quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

POETAS DA MINHA TERRA - Matias José

                                     Repescando...
                                                                          Mote
                                                              Fito-me frente a frente
                                                              E conheço quem sou.
                                                              Estou louco, é evidente,
                                                              Mas que louco é que estou?
[Fernando Pessoa]
                                                           INTROSPECÇÃO
(I Parte)
                                                                 Faço introspecção
                                                                 Ao ver-me no espelho...
                                                                 Aceito bom conselho
                                                                 De irmão pra irmão.
                                                                 Abro o meu coração
                                                                 Com a força da mente,
                                                                 Sinto o que ele sente
                                                                 E nada digo a ninguém…
                                                                 Quando me convém,
                                                                 Fito-me frente a frente.
                                                                  De mim pouco sabem
                                                                  Passo despercebido…
                                                                  Sem dar grande alarido,
                                                                  Não há que me gabem.
                                                                  As dúvidas acabem
                                                                  Se alguma ainda restou,
                                                                  Houve quem se enganou
                                                                  Pensando conhecer-me…
                                                                  Sou eu a contradizer-me,
                                                                  E conheço quem sou.
                                                                  Acordo meio agitado
                                                                  De um sono inquieto…
                                                                  O sonho anda por perto,
                                                                  E o tempo ali parado.
                                                                  Fico assim em estado
                                                                  D' aflição permanente,
                                                                  Penso até estar ausente
                                                                  Neste mundo perdido…
                                                                  Será que perdi o sentido?
                                                                  Estou louco, é evidente!
                                                                  Não é fácil descrever
                                                                  Certo estado d’alma…
                                                                  Se consigo, isso acalma,
                                                                  A mão deixa de tremer.
                                                                  O tempo passa a correr
                                                                  Como vento que passou,
                                                                  Nunca mais cá voltou
                                                                   Assim é desde o começo…
                                                                  Louco dizem que pareço,
                                                                  Mas que louco é que estou?
Matias José

3 comentários:

Anónimo disse...

Décimas de grande qualidade quer na rima ou métrica. Muito bom este trabalho do amigo poeta. Boa continuação!

Anónimo disse...


A qualidade a que o Poeta já nos habituou.
Que venham mais.

Anónimo disse...

Penso até estar ausente
Neste mundo perdido…
Será que perdi o sentido?
Estou louco, é evidente!



Muito bom, perfeito, grande poeta.