Informação - CMA
Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova estão de volta a Terena
A vila de Terena, no concelho de Alandroal, vai voltar a receber as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, já entre os próximos dias 29 de Abril e 3 de Maio. Espectáculos musicais, eventos desportivos, garraiadas e as tradicionais procissões, são alguns dos ingredientes que fazem desta edição das festas da Boa Nova um evento a não perder.
Uma salva de morteiros e uma largada de gado bravo marcam o início dos festejos, na próxima sexta-feira, dia 29 de Abril, a partir das 22:00 horas. Já no sábado, 30 de Abril, os pontos altos serão a celebração da Santa Missa, cantada pelo agrupamento de escuteiros 655 no santuário da Boa Nova, às 12:00, e a tarde desportiva que vai opor as equipas do CCD Terena ao Redondense e ao JS Alandroalense, a partias das 16:00 no campo de futebol de Terena.
As celebrações continuam noite dentro, com a realização de um espectáculo com o humorista Serafim, às 22:30 horas. Depois disso será a vez de subir ao palco o conjunto Oásis Trio. A animação nocturna segue depois com “DJ Tobixx”, que promete colocar toda a gente a dançar.
O Domingo, dia 1 de Maio, reserva ainda a tradicional arruada com a Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, a celebração de uma Missa, uma largada de gado bravo e a actuação da Tuna Académica da Universidade de Évora, “Seistetos”. Ainda no Domingo, ao final do dia, terá inicio um dos momentos mais simbólicos das festividades, a saída da procissão das velas, que levará a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova até à Igreja Matriz de Terena. Já na segunda-feira a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova fará o percurso inverso, regressando ao Santuário da Boa Nova, acompanhada de perto pelos seus fiéis seguidores.
Considerada a comemoração cristã com mais simbolismo em Portugal, a Festa da Boa Nova recebe todos os anos milhares de crentes que caminham descalços para pagarem as suas promessas e fazem as suas oferendas à Senhora da Boa Nova. Porque foi, e continua a ser, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas em Portugal, são cada vez mais os forasteiros que se deslocam ao concelho de Alandroal, a Terena, para testemunhar esta celebração. Não perca a oportunidade de conhecer uma das mais importantes e mais antigas celebrações cristãs em Portugal, e aproveite para conhecer o concelho de Alandroal, a sua gastronomia e o seu riquíssimo património cultural, histórico e arquitectónico.
Gabinete de Imprensa C.M.A.
ALANDROAL
MONTEMOR
Sábado de muita música no Ciclo da Primavera
O Ciclo da Primavera, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e Organizações Concelhias, continua a decorrer um pouco por todo o concelho de Montemor-o-Novo. Em 2011, na 22.ª Edição da iniciativa, até Junho, pode contar com um programa cultural com muita música, teatro, dança e magia, sinónimo de qualidade e diversidade.
Este sábado, 30 de Abril, às 21h00, no Ciclo da Primavera 2011, temos duas propostas para lhe fazer, ambas na área da música!
No Grupo União Sport Sancristovense, em S. Cristovão, pode assistir à Orquestra de Guitarras da Ensemble Montemor, enquanto que na Sociedade Recreativa de Casa Branca, em Santiago do Escoural, o serão será animado pelo Grupo Coral “As Escouralenses”.
ENTRADA LIVRE
1.º de Maio 2011
09h00 Hastear das Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, no Largo dos Paços do Concelho e na Sede da União de Sindicatos de Montemor-o-Novo, com desfile pelas ruas da Cidade acompanhados pela Fanfarra dos Bombeiros
Parque Urbano:
10h00 Actuação da Fanfarra dos Bombeiros
11h00 Aula Aberta de Manutenção Física
15h30 Grupo Coral “As Escouralenses”
16h00 Intervenções
16h30 Animação Musical com “Bando da Lua”
Haverá Serviço de Bar
No caso das condições climatéricas não permitirem, as iniciativas previstas no Parque Urbano serão transferidas para o Cine-Teatro Curvo Semedo.
Comemore o Dia do Trabalhador em Montemor-o-Novo!
Paulo Canas
Gabinete de Imprensa C.M.M.N.
No próximo dia 30 de Abril, venha dar um Abraço à Associação 29 de Abril, na comemoração dos seus 20 anos de existência. O espectáculo começa às 21.30 e a receita da bilheteira será para aquisição de equipamentos de apoio à mobilidade dos utentes da Associação. Os bilhetes já estão à venda no Posto de Turismo, em Montemor-o-Novo e custam apenas 5 abraços. Vamos encher o C. Semedo!
VILA VIÇOSA
Espectáculo: Grupo de Concertinas de Montargil
"Se recuarmos algumas décadas vamos encontrar o REALEJO e a CONCERTINA na animação dos nossos bailaricos, o primeiro também conhecido por flaita ou gaita de beiços — era então o Fado Português que se comprava nas nossas feiras—o segundo que aparecia na sequência do harmónio de uma e de duas escalas.
São instrumentos tradicionais, e muito têm a ver com a nossa identidade, com a nossa cultura.
O Grupo de Concertinas começou a ser “pensado” quando em Julho de 86 se realiza em Montargil o 1.º Encontro de Tocadores de Realejos e de Concertinas.
Em 1990 o GRUPO DE CONCERTINAS aparece pela primeira vez a actuar em Campo Maior.
O Grupo chegou a ter 6 elementos, mas neste momento, por diversos motivos, inclusivamente profissionais, normalmente actuam 3.
Normalmente no seu espectáculo levam-nos numa viagem pela família dos Foles (Harmónio, Concertina e o Acordeão) e ainda pode haver mais alguma surpresa.
São dois, os grandes objectivos, preservar e divulgar os respectivos instrumentos e a música tradicional de Montargil.
Já se contam várias dezenas de actuações, em Portugal de Norte a Sul e ainda em diversos países como Espanha, França, Luxemburgo e Canadá.
PORTEL
Sem comentários:
Enviar um comentário