje logo pela manhã em vários contactos telefónicos com colaboradores do Al Tejo, solicitei o mail do João Fontes, para pessoalmente lhe pedir desculpa assim como o envio do Blogue dele e o pedido de autorização para divulgar a sua obra.
Confirmei entretanto que os referidos quadros são da sua autoria pelo que de imediato vou proceder (seguindo o conselho aqui dado) à rectificação. O seu a seu dono.
Quanto à acusação que me faz da utilização de uma fotografia : “Já ha tempos aconteceu o mesmo com um outro amigo meu, que viu uma fotografia sua aqui publicada, sem que ele tivesse dado consentimento para isso,e como sendo da autoria de outra pessoa.” Gostaria que concretizasse, porque coloco sempre ou o autor das fotos, quando individuais, não o fazendo quando as mesmas são publicas.
É certo que errei e pelo facto já pedi as devidas desculpas publicamente. No entanto era bom que interiorizasse que se estas “coisas” sucedem é apenas pela vontade de dar a conhecer as mais valias da nossa terra.
Obrigado a todos
Chico Manuel

francisco tátá disse...

João Fontes já procedi à devida correção. Houve um desfazamento entre os nossos comentários
Um abraço
Chico Manuel

Anónimo disse...

Afinal o 1º comentador/a tinha razão quando achou que aqueles quadros, atribuídos ao João Cardoso, eram um novo caminho do artista.
Até disse que não estavam de acordo com a obra anterior do mesmo artista.
Bruxo !
Pois se o artista era outro !
Eu até pensei que o comentário era um pouco pedante.
Peço desculpa por esse pensamento.

Anónimo disse...

A que gosto mais é a do Pirico

Anónimo disse...

Sr Xico o blog http://riscos-pinceladas.blogspot.com/, não é nem nunca foi do seu amigo João Cardoso! É de um jovem Alandroalense, o João Fontes (filho do Acácio).Obrigado

francisco tátá disse...

O assunto já foi esclarecido entre mim e o João Fontes (por troca de e- mails) - portanto não vale a pena continuar a bater na mesma tecla: porque já reconheci o erro, já pedi deculpas, soube finalmente quem é o João Fontes (por sinal filho de um grande amigo meu aì do Alandroal).
Não vale a pena...
No entanto obrigado pelo esclarecimento
Chico Manuel

Anónimo disse...

Ensinavam-nos no Conservatório que "mesmo não apreciando qualquer trabalho" se não «devem» pronunciar comentários depreciativos sobre os seus conteúdos e autores.

É de má educação e deformação.

Formador