terça-feira, 5 de março de 2013

NA IMPRENSA NACIONAL

RECONHECEM -NO?


Foi notícia no 

Já agora o complemento da notícia:
 Nos três primeiros dias da mostra gastronómica, que já vai na sua quarta edição, os estabelecimentos aderentes esgotaram. O presidente da Câmara local, João Grilo, garante que "este é o maior festival de peixe do rio no país".
São 19 os estabelecimentos de restauração que, durante dez dias consecutivos, servem preferencialmente aos seus clientes caldeta de peixe barbo, lúcio-perca de coentrada, açorda de sável, achigã em molho de tomate, carpa grelhada com molho de poejo ou esparregado de couve, peixe frito com molho de coentro, entre muitos outros pratos que prometem "um festival bem amanhado".
O presidente da Câmara Municipal do Alandroal, criticado por em tempo de crise investir cerca de 30 mil euros na organização do festival, lembra que "foi a partir do momento em que a mostra gastronómica surgiu que vários munícipes se dedicaram à pesca de forma profissional". "Criaram-se postos de trabalho, porque até então apenas um restaurante tinha peixe do rio na sua ementa. E desde há quatro anos que os outros passaram também a servir esta iguaria, 'obrigando' alguns pescadores amadores a profissionalizarem-se", explica João Grilo.
Por outro lado, sublinha o autarca, "nos dez dias da mostra, os restaurantes, tascas, cafés, bares e alojamentos aderentes ficam cheios, sobretudo ao fim de semana. Alguns faturam mais durante o festival do que em três ou quatro meses. O comércio local e as lojas de artesanato aumentam o volume de vendas. O concelho dá-se a conhecer e ganha prestígio".
O autarcas diz que não há um controlo do número de pessoas que visitam o Alandroal durante a mostra gastronómica, mas há uma certeza: "são milhares. As ruas ficam cheias de gente, essencialmente proveniente do Alentejo e grande Lisboa". Foi precisamente isso que aconteceu na passada sexta-feira, sábado e domingo.

ENTRETANTO ….



Furto de cobre em barragem perto de Alandroal pode pôr em causa campanha de rega.
Alandroal, 04 mar (Lusa) -- Dezenas de metros de cabos e cobre de três postos de transformação foram furtados hoje da Estação Elevatória da barragem do Lucefécit, no concelho de Alandroal, em Évora, provocando prejuízos que põem em causa a campanha de rega.
Fonte da GNR disse à agência Lusa que os assaltantes "arrombaram a porta da casa das máquinas" da Estação Elevatória daquela barragem e furtaram "cabos elétricos" e "o cobre de postos de transformação", desconhecendo-se, para já, o valor dos prejuízos.
Devido aos "rastos de pneus" visíveis no local, o assalto deverá ter ocorrido "na noite de domingo, disse também à Lusa Gonçalo Morais Tristão, da Associação de Beneficiários do Lucefécit (ABL).

4 comentários:

Anónimo disse...

são de facto aos milhares os visitantes, paletes, remas deles por todo o concelho, santa paciencia, que o evento em minha opinião é bom e promove o concelho estou de acordo, agora o descaramento surrealista do nosso presidente é uma coisa nunca antes vista...

Anónimo disse...

Agora francamente não percebi o que é que este comentário tem a ver com o roubo dos equipamentos na Barragem do Lucifécit...

Ele há cada um!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Nao percebes-te porque nao te convém, se leres a noticia no mesmo espaço do diario de noticias que é referente a entrevista com o nosso presidente e ele afirma que são aos milhares, é as ruas cheias de visitantes por causa da mostra do peixe do rio secalhar ja percebias

polvo do alentejo

Anónimo disse...

Polvo do alentejo que perdeste os tentáculos.