quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

NOVO "APONTAMENTO" DO A.N.B.

                                              APÊNDICES do CLIMA
1)
 Como é verificável, o clima tem dias e os mais variados apêndices. Os mais experimentados são os frios, os calores deveras quentes, os ventos fortes ou as chuvas “trovadorescas”.
Mas há outros, entre os quais, os desequilíbrios ambientais e dos ecossistemas que o Homem e este modo de civilização lhe foram descoordenadamente introduzindo. A isto, vem respondendo o Alentejo com um Montado único no Mundo.

Aqui há uns anos, Raul Solnado, quando ia à Televisão fazer previsões em jeito de brincadeira sobre o estado do tempo acabava a previsão dizendo mais ou menos isto: “em resumo, se não chover amanhã vai estar bom tempo”.
Pois é isso mesmo que parece estar a acontecer com as duas Mostras de Peixe em Vila Viçosa e no Alandroal a terem início na mesma semana apenas  –imaginem --  a  9 Km de distância.
Ao jeito de R. Solnado, é caso para dizer: se  não estão (ou não foram) coordenadas é porque estão irresponsavelmente descoordenadas. E devem ter sido marcadas sem haver uma simples e mútua consulta ao calendário. Como se apresentava indispensável.
Mais do que um azar, houve uma qualquer coincidência, uma infeliz concorrência e serão estes os sinais de uma pura aselhice e de grande desatino camarário?
2)
 É, por isso, um caso bastante estranho que as duas Câmaras pareçam que andam dessincronizadas e a brincar com o fogo ou com os custos financeiros das duas Mostras de Peixe… Sobrepostas ou com datas em quase simultâneo.
O município de Vila Viçosa lá saberá o que anda a fazer e porque é que decidiu escolher estas datas… Todavia quanto ao município do Alandroal, ter-se-á este dado ao trabalho de prever os custos financeiros desta parasitária coincidência de datas inúteis?
O Rio de onde vem esta peixeirada (ou as hipóteses do seu sucesso) será o mesmo? A promoção cara destes eventos é de borla?
As pessoas andarão alegres e confiantes, em correria desalmada, almoçando em Vila Viçosa e jantando no Alandroal o mesmo peixe do rio? Há assim tanto cacau disponível?
Os custos financeiros previsíveis da promoção e execução destas 2 Mostras de Peixe são, afinal, em função de quê? E ficam para pagar por quem? O orçamento anual irá apresentar queixa?
Sobra ainda uma última questão: a Câmara do Alandroal e o seu Presidente está disposta a dizer-nos e a quantificar os encargos desta boleia e coincidência festiva?
 Ou vai ficar tudo apenas em conchas e águas de bacalhau? E lá se vai mais uma oportunidade (que até já foi aceite e desejada) de promover capazmente o Concelho do Alandroal?
Se fosse consultada, o que é que diria agora a maioria das nossas gentes perante esta cena anti climática e contra todo o senso comum?

 Já agora aqui fica uma derradeira questão: A MOSTRA DO PEIXE do RIO não devia também ter um dos seus epicentros, em Juromenha, lá onde o mítico Guadiana até Mostra Praias, tem paisagens históricas e gratifica-nos com o seu saboroso peixe?
Saudações Democráticas

António Neves Berbem   

Sem comentários: