quarta-feira, 7 de março de 2012

III MOSTRA GASTRONÓMICA DO PEIXE DO RIO – ALANDROAL

Receitas de Restaurantes aderentes:

PATEO DE CASCALHAIS


Sopa de peixe do rio
Da Clarinda



Com o peixe já arranjado, deite-o numa caçarola para cozer com sal. Louro e poejos. Prepare um refogado com a cebola picada, o alho em lascas, o louro e o azeite. Quando o peixe estiver cozido, retire-o da água. Junte este caldo do peixe ao refogado e. quando este ferver, acrescente os poejos e as fatias de pão.
Com esta sopa, sirva o peixe à parte.

HORTELÃ DA RIBEIRA

Lúcio –perca no forno
Da Vicência Silva


Num tabuleiro com um pouco de azeite, coloca-se o peixe já arranjado e, por cima, picados, cebola, uma cabeça de alho e salsa. Regue com vinho branco e leve ao forno. Quando os temperos estiverem tentadoramente alourados, o peixe está pronto para retirar do forno. Corte e salteie a couve galega com uma cabeça de alho em lascas e azeite e sal a gosto.
Sirva com couve galega salteada/e ou batata assada com casca

CENTRAL ALANDROALENSE

Carpa com molho de poejo e pão frito
Da Fátima e do João


Não poupe a carpa e escame-a bem. Aplique vários golpes juntos para “destruir” a espinha e, de seguida frite a carpa em azeite. Mais uma vez, não a poupe: frite-a bem. Prepare um molho com alho, poejos, sal e azeite, tudo muito bem triturado, aqueça o molho e regue o peixe.
Sirva com pão frito. Bom apetite.

MONTE AGRICOLA

Lúcio perca grelhado
Da Maria Inês Ribeiro


Arranje o peixe, escame, retire as tripas e “arretalhe-o”. Para o molho vai precisar de picar poejo, alho e sal. Pise tudo muito bem e regue o preparado com um pouco de azeite. Barre o peixe com o molho e, antes de grelhar reserve-o durante uma ou duas horas. Grelhe o peixe e sirva-o com batata cozida e molho de cebola-
Dica 1 : coza a batata com pele para que não se desfaça e, quando servir retire a pele.
Dica 2 : para aquele delicioso molho de cebola que rega as batatas não poupe em azeite, cebola, alho sal e louro. Refogue e sirva fumegante

Sem comentários: