quarta-feira, 2 de setembro de 2020

UNS COM TANTO E OUTROS SEM NADA

  FALA QUEM SABE!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem dito, e como comunista tenho vergonha, se fosse por mim este ano não havia Festa do Avante.

Anónimo disse...

COMEÇARAM A FALAR DE 100000 PESSOAS MAS PARECE QUE CHEGARAM A ACORDO DE 16000 PESSOAS POR DIA, MESMO ASSIM NÃO SE PERCEBE COMO É QUE CANCELARAM FESTIVAIS DE VERÃO, TAMBÉM JÁ COM TRADIÇÃO, PARA lotações de 5000 E 10000 PESSOAS E AGORA DO NADA AUTORIZAM PARA 16000. SE ISTO NÃO É POLÍTICA SUJA E JOGO DE INTERESSES É O QUÊ????????????

CADA UM QUE TIRE AS SUAS ILAÇÕES.

UMA VERGONHA

José Manuel

Anónimo disse...

Não sou de politiquices, nem das baratas nem das ditas sérias, mas há coisas que me incomodam e me estranham, coisas que não bate a torta com a perdigota, senão vejamos.
Depois de ver a programação desta edição da festa do Avante, achei estranho não fazerem parte do mesmo certos artistas que, sempre foram imagem de marca da CDU ou PCP, como preferirem.
Gente que durante anos abraçou e esteve ao lado desta força política, nem um só para amostra.
Falo de nomes como Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Janita Salomé, Vitorino, Luís Represas ou Trovante, e muitos outros que poderia enumerar.
Numa altura onde toda a classe artística está a passar sérias dificuldades, acho eu que se deveriam lembrar e ajudar quem sempre os ajudou, é uma questão de retribuir, coisa que pelos vistos a CDU não pratica e lhe fica muito mal.
A ingratidão é das coisas que mais me incomoda e mostra quem verdadeiramente é quem a pratica.

Anónimo atento.

Anónimo disse...

Isto de agora se usar a palavra " vergonha " está na moda e ainda pensam que quem a reutiliza é das simpatias do tal atrasado que para aí apareceu, é na verdade um palavra bem objectiva e é por isso inteligentemente aproveitada.

Sem nada ter a ver com qualquer Ventura deste país, também eu vou utilizar a palavra em relação à cdu ter ido com a festa do avante para a frente numa altura onde todos os dias continuam a morrer e a serem infectadas várias pessoas, quer em Portugal como por todo o mundo.

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA...

Anónimo disse...

Fazer ou não a Festa do Avante em tempos de pandemia?



Há 45 anos que o PCP faz a Festa do Avante.

Há 45 anos que o Povo tem a sua festa. Nela junta-se Povo de todos os lados.

Há 45 anos que as regiões têm um espaço para se apresentarem e mostrarem. Na Festa do Avante cada região apresenta a sua música, a sua gastronomia, o seu artesanato, os seus produtos... e o PCP apresenta as suas propostas para essas mesmas regiões.

Não há festa como esta!, diz-se e é verdade. A forma como é organizada, as pessoas que mobiliza, a forma como as pessoas nela se comportam, o que mostra e o que deixa antever.



Durante mais de 30 anos participei da Festa do Avante, nalguns desempenhando tarefas, contribuindo para erguer ou assegurar o funcionamento da Festa. Sempre com espírito militante. Não gosto de festas, nem de grandes ajuntamentos. Fui à Festa por militância. Quando saí do PCP deixei de ir à Festa. Isso não me fez mudar o que pensava sobre ela.



Este ano, o PCP vai realizar a Festa do Avante, apesar da pandemia, mas tendo-a em conta e criando condições para fazer cumprir as normas sanitárias mais adequadas. Muito tem sido criticado por isso, principalmente pela direita, que tenta cavalgar o medo generalizado para atacar a realização.

Compreendo o PCP. Esta é a sua grande manifestação, em que se esforça por mostrar a sua força, a sua capacidade de atrair mais e novas gentes, uma forma diferente de organização e de relacionamento entre as pessoas.

Compreendo igualmente a dificuldade de muita gente – mesmo sem ter nada contra ou até simpatizantes do PCP – aceitar a realização de uma iniciativa que reúne dezenas de milhares de pessoas, quando essa hipótese está interdita a outras realizações, como encontros culturais, desportivos ou religiosos.

Admito que, com a realização da Festa do Avante nestas condições, o PCP possa estar a contribuir para a sua “guetização”. Mas essa avaliação cabe à sua Direcção Política, que certamente a fez…

Não tenho uma posição definitiva sobre a realização da Festa do Avante, neste enquadramento, quer pelo que escrevi, quer pela necessidade de combater o medo que nos está a tolher excessivamente.

Inclino-me, no entanto, para a sua não realização este ano, se persistir a inibição da realização de outros grandes eventos. Evitaria acusações de aproveitamento do regime político e da conjuntura político-partidária...

Anónimo disse...

". Evitaria acusações de aproveitamento do regime político e da conjuntura político-partidária...

03 setembro, 2020 18:05 "


Em primeiro lugar os meus parabéns pelo comentário de excelência. Concordo com tudo o que diz, e como temos visto as acusações de aproveitamento do regime político estão por todo o lado e merecidas, a meu ver a CDU não deveria ter realizado a festa.
E tenho para comigo que nas próximas eleições a CDU vai pagar cara a teimosia.

Um bom dia e muita saúde a todos

Anónimo disse...

aproveitamento do regime político e da conjuntura político-partidária...





Está mais que claro e visto esse aproveitamento, quer por parte da CDU como do PS que precisa mais que nunca dos partidos da geringonça.
Vale tudo, neste País, o que foi proibido a uns não o é para outros, as leis são mudadas à medida dos interesses.
Não me consigo rever numa esquerda destas, até compreendo que a CDU tentasse fazer a sua festa o que não compreendo, nem aceito, é que um governo se deixe manipular por favores, e o Sr. Presidente da Republica também também me saiu um bom banana, já deu o que tinha a dar.
É muito feio o que se anda a passar com os políticos, isto está a precisar de um novo 25 de Abril para acabar com esta podridão.

Muita saúde