sexta-feira, 4 de março de 2016

DIREITO À RESPOSTA

Porque identificado, e porque o considero “em defesa da honra”, permito-me colocar em primeira página o comentário abaixo que alude a um comentário enviado anonimamente referente ao texto “Orelhudos do Caraças” ontem aqui publicado.

O Editor

Caro Comentador das 23.03

Uma das alternativas ( e tentativas ) de resposta que tenho aqui à mão é esta.
“ (…) Qualquer debate pressupõe três ou quatro condições básicas cuja falta acarreta consequências nefastas. Começa por exigir a prevalência da inteligência crítica e passa pela observância de um mínimo de respeito pelo adversário e pelas posições por ele preconizadas.
Só a partir daí se pode estabelecer um campo de discussão permeável às ideias adversas (…) precisamente o contrário da gritaria, da falta de bom trato e do insulto soez que hoje ocupam a esfera publica”.
Os resultados estão à vista ( e acrescento eu ) e só não são mais directamente  criticáveis porque – infelizmente – usam e abusam do “umbertiano” Eco… dos anonimatos idiotas e fúteis.

 Agora se pensa que fui eu a escrever isto, apresso-me a dizer-lhe Caro Comentador das 23.03 que é uma curta citação retirada de Francisco Assis (que espero que conheça).
   Agradecendo a sua faceta  de andar semanalmente a acompanhar o Al tejo, envio-lhe os meus Melhores cumprimentos.
       António Neves Berbem

  Ps: Se assim lhe apetecer, leia isto mais do que uma vez. Como provavelmente irá acontecer. Obrigado. 

Sem comentários: