segunda-feira, 12 de setembro de 2016

POETAS DA MINHA TERRA - Maria Antonieta Matos

                                                              
                                                                        EU QUERIA SER ...
Eu, queria ser … o foco teu,
Para mirares meus olhos pretensiosos, 
Eu queria … que fosses o espelho meu,
Para sentir o olhar dos teus, tão amorosos.
Eu queria ser… o imenso mar, 
Rolando de alegria no teu rosto,
Eu queria ver… os teus olhos a brilhar,
Saboreando o sal na tua boca a gosto.
Eu, queria ser … o roçar do violino,
Para ouvir bater teu coração, 
Eu, queria ser … a mais leve pena, 
Para escrever ao vento, tanta emoção.
Eu, queria ser … o êxtase da flor,
Espalhando perfume como a açucena, 
Eu, queria ser … o rio deslizando em teu corpo,
Para te acariciar e encher de cor amena.
Eu queria ser … o sol nascente,
Para te beijar com fervor ardente,
Eu, queria ser … o doce abraço,
Quando a saudade se sente.
Eu, queria ser … o desassossego,
Que agita o medo inquietante,
Eu, queria ser … o efémero torpedo, 
Que liberta o mundo deprimente.

Maria Antonieta Matos
Pintura  Costa Araujo
09-02-2016
                                                                  MENDIGO
                                        Desgrenhado, corres as ruas da cidade
                                                  Todos te rejeitam pelo ar de podridão
                                               Enquanto há quem te roube, na impunidade
                                                   Vão camuflados e fingidores te dar a mão
                                                   Sofres no silêncio, tuas lágrimas engoles
                                                  Empedernido, ao relento finges que dormes
                                                  Lençóis de calor e vento, com que te cobres
                                                   Calando as dores por pensamentos nobres
                                                           Humilhas-te pedindo na serenidade
                                                         Questionas os dias se tens para comer
                                                         Se te olham nos olhos com olhos de ver
                                                     Mendigas d'um pouco de carinho e dignidade
                                                        Um sorriso, um gesto, uma mão amiga
                                                   Protecção de quem pode, que a pedir te obriga
 Maria Antonieta Matos - Desenho: Maria Antonieta Matos.
    

Sem comentários: