quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ALDEIA DA VENDA REVIVE TRADIÇÃO

Matança tradicional do porco regressa à Aldeia da Venda

É já no próximo dia 31 de janeiro que Aldeia da Venda recria a matança do porco com o objetivo de reviver a tradição e não deixar cair no esquecimento uma prática centenária que em tempos fez parte de todas as casas alentejanas. Durante as últimas décadas a matança caiu em desuso e aqueles que, ainda assim, a continuam a praticar utilizam novos métodos e novas ferramentas, deixando para trás todo um saber artesanal de confeção.
Para que este conhecimento não se perca na história e passe às gerações vindouras, a autarquia organizou uma matança do porco, o mais fiel possível à matança original e vai fazer do dia 24 um dia de festa à semelhança do que sucedia na casa dos alandroalenses.
O dia começa bem cedo com a apanha do porco para cima da banca às 8 horas e culmina com a degustação do mesmo por volta das 13 horas, seguindo-se um momento musical com o Grupo Coral de Associação Gente Nova do Campinho, Grupo Tertúlia do Cante Alentejano de Évora, Grupo Trigueirão do Relheiro de Hortinhas e Grupo Coral dos Trabalhadores de Montoito. 
Durante o dia estará patente no recinto uma exposição e venda de produtos regionais.
Fonte: Site C.M.A.




6 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está uma boa iniciativa,isto sim faz parte da nossa tradição e não SAIAS.

Anónimo disse...

Mas em Terena já houve ou pelo menos foi publicada no Al Tejo esta iniciativa, patrocionada pela fusão?! da Casa do Povo de Santiago Maior e da Terena-
Realizou-se ou não?
fusão?! gostaria de saber onde se realizou, quando se realizou e a deliberação.
Senhores presidentes das casas do Povo de Santiago Maior e de Terena, venho a terreiro e expliquem ao Povo de ambas as freguesias como decorreu todo o processo dessa função.
Nós somos gente, seremos gente e nunca coisas.

Anónimo disse...

O senhor, ou senhora sabe que havia no Alandroal um Rancho Folclórico onde se cantavam tradicionais SAIAS?

Informe-se, cultive-se e não escreva "parvoeiras".

Fique bem

Anónimo disse...

Informe-se, cultive-se e não escreva "parvoeiras".

Fique bem


23 janeiro, 2015 12:35

Não sei quem ´que aqui diz parvoeiras.
Pode ter havido no Alandroal um grupo ou dois ou três onde se cantavam saias como houve no Redondo em Bencatel e não só, mas daí a termos tradição de sais não. Também temos pessoas que cantam o fado no Concelho e isso não faz que haja no Alandroal tradição fadista.
Também tivemos uma excelente orquestra a BASS, considerada na altura uma das melhore do Alentejo e do País, cantavam e tocavam muita coisa e não temos tradição de nenhuma delas.

Não sei quem é que aqui diz de facto parvoeiras, bem querem remendar as SAIAS mas as ditas foram rasgadas de mais pela nossa Presidente e não há volta a dar.

Anónimo disse...

Esta de já ter havido um rancho no Alandroal é de partir o côco. Já houve, pois houve já lá vão quase 60 anos. Foi uma tentativa do Maestro Mendes Soldado, mas que não passou de uma tentativa. Já posteriormente houve um nas Hortinhas e esse ainda teve algum, pouco, destaque. Amigo não diga parvoeiras, então qualquer rancho folclorico tem no seu repertório saias, desde o Minho ao Algarve e isso não quer dizer que a terra desse rancho se candidate seja ao que for.
Ele há cada um!

Anónimo disse...

""""havia no Alandroal um Rancho Folclórico onde se cantavam tradicionais SAIAS?

Informe-se, cultive-se e não escreva "parvoeiras"."""

Cultive-se o caro comentador porque como diz e bem havia no Alandroal um grupo folclórico que cantavam saias e outros estilos de musica popular portuguesa, na verdade nunca houve no Alandroal um grupo de saias e que se dedicasse só ás mesmas, pela razão que por aqui tradição de saias só as das senhoras.

Cultive-se,tanta agressividade não era necessária principalmente porque o amigo não tem razão nenhuma e o comentador que critica tem.Não tente tapar o sol com a peneira que se constipa.