segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

POETAS DA MINHA TERRA - Maria Antonieta Matos

                                                             ILUSÕES DOS SONHOS…!

                                    Quando adormeço, foge-me o corpo pr’a lugares imaginários,
                                        A mente prende-se tão real ao sono, e ao sonho tamanho!
                                                 Não sei se algum dia lá vivi… porém é tão estranho!
                                           Que ao acordar me interrogo a reviver o ilusório cenário!
                                            Segue-se um confronto de ideias sem explicação…!
                             Porquê alguns sonhos me provocam carpido, dor e turbulência?
                          Porquê outra noite não me importo ficar, em alegre complacência?
                                 Porquê em consciência no sonho, pressinto que viajo em vão?
                               Algumas vezes sinto-me estranha, nessa cidade desconhecida,
                                 Não tenho a memória que me reporte a tão sombria solução,
                          Vejo parentes, amigos, mas na hora de me achar há sempre um senão!
                            Outras, sinto a etérea felicidade e o despertar me invade de seguida,
                          Sem conseguir que a mente analise por lúcidos momentos, essa ilusão,
                            Talvez transportada, por confusas passagens, que são registos de vida.
Maria Antonieta Matos, 13-10 2017
Pintura 
Costa Araujo Araujo
                                                              APROXIMA-SE A NOITE

                                                    Aproxima-se a noite no dia tão negro,
                                                    Navego nas águas tão escuras de medo,
                                                    Ao longe um farol ilumina o rochedo,
                                                    E sinto arrepios na noite que é dia, 
                                                    Tão gelada, tão fria,
                                                    As horas, tão cedo.
                                                    As ondas s’ enfurecem na areia,
                                                    Tapam e destapam o meu leito,
                                                    Oiço o choro da Sereia,
                                                    Querendo namorar o meu amor-perfeito.
                                                    O Sol escapa-se envergonhado,
                                                    Beijando a lua à socapa,
                                                    Num momento coroado,
                                                    Que a nuvem cúmplice faz de graça.
                                                    Aconchego-me a ti, meu amor,
                                                    Pulsando meu peito que sentes bater,
                                                    Abraças-me com jeito no manto sedutor,
                                                    Que atenua o pranto no fundo do SER,
                                                    Que aquece a alma,
                                                   Tão frágil mais calma
                                                    Sempre a renascer.
                                                  Depois descobre o dia numa luz clara,
                                                  E livres ao vento voando no céu,
                                                 Trocamos olhares, sentimos desejos,
                                                 No sonho de amor vamos tu e eu.
14-01-2018 Maria Antonieta Matos
Pintura de Costa Araujo Araujo


Sem comentários: