Últimos dias
ROSÁRIO (ALANDROAL)
MONTEMOR
PORTEL
REGUENGOS DE MONSARAZ
VILA VIÇOSA
CAPELA DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA
25 de Outubro de 2013, 21h00
RECITAL DE ÓRGÃO e PIANOFORTE
por Jan Willem Jansen
Órgão
Cruxiferorum Leodiensium” *
Echo. Frei Gerardus Scronx
(1617) * (Sem Título)
*Fantasia de Petro Philippi
Johann Sebastian
Bach(1685-1750) * Fantasia BWV 571
* Fuga BWV952
*
Choral: “Erbarm dich mein, o Herre Gott”
BWV563
* Fantasia com Imitazione BWV563
Michel Correte (1709-1795) *Concerto I:
Allegro - Gavotte 1 e 2 -
Allegro
Cravo
Retratos de Musicos
François Couperin (1668 – 1733)
*La Couperin
*A Soberba ou La Forqueray
Jacques Duphly (1715 – 1789) *La Fourqueray
*La Felix
*La Couperin
*La Leclair
*La Fourqueray
* “Wulhelmus”
* Madrigal Inglês
Entrada
livre
OUTRAS LOCALIDADES
22 comentários:
Este fim-de-semana temos duas pessoas do Alandroal a actuar aqui perto, Vitorino Reguengos, Zé Carvalho, Portel, vou tentar ir aos dois, pois para alem de estar com bons amigos e grandes apreciadores de vinho vou escutar boa música, e aqui também não se passa nada, já estamos a preparar o grupo, o problema é condutor que não beba, vê lá XICO se quere ser tu a guiar.
Se calhar acham estranho dizer dois conterrâneos mas para os que não sabem a família Salomé era do Alandroal e o Vitorino ao que julgo nasceu aqui e não no Redondo.
Vamos esperar velos em breve no Alandroal, que se tratem daqui para a frente os nossos, com a dignidade e respeito que merecem.
Já que esta programação cultural aqui exposta pelo nosso conterrâneo XICO MANUEL é de auditórios mais ou menos similares ao do nosso Fórum, vou expor aqui uma proposta muito curiosa que está no programa da CDU e a meu ver certa, pois é a única forma de se de se promover a cultura e criar publico para a mesma, é assim que se faz em todo o lado não é por isso receita nova, e que já cá tivemos e deu resultado, eu e a minha companheira eramos frequentadores assíduos e falo do que sei, não sou dos que mando bocas por intuição ou baseado em conversas de terceiros, no cronica boca a boca do Alandroal geralmente de má-língua.
- Vamos dinamizar o Fórum Cultural Transfronteiriço com atividades culturais, com uma pro- gramação continuada para que se criem hábitos de cultura na população, com programação diversificada como cinema, teatro, dança, música, quer a nível de espetáculos quer nas vertentes de formação;
Depois de ler esta medida da CDU, pergunto a quem de direito porque estou curioso e sei de mais gente interessada que gostará de saber, pois estes e outros assuntos de interesse para as pessoas falam-se, discutem-se e questionam-se, e com gente da CDU.
Isto é para quando?
Ainda para este ano?
Para 2014?
Para 2015? Ou é mais uma promessa ao estilo do antigo executivo de uma cultura nunca vista e conseguida que em 4 anos nunca se viu, e nunca chegou????????
Se tiverem a amabilidade de responder eu e decerto muita gente agradecemos, obrigado.
Bom fim-de-semana para todos.
Caro comentador de 25 Outubro, 2013 15:50
Não posso responder às suas questões porque não trabalho no Município, nem nunca trabalhei,e embora seja simpatizante do PCP desde sempre, “desculpem mas não gosto da sigla CDU sou conservador” estou arredado de políticas e políticos.
Posso sim dar-lhe a minha humilde opinião,de uma pessoa que gosta principalmente de Teatro, e de alguma música também, e que pelos vistos como o amigo também fui frequentador do Fórum quando ali existiu uma programação cultural digna do nome e vi coisas muito boas de diferentes árias, e já que estamos em democracia digo que nunca deixei de ir por questões politicas nem nunca pactuei com quem o fazia,não misturar certas coisas é imprescindível, pena que nem todos o saibam ou consigam fazer.
Bem, já divaguei de mais e aqui vai a minha opinião às suas pertinentes perguntas.
O antigo executivo também quis fazer cultura séria,mas não fez simplesmente porque não arranjou ninguém com competência e conhecimentos para a tarefa, e o que parecia ao antigo Presidente ser fácil e ao alcance de qualquer um,não deu em nada,ou melhor,deu no que se viu.
Temos de facto uma Presidente bem preparada em leis e afins,temos um licenciado (ao que dizem) em desporto, e temos um desenhador,e se no caso da Excelentíssima Presidente o seu tempo de trabalho já faz da Sra.ª uma pessoa experiente, no caso dos dois Vereadores,mesmo que tenham tirado os cursos com 20 valores, não tem tempo de profissão e de tempo na vida para serem experientes no que quer que seja.
Ou seja,de cultura e muitas outras coisas,não entendem nada, nem muito nem pouco,e a trabalhar no Município a entender de cultura e especialmente com competência para fazer o trabalho de programação ainda por cima com pouco dinheiro, zero, não há ninguem. Por isso caro amigo, por muito que lhe custe, vá-se habituando à continuação da tal cultura que temos tido nestes quase infinitos 4anos de miséria cultural,e outras.
Viva o PCP e faço votos que este meu vaticínio esteja totalmente errado.
Deixo aqui umas frases “ que não são minhas “ para se meditar, o Xico vai gostar da última.
"A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu tudo o resto."
"A cultura é tudo o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu."
"Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Melhor: o sistema de ideias das quais o tempo vive."
"Não há homens cultos; há homens que se cultivam."
"Um pouco de cultura é uma coisa perigosa."
Carlos Tavares
Há coisas que me fazem confusão aqui no Alandroal.
Que se saiba houve eleições Municipais a nível Nacional e tal como no Alandroal ouve mudanças de executivo, mas não é por isso que o mundo para pois a vida tem que continuar, e o que se vê é que continua a haver manifestações culturais com a maior das tranquilidades, programadas e organizadas, a maioria como se vê com entradas gratuitas só a ver pelos Municípios vizinhos que o ALTEJO publica.
Pergunto, e no Alandroal isso não acontece porquê?
Há decerto muitas respostas e formas de entender as coisas, na minha opinião isso acontece porque no Alandroal nunca houve um departamento de Cultura, com funcionários a trabalhar na ária e um chefe de departamento como é normal, por aqui o departamento cultural tem sido os caprichos e devaneios de certos Presidentes, e o resultado está à vista, onde as coisas estão organizadas a vida continua e as coisas acontecem naturalmente, por aqui mais do mesmo, cultura nunca vista, as coisas estão emperradas, não andam.
Que este executivo tenha capacidade para corrigir várias lacunas graves que por aqui se passam à anos e façam deste nosso Município simplesmente um Município normal, que funcione, como simplesmente haver um departamento cultural como em todo o lado há.
VELHO DA FONTE
Mas o orçamento da vossa Cãmara permite "picos" culturais? "e semanais" como QUEREM?
Convivem em um dos nacionais municípios "mais pobres da Europa".
Se o País está na cauda???
É que, aqui em Lisboa, também se investem MILHÕES em "efémeras iniciativas culturais" quando com esses milhões se recuperariam edifícios degradados ( são cerca de 60 mil)para acolhimento de famílias e dos sem abrigo da cidade (QUE CRESCEM COMO TENTÁCULOS, porque será?)
E aí? No Alandroal? Como estão as FAMÍLIAS E OS AMEAÇADOS PELA FOME?.
Pensem, pensem, pensem...com EQUILÍBRIO MENTAL e SOCIAL.
Alcântara-Mar
"No Alandroal? Como estão as FAMÍLIAS E OS AMEAÇADOS PELA FOME?"
Não é só ameaça, ainda hoje estive a falar com uma pessoa ainda nova, à qual eu sei que uma instituição lhe manda a casa a comida todos os dias. Porém não é disso que falamos. Isso é quase tabu.
Sabe-se que se não fosse essa ajuda, a fome não seria apenas uma ameaça mas sim uma triste realidade.
Na mesma situação se encontram bem mais pessoas por todo o concelho.
Estes, não leem nem escrevem em blogs, e até parece, que existe uma mal fundamentada vontade de pôr à vista de todos, esta tão triste realidade na nossa comunidade.
Isto, é tão deprimente,
Que até quem é ajudado
Por sentir-se envergonhado,
O esconde da outra gente.
Vivem miseravelmente
E procuram mostrar que não.
Que triste situação
Pelos próprios negada,
Vivendo sem terem nada
E nem pedem proteção.
Comenta-se sobre alhos e falam de bugalhos, comentários ao estilo coitadinhos.
Devem os caros comentadores pensar que só os amigos é que se preocupam com a fome do nosso Concelho e do País, o resto das pessoas e em especial os que gostam de Arte e se preocupam com ela, são uns insensíveis, e até falam em cultura com necessidades básicas à porta, tal a insensibilidade desta gente.
Que eu saiba um Município tem que tratar de muitas coisas mas a questão da fome directamente não lhe diz respeito, nem faz parte das suas obrigações mais directas, para esses casos estão por exemplo as Misericórdias e outras instituições mais vocacionadas para a causa.
Querem lá ver que o desenvolvimento do Concelho tem que parar por causa da fome???
Eu a nível pessoal até acho muito sinceramente que o Mundo deveria parar com muitas coisas e matar em primeiro lugar a fome às pessoas, mas a realidade é bem diferente e as coisas não funcionam assim em lado nenhum, e infelizmente no Alandroal também não é possível, antes fosse.
Se não se fizesse nada pela cultura do nosso Concelho, e em outras árias e por esse motivo se acabasse com a fome, também eu e decerto muita gente, estaria de acordo e em sintonia com as vossa opiniões, mas meus caros, infelizmente as coisas não se passam assim, vivemos no mundo real e não dos contos de fadas, por isso, que se faça alguma coisa pela dita cultura para o desenvolvimento do Concelho e enriquecimento e bem-estar das pessoas, e já agora, se possível, que quem de direito e financeiramente possa, ajudem as pessoas verdadeiramente necessitadas.
Talvez os caros comentadores que pelos vistos estão muito sensibilizados e preocupados com a situação de muita gente que por aqui passa dificuldades, tenham condições para poder ajudar quem necessita.
CARO XICO PEÇO DESCULPA MAS TENHO QUE SER BRUTO.
“Isto, é tão deprimente,
Que até quem é ajudado
Por sentir-se envergonhado,
O esconde da outra gente.”
Deprimente é o que o amigo diz, e vergonhoso.
Não sabia que ter vergonha de ser ajudado é deprimente, o que é de facto deprimente é não ter vergonha nenhuma e dizer alarvidades e fazer julgamentos de valores como o Senhor.
Gostava de ver o amigo a passar fome e andar sorridente a dizer a toda a gente a sua condição, tenha no mínimo respeito por quem passa por essa situação e vá fazer juízos de valores para o raio que o parta.
“Vivem miseravelmente
E procuram mostrar que não.”
90% dos portugueses estão nessa situação e como tal deve ser também o seu caso, só que ainda não deu por isso e critica os outros em vez de se criticar a si próprio.
“Que triste situação
Pelos próprios negada,
Vivendo sem terem nada
E nem pedem protecção.”
Não pedem protecção possivelmente por causa de gente como o Sr. que em vez de respeitar e tentar ajudar as pessoas, julga, critica e acusa, cada um é dono de si, e cada um é de decide se pede ou não ajuda e a quem, ás vezes é melhor estar calado, negar por muito que custe, do que pedir merda a escaravelhos.
Não me admira que venha criticar os que aqui falam do tema cultura, porque há os que a tem e os que não a tem mesmo e pelos vistos é extensível a alguns poetas de meia tijela.
“ Anónimo disse...
Mas o orçamento da vossa Cãmara permite "picos" culturais? "e semanais" como QUEREM? “
O caro comentador tem que fazer essa pergunta à actual Presidente, pois é a responsável máxima do programa eleitoral da CDU que apresentaram às pessoas e que aqui deixo.
Eu pessoalmente acho que se a CDU prometeu é porque tem forma e gente para o fazer, espero não ter sido enganado outra vez.
- Criando polos da Biblioteca Municipal em todas as Freguesias com acessos à INTERNET;
- Implementando um centro de cultura em Terena num espaço existente
adequado;
- Apoiando e ajudando as comissões de festas a dinamizar as suas iniciativas de cultura popular;
- Apoiando todos os Centros Culturais e Recreativos do concelho;
- Apoiando a atividade da Escola de música no Alandroal, quer no apoio material quer na formação;
- Vamos criar um festival anual de Bandas Amadoras;
- Vamos dinamizar o Fórum Cultural Transfronteiriço com atividades culturais, com uma pro- gramação continuada para que se criem hábitos de cultura na população, com programação diversificada como cinema, teatro, dança, música, quer a nível de espetáculos quer nas vertentes de formação;
- Valorizar a formação de teatro e dança com o complemento de vários Workshops durante o ano, quer nestas áreas, como na música e audiovisuais;
- Apoiar o grupo de "Cantadores dos Reis", para o seu desenvolvimento para sua projeção a
nível nacional na área do cante alentejano, criando e organizando o Município, um festival anual de cante alentejano, que é candidato a património imaterial da humanidade;
- Apoiar e dinamizar o Associativismo Cultural e recreativo;
- Apoiar a constituição e atividade de associações de reformados e gruposcorais.
- Recuperar em São Bento a sua feira tradicional;
- Recuperar as festas Dos Três Castelos realizando em cada um deles festivais de músicas do mundo, tendo como base as culturas mediterrânicas.
- Incentivar a formação de um Rancho Folclórico de Santiago Maior com organização anual de um festival de folclore nesta localidade;
- Criar instituições de Apoio aos artesãos locais e promover os seustrabalhos;
- Promover formação na área das novas tecnologias e audiovisuais;
- Apoiar o estudo do Endovélico;
- Renovar e apoiar a semana gastronómica do Concelho do Alandroal, mantendo o tradicion- al peixe do rio e alargando a outros pratos característicos da região, promovendo diversidade gastronómica, complementando a restauração com a mostra e venda dos nossos produtos, como vinho, enchidos, queijos, artesanato, azeite, etc;
- Renovar a festa da Juventude, fixando data e programação diferenciada das festas de N. Sen- hora da Conceição;
- Recuperar o prestígio e as verdadeiras tradições das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e da Senhora da Boa Nova.
VAMOS A VER SE ISTO TUDO NÃO FOI SÓ POR CAUSA DO VOTINHO...
Caro Xico peço licença,
Eu não pretendo ser bruto.
Não é esse o meu estatuto,
Eu cultivo a diferença.
Não pratico a ofensa…
Ser tolerante é meu lema.
Vou descrever o dilema
Entre pobreza e cultura:
Esta é saber que perdura,
A pobreza, um problema.
Não existe confusão:
São duas coisas diferentes.
As duas estão presentes
E uma faz falta outra não.
Eu nesta ocasião
O que se me afigura…
E digo-o com amargura
Penaliza-me a tristeza,
Doutro género de pobreza
Que é a falta de cultura.
Doutro género de pobreza
Que é a falta de cultura.
28 Outubro, 2013 00:15
Tem toda a razão, e ainda bem que por aqui vão aparecendo pessoas que lutam por ela, muito possivelmente porque lhes faz falta e não há nem para nós nem para os filhos e netos, a possibilidade de escolha tem que ser mesmo a televisão e para os mais novos jogos de computadores, e minis com fartura.
Que este executivo consiga mudar o estado das coisas e que pelo menos tente fazer o que cumpriu, quer na cultura quer no resto.
Caro poeta amigo,
não é por mal, mas tenho que voltar a contrapor algumas das suas frases, é que poeticamente estão bem, são elegantes e rimam, mas o que diz não corresponde à verdade, mas entendo, é o normal lirismo dos poetas e da poesia.
“Entre pobreza e cultura:
Esta é saber que perdura,”
Como é que perdura o que por aqui há já 4 anos não existe, politica cultural igual a zero, a não ser que fazer meia dúzia de espectáculos desgarrados e a maioria deles fora de contesto e com escolhas deficientes para as datas e locais como todos presenciamos, seja cultura.
“A pobreza, um problema.”
Pois é, um problema e grande, mas a falta de cultura também é um problema.
“São duas coisas diferentes.
As duas estão presentes”
Está enganado, a fome está presente, mas a cultura não.
Sou dos que fico satisfeito, por sentir que ainda há por aqui gente que se interessa de assuntos como a Arte, como a cultura, vai sendo raro nos dias de hoje as pessoas falarem de tal coisa, talvez o motivo seja por termos falta dela, por termos fome da mesma, pois para quem já usufruiu,é mais difícil ter e deixar de ter, do que nunca ter tido.
Vai sempre haver críticos e gente contra,no tempo do Nabais tivemos durante algum tempo o Fórum cultural a funcionar como deve ser e a ter o papel para que foi criado, porque ter o edifício e não ter o resto é melhor o Município vender ou alugar o espaço e pode ser que algum particular o queira explorar, porque é uma vergonha este ou qualquer outro município ter um espaço com aquelas condições, a ganhar pó e a servir de escritório a alguns funcionários e a casa de ensaios para a banda.
É de facto urgente que aquele espaço seja um espaço com vida para o Concelho e sobretudo para as pessoas,e depois, como em todo o lado, quem gosta vai e quem não gosta não vai,isso já são as escolhas de cada um.
Como espectador assíduo do Fórum quando lá houve cultura,vi por lá com muita regularidade muita gente da CDU e alguns notáveis do partido que posso aqui dizer, pois são amigos e gente de bem que não tem nada a esconder, o TOI, O JOÃO RIBEIRO e muitos outros que sabem dividir as águas e não misturar politica com tudo,coisa que faz falta a muita gente.
Que se consiga fazer cultura para todos e que as pessoas aproveitem, pois o Alandroal bem precisa de conciliação e as pessoas de se cultivar, está tudo muito estagnado e salobro por aqui, digo mesmo, embrutecido.
A linguagem poética
Por vezes incompreendida,
Tem conta peso e medida:
Nós temos a nossa ética…
Pode parecer patética,
Prestar-se a interpretações,
Porém as nossas intenções
São dar voz a quem não tem,
E sem ofender ninguém
Denunciar más situações.
Se de cultura se falar
A que mais apreciamos,
É aquela que encontramos
Na sabedoria popular.
Porém o nosso pensar
Não tem que ser abrangente.
Quem prefira outra vertente
Das mais que há na cultura,
O poeta não os censura
Isso é próprio doutra gente.
“Que se consiga fazer cultura para todos e que as pessoas aproveitem, pois o Alandroal bem precisa de conciliação e as pessoas de se cultivar, está tudo muito estagnado e salobro por aqui, digo mesmo, embrutecido.
28 Outubro, 2013 10:18”
Quando se regride seja no que for é muito mau, e a verdade e qua a apregoada cultura nunca conseguida já de facto por cá existiu quando os políticos e governantes puseram inteligentemente a tratar do assunto gente profissional, pois cada macaco no seu galho.
Vamos a ver o que o futuro nos reserva e se de facto esta governação CDU é diferente da anterior pela positiva, e tal como diz o comentador acima e bem, deixamos a estagnação e que haja vida e progresso neste Concelho.
VIVA A CDU
Estou bem lembrado do tempo em que acusavam o Nabais de pensar que estava a presidir a "um grande centro cultural".
Sinais dos tempos.
NÃO HAJA FOME
HAJA CULTURA
HAJA POESIA E BONS POETAS, que é o caso !
“ Estou bem lembrado do tempo em que acusavam o Nabais de pensar que estava a presidir a "um grande centro cultural". “
E estava, e foi buscar alguém que tinha apoiado de peito aberto precisamente a actual Presidente, ou seja meteu a política de lado e teve a coragem e a inteligência de ir buscar uma pessoa competente para a função. Fez de facto no meu entender muita porcaria, mas também tomou medidas bem acertadas conseguindo não misturar política com trabalho.
NÃO HAJA FOME
HAJA CULTURA
HAJA POESIA E BONS POETAS, que é o caso !
28 Outubro, 2013 16:19
Tem toda a razão.
O problema é que há fome, cultura não a há e pelo andar da carruagem e a ver pelos cocheiros que temos para a conduzir, vamos continuar a não ter, já bons poetas existem, valha-nos isso, especialmente os que não fazem gala de o ser nem tem a mania que o são.
Há por aqui uns poetas anónimos muito bons como o que escreve nesta rubrica de artes e eventos culturais.
Tem toda a razão caro comentador de 28 Outubro, 2013 22:52 o Nabais fez muita mmmmm e agora vai ser julgado por ela, que a justiça funcione e se for inocente que seja ilibado,se tiver culpa que seja julgado e pague de alguma forma a porcaria que fez.
Mas no caso em questão o homem esteve bem em ter posto no lugar certo a pessoa certa apesar de há 4 anos a mesma ter apoiado a sua amiga Mariana Chilra e por arrasto a CDU e para quem não tem memoria curta a ajuda foi grande, espectáculo na praça como músicos e Vitorino,foi tudo a grande, é evidente que na altura para os camaradas o homem era o maior, assim que foi trabalhar com o Nabais, passou do melhor para o pior, não entendendo esta gente que o homem trabalha na ária da cultura e é essa a sua vida profissional e como tal tem que trabalhar com todos, com os que lhe pagam.
Enfim, provincianismo no seu melhor.
Nesse capitulo o Nabais deu uma lição a todos, pondo totalmente a politica de lado e pondo no lugar certo a pessoa certa para bem do Município,e o resultado foi o que toda a gente viu, foi feita obra, até reconhecida pelo antigo presidente Grilo.
Vamos ver no que isto vai dar, se o caminho vai ser o da competência e o do rigor.
TOPA TUDO OU QUASE
Porrrrraaaa.... Mais quatro anos de "e o homem" , "e a cultura do homem", " e o homem é que fazia tudo bem"...
Até eu que não gosto de escrever asneiras já escrevo, porra! Será que a pessoa em causa não se sabe defender?
Tenham calma, deixem começar o trabalho, deixem ver o que vão fazer e depois então é tempo de dar opinião! APRE!!
"Será que a pessoa em causa não se sabe defender? "
Saber decerto sabe, só que não precisa nem tem necessidade de o fazer, o mais certo é estar-se nas tintas para trabalhar no Alandroal, pelo que se vê e ao contrário de muitos, vive cá, mas não precisa disto para nada.
Enviar um comentário