Do Alandroal para o mundo.
Tudo o que interessa sobre o Alentejo!
segunda-feira, 23 de junho de 2014
DIVULGÇÃO GASTRONÓMICA
Adega dos Ramalhos na senda
da tradição.
Com a chegada do Verão a Adega dos Ramalhos promove o
Gaspacho, comida adequada e tradicional da época do Verão
12 comentários:
Anónimo
disse...
Com tanta comidinha tipica tinham que fazer uma mostra de peixe do rio que a maioria das pessoas do nosso concelho não come. O porco que é a base de toda a nossa alimentação ficou de fora. É só politicos inteligentes.
Mas ainda há comentadores que os ultrapassam e batem aos pontos. Oh homem pense antes de dizer asneiras. Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal
No concelho do Alandroal também sempre se comeu galinha, caça, cogumelos e lá está peixe do rio que não é de todo a base da alimentação do Alentejo nem do nosso Concelho. Querem lá ver que antigamente as arcas de salmoura que todas as casas tinham eram de peixe do rio, e não de carne essencialmente de porco. A carne de porco , branco e preto , sempre foi o pilar da nossa alimentação, peixe do rio na casa dos meus pais e avós nunca entrou, nem nas casa de familiares espalhadas por todo o Concelho, era petisco de tabernas, isso sim, o amigo se calhar é de JUROMENHA, aí sim, a coisa já era diferente, aí faria todo o sentido uma mostra de peixe do rio para promover a terra e a tradição, promovendo e aproveitando o Rio para complemento do certame.
Mostra de peixe do rio, para alem do peixe só sobram espinhas, quer o amigo comparar a diferença que seria a nível comercial se a mostra fosse de porco alentejano, a variedade de pratos que se podem confeccionar, os derivados que se podem vender, banha, enchidos, presunto, e a diferença abismal de pessoas que comem carne de porco, para as que consomem peixe, e do rio, tem alguma comparação. Enfim, nesta terra de inteligentes, políticos ou não, continua a casmurrice e é só tiros nos pés, e o Concelho a andar para trás.
Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal
Então temos que fazer mostras de
borrego, cabrito, peru, galinha, coelho, lebre, tordos,perninhas de rã, passarinhos,javali,vaca, ouriço, etc
É QUE TODAS ESTAS COISAS FAZEM PARTE DA GASTRONOMIA DO CONCELHO.
O COMENTADOR DE 24 Junho, 2014 18:02 TEM TODA A RAZÃO, A BASE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO É O PORCO, E JÁ AGORA FIQUE SABENDO QUE HÁ LOCAIS DO CONCELHO ONDE O PEIXE DO RIO NUNCA FEZ PARTE DA GASTRONOMIA.
E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA? NÃO È ISSO QUE ESTÁ IMPLICITO NAS VOSSAS BRILHANTES CONSIDERAÇÔES? DEIXEM LÁ AS MOSTRAS E DEBRUCEM-SE NOS GASPACHOS QUE É DISSO QUE SE TRATA.
90% DAS PESSOAS QUE COMEM PEIXE COMO PRATO TÍPICO ALENTEJANO NO INTERIOR DO ALENTEJO, COMEM CASÃO QUE É PEIXE DE MAR,QUEREM LÁ SABER DE PEIXE DO RIO. MAS SEMPRE TIVEMOS A MANIA DE SER DIFERENTES E DEPOIS TEMOS MUITO MENOS GENTE DO QUE PODERÍAMOS TER SE TIVESSE-MOS UMA MOSTRA GASTRONÓMICA MAIS ABRANGENTE PARA AS PESSOAS E ONDE SE PODERIA FACTURAR MUITO MAIS. MAS VIVA A DIFERENÇA,O NUNCA VISTO, VIVA O PEIXE DO RIO E EM ESPECIAL O SEU INTELIGENTE MENTOR.
E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA?
Está enganado no bloog, aqui o assunto é comida, e mostra gastronómica tem a ver, e o que a dita deveria ser para bem de todos e do concelho,e não esta invenção do peixe do rio que pode ser bom para alguns mas para a maioria não diz nada, nem puxa carroça. Pelos vistos o amigo é que sofre de politiquice aguda. Acusam o toque e começam logo aos coices.Ainda não aprenderam a digeri criticas e a aprender com elas, falta humildade e saber viver em democracia, entre outras coisas.
Grande Ramalho, se não fores tu a olhar por ti estás feito. Criaram um evento gastronómico, sem ser pensado e estudado que se faz uma vez por ano que foi sobre o peixe do rio como podia ter sido de outra qualquer coisa e já está,fica tudo famoso e os comerciantes ricos a vender peixe. E o resto do ano? Iniciativas, é o que faz falta, estamos todos à espera SRª PRESIDENTE, SÓ FAZER O QUE JÁ FOI FEITO E MAL NÃO CHEGA, É MUITO POUCO.
Semana do porco há pelo país, de norte a sul. Acho bem que se criasse a semana de peixe do rio. Como ia ser, eu gosto mais de frango, quero a semana do frango, o meu vizinho gosta mais de porco, quer a semana do porco, o outro gosta é de açordas, vamos lá para as açordas... é só falar para ter que dizer! Parabéns ao Ramalho, concordo que sejam os próprios a promoverem estes eventos, não tem que ser a câmara a fazer tudo.
Penso que a câmara faz bem em dar continuidade aos eventos do mandato anterior. Provaram ser os que melhor diferenciam o concelho e revelaram-se equilibrados, com visão e com capacidade de atracção. O concelho passou a ser respeitado e procurado pelos seus eventos. Já as expos de antes eram o espelho do seu criador: vaidades caras e inconsequentes e custaram milhões e milhões e das quais não sobrou nada. PEIXE DO RIO? Claro que sim. Em todo o lado no alentejo se come de tudo o que é bom. Mas é possível levar toda a gente a todo o lado a comer de tudo? NÃO! Façam uma mostra gastronómica de quinze em quinze dias disto e daquilo e vejam os resultados!!E está provado que é possível trazer gente ao Alandroal para comer peixe! PONTO!
12 comentários:
Com tanta comidinha tipica tinham que fazer uma mostra de peixe do rio que a maioria das pessoas do nosso concelho não come.
O porco que é a base de toda a nossa alimentação ficou de fora. É só politicos inteligentes.
Mas ainda há comentadores que os ultrapassam e batem aos pontos.
Oh homem pense antes de dizer asneiras.
Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal
"Oh homem pense antes de dizer asneiras."
Como é o seu caso.
No concelho do Alandroal também sempre se comeu galinha, caça, cogumelos e lá está peixe do rio que não é de todo a base da alimentação do Alentejo nem do nosso Concelho.
Querem lá ver que antigamente as arcas de salmoura que todas as casas tinham eram de peixe do rio, e não de carne essencialmente de porco.
A carne de porco , branco e preto , sempre foi o pilar da nossa alimentação, peixe do rio na casa dos meus pais e avós nunca entrou, nem nas casa de familiares espalhadas por todo o Concelho, era petisco de tabernas, isso sim, o amigo se calhar é de JUROMENHA, aí sim, a coisa já era diferente, aí faria todo o sentido uma mostra de peixe do rio para promover a terra e a tradição, promovendo e aproveitando o Rio para complemento do certame.
Mostra de peixe do rio, para alem do peixe só sobram espinhas, quer o amigo comparar a diferença que seria a nível comercial se a mostra fosse de porco alentejano, a variedade de pratos que se podem confeccionar, os derivados que se podem vender, banha, enchidos, presunto, e a diferença abismal de pessoas que comem carne de porco, para as que consomem peixe, e do rio, tem alguma comparação.
Enfim, nesta terra de inteligentes, políticos ou não, continua a casmurrice e é só tiros nos pés, e o Concelho a andar para trás.
Aprenda: O peixe do rio sempre fez parte da gastronomia do Concelho do Alandroal
Então temos que fazer mostras de
borrego, cabrito, peru, galinha, coelho, lebre, tordos,perninhas de rã, passarinhos,javali,vaca, ouriço, etc
É QUE TODAS ESTAS COISAS FAZEM PARTE DA GASTRONOMIA DO CONCELHO.
O COMENTADOR DE 24 Junho, 2014 18:02 TEM TODA A RAZÃO, A BASE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO É O PORCO, E JÁ AGORA FIQUE SABENDO QUE HÁ LOCAIS DO CONCELHO ONDE O PEIXE DO RIO NUNCA FEZ PARTE DA GASTRONOMIA.
PERDEU UMA BOA OCASIÃO PARA ESTAR CALADO.
E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA?
NÃO È ISSO QUE ESTÁ IMPLICITO NAS VOSSAS BRILHANTES CONSIDERAÇÔES?
DEIXEM LÁ AS MOSTRAS E DEBRUCEM-SE NOS GASPACHOS QUE É DISSO QUE SE TRATA.
90% DAS PESSOAS QUE COMEM PEIXE COMO PRATO TÍPICO ALENTEJANO NO INTERIOR DO ALENTEJO, COMEM CASÃO QUE É PEIXE DE MAR,QUEREM LÁ SABER DE PEIXE DO RIO.
MAS SEMPRE TIVEMOS A MANIA DE SER DIFERENTES E DEPOIS TEMOS MUITO MENOS GENTE DO QUE PODERÍAMOS TER SE TIVESSE-MOS UMA MOSTRA GASTRONÓMICA MAIS ABRANGENTE PARA AS PESSOAS E ONDE SE PODERIA FACTURAR MUITO MAIS.
MAS VIVA A DIFERENÇA,O NUNCA VISTO, VIVA O PEIXE DO RIO E EM ESPECIAL O SEU INTELIGENTE MENTOR.
NÃO ACERTARAM UMA.
E QUE TAL UMA MOSTRA GASTRONOMICA DE POLITIQUICE BARATA?
Está enganado no bloog, aqui o assunto é comida, e mostra gastronómica tem a ver, e o que a dita deveria ser para bem de todos e do concelho,e não esta invenção do peixe do rio que pode ser bom para alguns mas para a maioria não diz nada, nem puxa carroça.
Pelos vistos o amigo é que sofre de politiquice aguda.
Acusam o toque e começam logo aos coices.Ainda não aprenderam a digeri criticas e a aprender com elas, falta humildade e saber viver em democracia, entre outras coisas.
Ora aí está, porque não uma mostra de gaspachos, também se pode acompanhar com peixe frito que pode ser de rio.
Isto é que vai para aqui uma açorda.
Olha, e com a açorda também cai bem um peixinho do rio.
Querem lá ver que o peixe do rio dá para tudo?????
Vamos ficar ricos e famosos por causa de tal iguaria e da tal mostra já famosa em todo o mundo.
hihihihihihihi............
Já vem frotas de barcos de pesca Espanhóis pelo Guadiana abaixo.
Grande Ramalho, se não fores tu a olhar por ti estás feito.
Criaram um evento gastronómico, sem ser pensado e estudado que se faz uma vez por ano que foi sobre o peixe do rio como podia ter sido de outra qualquer coisa e já está,fica tudo famoso e os comerciantes ricos a vender peixe. E o resto do ano?
Iniciativas, é o que faz falta, estamos todos à espera SRª PRESIDENTE, SÓ FAZER O QUE JÁ FOI FEITO E MAL NÃO CHEGA, É MUITO POUCO.
Semana do porco há pelo país, de norte a sul. Acho bem que se criasse a semana de peixe do rio. Como ia ser, eu gosto mais de frango, quero a semana do frango, o meu vizinho gosta mais de porco, quer a semana do porco, o outro gosta é de açordas, vamos lá para as açordas... é só falar para ter que dizer!
Parabéns ao Ramalho, concordo que sejam os próprios a promoverem estes eventos, não tem que ser a câmara a fazer tudo.
Penso que a câmara faz bem em dar continuidade aos eventos do mandato anterior. Provaram ser os que melhor diferenciam o concelho e revelaram-se equilibrados, com visão e com capacidade de atracção. O concelho passou a ser respeitado e procurado pelos seus eventos. Já as expos de antes eram o espelho do seu criador: vaidades caras e inconsequentes e custaram milhões e milhões e das quais não sobrou nada. PEIXE DO RIO? Claro que sim. Em todo o lado no alentejo se come de tudo o que é bom. Mas é possível levar toda a gente a todo o lado a comer de tudo? NÃO! Façam uma mostra gastronómica de quinze em quinze dias disto e daquilo e vejam os resultados!!E está provado que é possível trazer gente ao Alandroal para comer peixe! PONTO!
Concordo plenamente com o comentador das 23:06. E não sou CDU, nem Muda.
Enviar um comentário