segunda-feira, 3 de outubro de 2016

JUROMENHA MERECIA MAIS ATENÇÃO

Juromenha, 8 de abril de 1758.
Nas suas memórias paroquiais, frei Gaspar Mendes Fragoso, deixa-nos preciosas notas sobre a importância do peixe do rio na alimentação das gentes desta vila fundada pelos celtas nas “ribamsseiras” do Guadiana.
Cria este rio, muntos pexes, e de varios nomes, e diverssas espessies hũns sam barbos, outros cumbos, outros beissudos, outros verceiros”, refere o prior de Juromenha, apontando os barbos como os de “maior qualidade” por ali chegarem a ter o peso de “30 arrates”, quase 14 quilos.
Além de “peixe miúdo” como bogas, bordalos ou pardelhas, frei Gaspar Mendes Fragoso anota igualmente a pesca de “eyrozes, que sam como as jnguias no mar”.

- See more at: http://www.swportugal.pt/cria-este-rio-muntos-pexes/#sthash.Cq2fQSHr.raYaa1wb.dpuf

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Francisco, tivemos como sabe por cá quem prometeu trazer uma pousada ou hotel de luxo para Joromenha, dizia que era certo e criticava e culpava o anterior autarca de ter responsabilidade de tal não ter sido conseguido, a verdade é que esteve 4 anos no poder e a dita promessa do que era certo não passou de uma mentirita.
Pode ser que volte de novo e se assim for é desta que decerto vamos ver e ter o desenvolvimento de Juromenha nunca antes conseguido.

Pescador no activo.

Anónimo disse...

JUROMENHA MERECIA MAIS ATENÇÃO


Juromenha e todo o nosso Concelho o que mereciam era mais competência dos Autarcas, que se candidatam apenas para tirar proveitos e não resolvem nada pois não tem capacidade para tal.
Da esquerda à direita a independentes a coisa é igual, vão mudando as moscas mas a dita cuja é a mesma.

Contrabandista na reforma