quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                               Maus ventos Helvéticos

Quarta, 11 Fevereiro 2015 09:24
Ontem soubemos que um técnico informático possui uma base de dados, que alegadamente, fará prova de um escândalo fiscal por fraude e outros crimes que poderão envolver mais de cem mil clientes da filial suíça do banco HSBC.
Todavia, não devemos confundir a “nuvem por juno”, e, referir que, porventura, muitos dos clientes declararam devidamente os seus rendimentos.
Esta notícia soma-se a muitas outras, que, assolam infelizmente, as sociedades ocidentais, nos últimos tempos. A Europa foi a precursora do estado liberal que encerra os princípios fundamentais e fundadores das constituições dos países que adoptaram os regimes democráticos, como baliza para uma boa e saudável convivência das suas comunidades.
Neste sentido, tenho para mim que, também são os países da Europa democrática que terão de encontrar os meios legais e coercivos que permitam o fim dos paraísos fiscais e da legislação que possibilita os países como a Suíça de transformarem em “amigos” da criminalidade fiscal. De contrário, teremos que conviver com injustiças que não serão, de todo em todo, da aceitação e compreensão das maiorias. E, o rumo ao caos, não ficaria muito longe do alcance.
Com efeito, sem falsos moralismos, porque não tenho intenção nem competência para os fazer. O certo é que para que as sociedades possam viver enformadas com o mínimo de dignidade e com isso consigam preservar o estado social, mesmo que seja o consonante com aquilo que produzem, há um mínimo que tem de ser defendido sob pena de as sociedades se desestruturarem, quer social, quer politicamente, conduzindo-as, por isso, para o belicismo.
Isto dito, há valores que não podem, nem devem deixar de ser observados, em nome do bem-estar e da paz dos povos. Caso assim não seja, não tenho grandes dúvidas, porque as múltiplas lições dadas pela História universal, ensinam-nos que os desequilíbrios acentuados, sejam de que natureza for, são potenciadores de guerras. Todavia, estou certo que ainda estaremos a tempo de evitarmos males maiores.
José Policarpo


Sem comentários: