quinta-feira, 24 de abril de 2014

BICHOS RAROS NO ALANDROAL

Depois de aqui termos divulgado a descoberta de uma nova espécie desconhecida de milpés cavernícolas, encontrada no Algar de Santo António no Alandroal, o nosso amigo Carlos Damas enviou-nos a fotografia de uma lagarta, espécie muito pouco vista, com mais ou menos 5 cm, e que se solicita a quem saiba o nome desta espécie, divulgue o nome da mesma.

As fotografias são da autoria do Vicente Arrifes.




Depois de elaborado o “post” que deu origem à apresentação da lagarta recebi via face book a seguinte mensagem, enviada pelo Sr. Zé Porto:

"A lagarta é uma "Papilio troilus L.". Esta forma de mimetismo pretende imitar uma cobra, para afastar predadores. Esta é a borboleta a que dá origem,"


Leitor que prefere não se identificar, mas que se deu a conhecer perante o Administrador do blogue enviou-nos o seguinte esclarecimento:

"Passei pelo blogue e vi um post referente a uma lagarta encontrada no Alandroal e não pude deixar de reparar que está incorrectamente identificada.
Na realidade esta lagarta pertence à espécie Hippotion celerio (Linnaeus, 1758) e é conhecida como lagarta das vinhas, sendo até relativamente vulgar.
A lagarta começa por ter uma tonalidade verde que se vai tornando acastanhada à medida que se aproxima a fase de crisálida. Isto porque deve passar do verde da folhagem para o castanho do solo mantendo a sua camuflagem, já que deve enterrar-se no solo para emergir uns meses mais tarde como borboleta nocturna (mariposa). As manchas na zona dorsal pretende imitar olhos que intimidem os predadores.
Pode ser identificada aqui:


2 comentários:

Carlos Damas disse...

É mesmo verdade, e não que ali perto de onde a vi estão umas videiras...

Oceano Pacífico disse...

Ainda ontem encontrei uma destas interessantes lagartinhas: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2618178864929621&set=a.324366280977569&type=3&theater