segunda-feira, 23 de junho de 2014

DIVULGÇÃO GASTRONÓMICA

                          Adega dos Ramalhos na senda da tradição.

Com a chegada do Verão a Adega dos Ramalhos promove o Gaspacho, comida adequada e tradicional da época do Verão

12 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta comidinha tipica tinham que fazer uma mostra de peixe do rio que a maioria das pessoas do nosso concelho não come.
O porco que é a base de toda a nossa alimentação ficou de fora. É só politicos inteligentes.

Anónimo disse...

Mas ainda há comentadores que os ultrapassam e batem aos pontos.
Oh homem pense antes de dizer asneiras.
Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal

Anónimo disse...

"Oh homem pense antes de dizer asneiras."

Como é o seu caso.

No concelho do Alandroal também sempre se comeu galinha, caça, cogumelos e lá está peixe do rio que não é de todo a base da alimentação do Alentejo nem do nosso Concelho.
Querem lá ver que antigamente as arcas de salmoura que todas as casas tinham eram de peixe do rio, e não de carne essencialmente de porco.
A carne de porco , branco e preto , sempre foi o pilar da nossa alimentação, peixe do rio na casa dos meus pais e avós nunca entrou, nem nas casa de familiares espalhadas por todo o Concelho, era petisco de tabernas, isso sim, o amigo se calhar é de JUROMENHA, aí sim, a coisa já era diferente, aí faria todo o sentido uma mostra de peixe do rio para promover a terra e a tradição, promovendo e aproveitando o Rio para complemento do certame.

Mostra de peixe do rio, para alem do peixe só sobram espinhas, quer o amigo comparar a diferença que seria a nível comercial se a mostra fosse de porco alentejano, a variedade de pratos que se podem confeccionar, os derivados que se podem vender, banha, enchidos, presunto, e a diferença abismal de pessoas que comem carne de porco, para as que consomem peixe, e do rio, tem alguma comparação.
Enfim, nesta terra de inteligentes, políticos ou não, continua a casmurrice e é só tiros nos pés, e o Concelho a andar para trás.

Anónimo disse...

Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal



Então temos que fazer mostras de

borrego, cabrito, peru, galinha, coelho, lebre, tordos,perninhas de rã, passarinhos,javali,vaca, ouriço, etc

É QUE TODAS ESTAS COISAS FAZEM PARTE DA GASTRONOMIA DO CONCELHO.

O COMENTADOR DE 24 Junho, 2014 18:02 TEM TODA A RAZÃO, A BASE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO É O PORCO, E JÁ AGORA FIQUE SABENDO QUE HÁ LOCAIS DO CONCELHO ONDE O PEIXE DO RIO NUNCA FEZ PARTE DA GASTRONOMIA.

PERDEU UMA BOA OCASIÃO PARA ESTAR CALADO.

Anónimo disse...

E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA?
NÃO È ISSO QUE ESTÁ IMPLICITO NAS VOSSAS BRILHANTES CONSIDERAÇÔES?
DEIXEM LÁ AS MOSTRAS E DEBRUCEM-SE NOS GASPACHOS QUE É DISSO QUE SE TRATA.

Anónimo disse...

90% DAS PESSOAS QUE COMEM PEIXE COMO PRATO TÍPICO ALENTEJANO NO INTERIOR DO ALENTEJO, COMEM CASÃO QUE É PEIXE DE MAR,QUEREM LÁ SABER DE PEIXE DO RIO.
MAS SEMPRE TIVEMOS A MANIA DE SER DIFERENTES E DEPOIS TEMOS MUITO MENOS GENTE DO QUE PODERÍAMOS TER SE TIVESSE-MOS UMA MOSTRA GASTRONÓMICA MAIS ABRANGENTE PARA AS PESSOAS E ONDE SE PODERIA FACTURAR MUITO MAIS.
MAS VIVA A DIFERENÇA,O NUNCA VISTO, VIVA O PEIXE DO RIO E EM ESPECIAL O SEU INTELIGENTE MENTOR.

NÃO ACERTARAM UMA.

Anónimo disse...

E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA?

Está enganado no bloog, aqui o assunto é comida, e mostra gastronómica tem a ver, e o que a dita deveria ser para bem de todos e do concelho,e não esta invenção do peixe do rio que pode ser bom para alguns mas para a maioria não diz nada, nem puxa carroça.
Pelos vistos o amigo é que sofre de politiquice aguda.
Acusam o toque e começam logo aos coices.Ainda não aprenderam a digeri criticas e a aprender com elas, falta humildade e saber viver em democracia, entre outras coisas.

Anónimo disse...

Ora aí está, porque não uma mostra de gaspachos, também se pode acompanhar com peixe frito que pode ser de rio.

Isto é que vai para aqui uma açorda.
Olha, e com a açorda também cai bem um peixinho do rio.

Querem lá ver que o peixe do rio dá para tudo?????

Vamos ficar ricos e famosos por causa de tal iguaria e da tal mostra já famosa em todo o mundo.
hihihihihihihi............

Já vem frotas de barcos de pesca Espanhóis pelo Guadiana abaixo.

Anónimo disse...

Grande Ramalho, se não fores tu a olhar por ti estás feito.
Criaram um evento gastronómico, sem ser pensado e estudado que se faz uma vez por ano que foi sobre o peixe do rio como podia ter sido de outra qualquer coisa e já está,fica tudo famoso e os comerciantes ricos a vender peixe. E o resto do ano?
Iniciativas, é o que faz falta, estamos todos à espera SRª PRESIDENTE, SÓ FAZER O QUE JÁ FOI FEITO E MAL NÃO CHEGA, É MUITO POUCO.

Anónimo disse...

Semana do porco há pelo país, de norte a sul. Acho bem que se criasse a semana de peixe do rio. Como ia ser, eu gosto mais de frango, quero a semana do frango, o meu vizinho gosta mais de porco, quer a semana do porco, o outro gosta é de açordas, vamos lá para as açordas... é só falar para ter que dizer!
Parabéns ao Ramalho, concordo que sejam os próprios a promoverem estes eventos, não tem que ser a câmara a fazer tudo.

Anónimo disse...

Penso que a câmara faz bem em dar continuidade aos eventos do mandato anterior. Provaram ser os que melhor diferenciam o concelho e revelaram-se equilibrados, com visão e com capacidade de atracção. O concelho passou a ser respeitado e procurado pelos seus eventos. Já as expos de antes eram o espelho do seu criador: vaidades caras e inconsequentes e custaram milhões e milhões e das quais não sobrou nada. PEIXE DO RIO? Claro que sim. Em todo o lado no alentejo se come de tudo o que é bom. Mas é possível levar toda a gente a todo o lado a comer de tudo? NÃO! Façam uma mostra gastronómica de quinze em quinze dias disto e daquilo e vejam os resultados!!E está provado que é possível trazer gente ao Alandroal para comer peixe! PONTO!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentador das 23:06. E não sou CDU, nem Muda.