quarta-feira, 29 de abril de 2020

AINDA HÁ QUEM LUTE POR PRESERVAR AS MEMÓRIAS DO ALANDROAL

Já aqui temos salientado o trabalho que o nosso conterrâneo António Joaquim  NABAIS Briôa  tem levado a efeito no sentido de, quer em textos, quer em fotografias dar a conhecer o passado do Alandroal.
Utilizando para esse fim o seu facebook recordou-nos recentemente uma das figuras gradas desta terra de Pêro Rodrigues, dando-nos a conhecer a fotografia e a capa da brochura do seu discurso de homenagem a Diogo Lopes de Sequeira figura maior da história do Alandroal

«Para quem se interessa pela história do Alandroal, aqui fica mais um pedacinho da história recente da nossa Vila.
Partilho cópia de um documento alusivo a uma alocução proferida pela Dra. Mariana Pereira Correia por ocasião de uma romagem realizada ao túmulo de Diogo Lopes de Sequeira, em 1954.
A Dra Mariana Correia, professora nesta terra, foi uma figura ilustre do Alandroal, nasceu e viveu no Terreiro de S. Bento. Foi uma "lutadora bairrista que ao Alandroal queria tanto como à própria vida" (a). Foi ela a responsável pela criação da Casa do Alandroal em Lisboa (destinada a todos os Alandroalense que se deslocavam a Lisboa e não tinham onde ficar) e também do Boletim do Alandroal.
Tem nesta localidade uma rua com o seu nome. »
(a) Dr. Manuel Inácio Pestana



Sem comentários: