segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TRADIÇÃO

Aldeia da Mina do Bugalho Homenageou o seu Padroeiro, São Brás dos Matos

No passado 03 de Fevereiro, Dia de São Brás a pequena Aldeia raiana da Mina do Bugalho manteve a centenária Tradição e Homenageou o seu Padroeiro: São Brás dos Matos.
Os seus residentes e forasteiros que se juntaram à Festa, deslocaram-se até São Brás, e lá, junto à sua Igreja festejaram o dia mais importante das gentes da Mina do Bugalho.
Logo pela manhã deu-se lugar ao leilão de algumas fogaças, o valor das mesmas reverte para São Brás. Mantendo a tradição as fogaças são (Pão, Vinho, Chouriços caseiros, Laranjas etc…), são degustados pelos presentes.
Na parte religiosa reza-se o Terço em Honra de Nossa Senhora.
Pelo 12:00 Horas rezou-se a Santa Missa com a bênção das gargantas ( São Brás ficou conhecido porque retirou com a mão um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo, é Padroeiro das doenças da garganta). Pelas 13 Horas, Saem da Igreja, alguns Pendões, o Anjo da Guarda e o Padroeiro, São Brás seguido de Procissão em Honra do Padroeiro.
O Final da Festa aproxima-se quando a Procissão regressa à Igreja. Fica o Pendão de São Brás e o Padroeiro no Largo e é feito o Leilão do Pendão. Quem comprar o Pendão compromete-se a organizar as Festas de Maio e Agosto na Mina do Bugalho em 2017 em Honra de São Brás. Este ano não houve interessados, assim sendo o Pendão mantem-se na posse da Fabrica Paroquial da Igreja de São Brás dos Matos.
E assim terminou a Festa do Dia 03 de Fevereiro, sem a multidão de outros anos mas mantemos a tradição Homenageando o nosso Padroeiro. A organização este a cargo da Fábrica da Igreja Paroquial de São Brás dos Matos.

 Vítor Matos


Sem comentários: