segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PANO CRU - Uma rubrica do A.N.B.


                                               O  PAEL  que deu   FAM
I)
Chilreando de galho em galho ou ouvindo os grilos do campo, enterrados na toca, vai a Vila percebendo, cruamente, e cada vez mais surpreendida, que a passarada e o tosco e furtivo “pano cru” em que se teceu a cúmplice aliança eleitoral do MUDA- CDU  pouco durou … e muito números escondeu.
Passado tão pouco tempo, “o raio e verniz” dos números da dívida da Autarquia parecem bater errados, não condizendo com a verdade que continua bastante furtiva.
Quer de um lado quer do outro, “o caldo financeiro” entornou-se, se é que alguma vez bateu certo, com os custos acrescidos da cara auditoria de que nunca se viram, preto no branco, até hoje, os números reais. Parece e dizem-nos que andam arquivados…
O certo é que, com ou sem PAEL e dentro de pouco tempo com o FAM, o mais certo é o presente e o futuro da Autarquia e dos munícipes vir a piorar “por mais umas três décadas” segundo relata a própria e principal fonte camarária. A piorar e a ficar caríssimas..
Isto com os custos acrescidos deste e doutros problemas graves, não poderem vir a ser discutidos e  responsabilizados, democraticamente, uma vez que “a maioria absoluta” pode agora continuar a jogar, em seu proveito, as posições eleitorais que soube capturar e, eventualmente, a podem e vão beneficiar.
Vejamos, de passagem, uma pequena parte do extenso rol de desgraças veiculadas por este último comunicado, sem data, da Câmara Municipal a que o Al tejo chama claramente  “um bico-de obra” sem um fim à vista.
Vejam só:  a Sra. Presidenta acusa o ex-Presidente que, por sua vez, já lhe tinha feito o mesmo sobre o real, malfadado e concreto montante exacto da divida camarária;
fala também da encomenda de uma vistoria  às contas da CMA que custou 46.800 euros ( mais de 9.300 contos) de que ninguém ainda viu os escuros resultados;
cita 700.000 euros de juros à Pavia ( mais de 3,5 milhões de contos) não reflectidos nas contas da Câmara;
invoca dívida escondida assim como uma enorme quantidade  de facturas não cabimentadas;
e vejam, só para terminar, tal como não podia deixar de acontecer, como toca na dita e fatal diferença de 9 milhões de euros. Mais coisa menos coisa, mais milhão menos milhão (visto que a dívida também pode muito já ter  chegado aos 30 milhões de euros).
Tudo junto, não acham que é bastante dinheirame para uma Autarquia que parece não ter dinheiro para mandar cantar um ceguinho nas Festas de Setembro? Ou, é melhor é ficarmos já por aqui esperando que outra(s) politica(s) venham a ser finalmente postas em pratica!
 
ii)
  Com tanta instabilidade à vista, tantos cantores e tanta ventania na ramagem e, para que tudo não possa vir a ser ainda pior no futuro, que tal se a autarquia começasse a pensar, por exemplo, em fazer uma nova radiografia ao Concelho e apostar decididamente em meia dúzia de alterações nos seus comportamentos:
- 1) como pôr a Câmara e a Assembleia Municipal, a puxar pelos neurónios, a Auto vigiar-se e a desenvolver a economia local reinventando parte da sua missão e dos fins  “eleitorais” para que foi eleita há quase um ano;
- 2) quando é que os autarcas (ou pelo menos os autarcas com mais responsabilidades) se convencem que devem valer pelos resultados obtidos na taxa de crescimento do emprego e do rendimento médio dos munícipes do seu Concelho;
- 3) quando é que outros “indicadores de bem estar social”, como o da reabilitação urbana, começam a crescer, a ser praticados e a ser realmente visíveis;
- 4) quando é que, para além do uso e abuso de um descarado “presidencialismo municipal”, a Câmara, no seu site, decide consagrar espaço e direitos democráticos efectivos de representação municipal à oposição (tal como acontece a nível nacional);
- 5)  Os Orçamentos Participativos continuam à espera de quê para começarem a ser implementados envolvendo de, uma vez por todas, a população na recolha de ideias e realizações de projectos… que até não têm de ser caros;
- 6) e, para finalizar, será que a Câmara com as dificuldades financeiras que apresenta, não é capaz e não tem capacidade para discutir e pôr em execução, sim, pôr em marcha um plano de venda do seu património excedentário; (e já agora derrubar o falso pelourinho e vender aquela porcaria daquele mamarracho no Jardim das Meninas).
Enfim.
   - Mudar seriamente de vida, dizer a verdade dos números, fixar objectivos abrangentes, ultrapassar pacóvias rivalidades pessoais, cooperar e informar-nos o melhor possível, abrir a democracia local a novas praticas, não será, perguntamos nós, o meio mais eficaz de viver o presente com os olhos e confiança no difícil futuro próximo?
Prevenir incidentes fúteis e conflitos locais, mais ou menos encapotados e pré-eleitoralistas, conduzem a Vila a algo que não tenha sido já visto, repetido e vivido? Será o único caminho?
É desta “pequena história imediatista” de curto prazo, “do mente e desmente”, sem uma visão municipal de médio prazo,  que precisamos para desenvolver o Concelho? Os números e esta mão cheia de milhões tresmalhados não devem, de uma vez por todas, ser tratados a sério?
Será preciso vir para cá um novo C. moedas?
  Melhores saudações

   António Neves Berbem
04 Agosto 2014


21 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente amigo Berbém acha que estes vereadores têm estofo para alterar/melhorar alguma coisa que seja? Que experiência de vida têm eles, que visão têm eles para colocarem alguma acção em marcha, tendente a alterar o rumo dos acontecimentos?
Mesmo em tempo de crise, há sempre coisas que se podem fazer para melhorar as coisas, mas sinceramente e politica à parte não vejo qualquer competência a este executivo para o fazerem, especialmente os vereadores.
Não é com festinhas e marchinhas que lá vamos ou andar com as crianças ao colo como já li algures hoje.

Boa noite

Anónimo disse...

É ENGRAÇADO QUE FALAM SEMPRE NA NÃO COMPETÊNCIA DOS VEREADORES, PORQUE SÃO NOVOS E SEM EXPERIÊNCIA QUE O CARGO DE FACTO NECESSITA, MAS PERGUNTO.

E A SRª PRESIDENTE SÓ PORQUE É ADVOGADA E UM POUCO MAIS VELHA TEM EXPERIÊNCIA DE QUÊ????

POLITICAMENTE É NOVA NA COISA, QUE SE SAIBA NUNCA GERIU COISA NENHUMA A NÃO SER O PEQUENO ESCRITÓRIO DO ALANDROAL, MAS NÃO SEI PORQUÊ PARECE QUE A SRº TEM UM VASTO CONHECIMENTO AUTÁRQUICO E COM PROVAS DADAS E UM ENORME CORÍCULO.

COM TODO O RESPEITO ESTÃO BEM UNS PARA OS OUTROS EM TERMOS DE TOTAL INEXPERIÊNCIA E COMO SE DIZ NA TROPA, SÃO TODOS MAÇARICOS E SEM PREPARAÇÃO QUE O CARGO NECESSITA PRINCIPALMENTE COM UM MUNICÍPIO ENDIVIDADO E CHEIO DE PROBLEMAS.

AS COISA NÃO ANDAM, É TUDO PARA AMANHÃ E À ULTIMA DA HORA, NÃO TEM SOLUÇÕES NEM SE VÊ TRABALHO E A CULPA É SÓ DOS VEREADORES, E JÁ AGORA DAS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELOS VÁRIOS SECTORES.

VAMOS LÁ SER SINCEROS E RESPONSABILIZAR QUEM DE FACTO DEVERIA GOVERNAR O BARCO MAS PELOS VISTOS NÃO O FAZ.

AINDA NEM UM ANO TEM DE PODER E JÁ NÃO ATENDE OS TELEFONES ÀS PESSOAS AMIGAS, ESTÁ INCONTACTÁVEL, OU SEJA, JÁ TEM OS VÍCIOS DE TODOS OS OUTROS, MAS A CULPA DESTA TOTAL INATIVIDADE É SEMPRE DE UM QUALQUER BODE EXPIATÓRIO.

ESTA PROTEÇÃO E ISENÇÃO SERÁ POR SER MULHER?

SE AS COISAS NÃO FUNCIONAM, TEM QUE SE PEDIR EXPLICAÇÕES A QUEM É RESPONSÁVEL DEIXEM-SE LÁ DE MARIQUICES E NÃO SEJAM TENDENCIOSOS E LAMBE BOTAS DE SALTO ALTO.

Anónimo disse...

Essa de lambe botas de salto alto gostei, é que espelha o que se passa com as pessoas daqui e pelos vistos com as que vivem fora, isto da adoração e de lamber botas de presidentes sempre foi prática doentia por aqui, e agora de saltinhos altos isto é que é velos e velas a dobrarem-se para o beija-pé e beija-mão.
E faz este ano 40 anos da revolução de abril mas as mentalidades serviçais continuam como no tempo dos senhores feudais.
E o como diz o comentador e que não é nenhuma mentira, a Sr. Presidente já não atende telefones a " amigos " de muitos anos, mas claro que não é por mal, é muita reunião e muita preocupação, mas que tal retribuir as chamadas fora da hora de serviço, e uma coisa que se chama educação.
Ganham os maus tiques todos num esfonáite. Todos e todas iguais, sem tirar nem por.

Anónimo disse...

Com tanto profissional de lambe botas cardadas e gastas, agora umas de salto alto limpinhas e elegantes vai ser um festim de lambidelas.
Até rastejam, pois o calçado é apelativo e o mais grave disto tudo é que quem está no poder gosta, uns mais que outros mas todos gostam , de tal modo que se torna viciante, como podemos constatar nos últimos anos no Alandroal e com botas mais grosseiras.
Vamos ver no que isto dá, alguns maus vícios do exercício de Presidente Camarário já se denotam, temos que esperar por o fim da novela.

Anónimo disse...

O que é um corículo???Estou a ver que o comentador anterior tem muiiiiiiiiiita experiência de tudo um pouco; mas a que mais se nota é a da burrice...

Anónimo disse...



Vistos e avaliados estes dois sérios comentários, só se pode concluir que: o pior deste exercício camarário,já se tornou visível e que o improvável virou o mais provável no tempo .


JAB

Anónimo disse...

O que é um corículo???Estou a ver que o comentador anterior tem muiiiiiiiiiita experiência de tudo um pouco; mas a que mais se nota é a da burrice...

05 Agosto, 2014 13:10

Não lhe está ao jeito, sentiu o toque e deu de si.
Deixe lá os erros ortográficos das pessoas, porque o importante é o conteúdo, é a mensagem, e está tudo lá, tudo preto no branco e conciso.
Não gostou e ficou incomodada, olhe que isso entre muitas outras coisas também denota burrice.

Anónimo disse...

Então o amigo António Berbem, e o amigo Xico Manuel que sabem mexer nas palavras como ninguém nada dizem sobre esta pouca vergonha deste executivo não apoiar as nossa festas de Setembro.
Toda a gente por aqui comenta, esta pouca vergonha, que chutaram a bola para as associações, e que estas não tem dinheiro, ao que se sabe era para ser a união de juntas de freguesia mas que tambem estas nada vão fazer.
ó gente do Alandroal fica tudo parado e calado cm esta afronta ás nossas mais importantes tradições, é comer e calar.

A coisa é grave e isto não pode acontecer temos todos que fazer alguma coisa pela nossa terra, pelo Alandroal, pela nossa tradição e história.

francisco tátá disse...

Por mim respondo:
Até à data oficialmente ou por intermédio de contactos credíveis nada sei sobre o assunto Festa de Setembro ou Festival da Juventude.
De uma coisa pde ter a certeza: logo que ao corrente do que concretamente se vai passar, tirarei as minhas conclusões, e não deixarei de me pronunciar sobre o assunto.
Obrigado pelo seu comentário
Chico Manuel

Anónimo disse...

QUE VERGONHA, TEVE O VICE DE FÉRIAS AGORA ESTÁ A PRESIDENTE E TUDO POR TRATAR E SEM SABEREM O QUE VÃO OU NÃO FAZER, FALAMOS DE UMA FESTA DA JUVENTUDE JÁ MARCADA E ANUNCIADA PARA DAQUI A 2 SEMANAS E UMA FESTA CENTENÁRIA PARA 3 SEMANAS.
E ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC.

ESPEREMOS QUE AS FÉRIAS ACABEM.

Anónimo disse...

Tal como todos os outros não há dinheiro para o que não se quer, quem manda, manda e o resto é treta.
Se estão lá foi porque lá os puseram, agora aguentem e bico calado.

Anónimo disse...

Ò Gentes do Alandroal Diz o comentador isto não pode ser temos que fazer alguma coisa.

Se este povo nada faz quando está aser roubado como tem sido não pela cãmara mas pelo governo e olhe que é quase todos os dias havia de ser agora por umas festas??!!!Ainda vou gostar de ver.Olhe Sr Comentador meta você os pés á ribeira já que tem tanta coragem, sabe como se diz na nossa terra quem quer peixe molha o cu...

Anónimo disse...

Se este povo nada faz quando está aser roubado como tem sido não pela cãmara mas pelo governo e olhe que é quase todos os dias havia de ser agora por umas festas??

Olhe que está enganado e este executivo também.

Anónimo disse...

PARA SE VER A DIFERENÇA DO QUE É BEM FEITO E DE COMO DEVE SER FEITO.

RECEBIDO POR EMAIL DO MUNICÍPIO DO ALANDROAL HOJE DE MANHÃ.


" Ex. mos Srs./as

Remeto em anexo, CARTAZ E PROGRAMA do I Congresso Internacional dos Santuários para conhecimento e divulgação, que se irá realizar em Alandroal de 12 a 14 de Setembro próximo.

Mais informações consulte:

http://santuarios.fba.ul.pt/

http://www.cm-alandroal.pt/pt/conteudos/eventos/I+Congresso+Internacional+Santuarios++Cultura++Ar.htm



Com os melhores cumprimentos, "

É CLARO QUE COMO PODERÃO VER NO CARTAZ E NO PROGRAMA ISTO É UMA ORGANIZAÇÃO DE VÁRIAS ENTIDADES E NÃO SÓ DO NOSSO MUNICÍPIO, POR ISSO UMA PUBLICIDADE BEM FEITA E ATEMPADA, QUE DENOTA ORGANIZAÇÃO.
ESTAMOS A MENOS DE UM MÊS DO EVENTO E JÁ HÁ TODA A INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO.

AGORA TAMBÉM EU PERGUNTO.

E A FESTA DA JUVENTUDE QUE É JÁ NO FIM DO MÊS, JÁ TEM PROGRAMA FEITO?
E QUANDO SAI ?

E A FESTA DE SETEMBRO QUE É DAQUI A 3 SEMANAS, JÁ TEM PROGRAMA FEITO?
E SAI QUANDO ?

MAU DE MAIS SENHORA PRESIDENTE, POUCO TRABALHO, POUCA DETERMINAÇÃO E EFICIÊNCIA, COM TODO O RESPEITO, FÉRIAS SEM AS COISAS RESOLVIDAS DENOTA MUITA COISA QUE DEVERIA DIZER MAS QUE AQUI NÃO POSSO E NÃO DEVO...

Anónimo disse...

como se diz na nossa terra quem quer peixe molha o cu...

07 Agosto, 2014 08:49

Isso é lá na sua terra, no Alandroal já há barcos e canas de pesca a muitos anos e já ninguém molha o cu por causa do peixe, até o vem trazer à porta de casa.
Mas uma coisa lhe garanto, continua muita gente a molhar o cu, mas é por outros motivos que não peixe.
Pelos vistos o amigo é que tem muita coragem e a sua escrita muito interesse e útil para o debate e elevação neste blog, já percebemos que de peixe e cu é o amigo entendido.

Pescador reformado

Anónimo disse...

"MAU DE MAIS SENHORA PRESIDENTE, POUCO TRABALHO, POUCA DETERMINAÇÃO E EFICIÊNCIA, COM TODO O RESPEITO, FÉRIAS SEM AS COISAS RESOLVIDAS DENOTA MUITA COISA QUE DEVERIA DIZER MAS QUE AQUI NÃO POSSO E NÃO DEVO...


07 Agosto, 2014 10:27"

O problema nem é tanto irem de férias sem as coisas tratadas, pois em todo os trabalhos há férias e as coisas não param.
O que não pode acontecer e aconteceu é a Presidente ir de férias e ficar o Vice a tratar das coisa e depois a gente quer resolver alguma coisa no Município e temos que esperar que a Presidente volte porque com ela a coisa anda pouco mas sempre se faz vê alguma coisinha e sem ela tudo para.
E estamos entregues a gente desta.

E por aqui me fico

Anónimo disse...

Pergunto a alguém que me possa elucidar.

Dizem que vai haver uma festa da juventude, e que não está nada tratado o que pela total falta de informação sobre a dita tudo leva a crer que sim.
Mas não é o Vice que está com a juventude?
E então porque não tratou da dita festa que está quase a começar mesmo com a presidente de férias, não sabe ? Não pode ?
Só no Alandroal, é só gente sem iniciativa e incompetente.

Anónimo disse...

Vão chamar-me lambe botas mas não quero saber. A verdade tem que ser dita.
Trabalhei quatro anos com o presidente Grilo e nunca o vi ir de férias ou estar longe dos assuntos. Estava sempre na câmara e recebia toda a gente a qualquer hora mesmo sem marcação.
Agora só há atendimento no Alandroal uma vez por mês. Esta não anda sempre no estrangeiro como andava o Nabais mas vai dar no mesmo.
Quer queiram quer não as pessoas fazem muita diferença umas das outras e mais não digo!

Anónimo disse...

Sabem porque é que o congresso dos santuários está bem organizado??? Porque apesar de ser feito cá não depende desta câmara para nada, senão é que havia de ser uma coisa nunca vista!!!!

Anónimo disse...

Estava sempre na câmara e recebia toda a gente a qualquer hora mesmo sem marcação.

TAL COMO RECEBEU O OUTRO, QUE DEMORARAM MESES A MARCAR UMA REUNIÃO, DESMARCARAM A DITA 5 MINUTOS ANTES DO INICIO DA MESMA, DISSERAM QUE IAM MARCAR OUTRA VEZ E O RAPAZ AINDA HOJE ESTÁ À ESPERA DA MARCAÇÃO, DEVE SER PARA UM PRÓXIMO MANDATO.

VÁ DAR BANHO AO CÃO, BEM TEM RAZÃO QUANDO DIZ QUE LHE VAMOS CHAMAR LAMBE BOTAS, O SEU A SEU DONO.

francisco tátá disse...

Isto é engraçado... quando não lhes agrada a conversa ou é "areia demais para a camioneta" é o blogue que perde qualidades...
Administrador