sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O ANB EM TRÂNSITO –EURO ALANDROALENSE

Questão do dia

A OCDE diz que Portugal é o país mais desigual da União Europeia. É verdade!

Passo Coelho mordendo a língua respondeu: “Custe o que Custar”.

E as crianças? Sim, as crianças têm culpa? Entretanto, papas, cereais, frutas, bolachas estão mais caras. Como querem que as crianças do Alandroal, nasçam, cresçam e apareçam?

A Câmara tem dados confiáveis sobre esta grave situação?

A Questão da Semana

A Língua portuguesa desde D. Dinis, oito séculos depois, corre sérios riscos. Vai perder a face, acentos, consoantes mudas, etc. O português falado ou pronunciado e escrito que herdámos, historicamente plural e sem mácula, já desceu ao nível do comércio abrasileirado das palavras e do negócio.

O Acordo Ortográfico é mais um caso a pedir desobediência civil como Vasco Graça Moura o assumiu, e Moçambique e Angola já o declararam não o ratificando nem o cumprindo.

Questão do Mês II

Hipótese A: As Três Irmãs, isto é, as três Agências de notação Financeiras mandam e especulam nos mercados conforme lhe apetece. Declaram a falência dos países. Revoltam os povos. Apressam golpes de estado. Raramente se arrependem e são confrontadas com as consequências do lixo que produzem.

E se, Portugal, mandasse dar uma curva à Moody´s deixava de ser reconhecido com os tomates internacionalmente no sítio?

É justo termos mais ficção financeira do que realidades sociais? Mais tragédias humanas do que farsas mediáticas?

Realidade B: Malvinas/ Falkland. D.Cameron versus Kirchner. M. Thatcher contra Videla que foi à Viola. Vários pares de nomes para uma mesma realidade quente de guerra previsível e que deu a última vitória, em 1982, à Inglaterra com a ajuda americana. À menor faísca…conhecemos este assunto: As Ilhas estão novamente militarizadas e com algo mais. Afinal de que lado esteve e alinhará Portugal? As queixas na ONU resolvem alguma coisa? O próximo Carnaval já está a arder?

Anb (17/2/2012)

2 comentários:

Anónimo disse...

É bom que ao portuga seja esclarecido e dito, de uma forma entendível e urgente!!!, que os EUA mandam e comandam a ONU.

O seu actual Secretário Geral, tal como os anteriores e os posteriores foram, são e vão ser, nada mais, que "mandarins" dos states.

As invasões perpretadas POR TROPAS ALIADAS "suas" nas duas últimas décadas a países tão longíquos nada mais configuram que ODIENDAS e BÁRBARAS jogadas "suas" para salvar o barco que "NAUFRAGA". Não facultando "botes" de salvamento a populações indefesas (crime) nem aos seus próprios militares (muitos milhares mortos - outro crime).
Desde a proximidade já próxima da falta de petróleo, á agonia do dólar os Americanos espalharão o genocídio por tudo QUANTO SEJA NECESSÁRIO.

Deixemo-nos de ignorâncias decretadas.

Tudo se poderia regulamentar "a benefício de todos os Povos".

Aristides...

Anónimo disse...

Obs.


De facto,a ONU, enquanto componente estruturante do Sistema de Relações Internacionais em vigor não manda um quase nada.E pouco ou nada resolve na base do recurso ao sistema de Veto do Conselho de Segurança.
Autobloqueia-se.Essa é que é essa!


Aliás,a teia que está lá montada apenas serve um directório de 5 potências cuja potência liderante, os USA, apenas serve em primeiro lugar os seus intereses.Sejam os do petroleo,sejam o das armas,seja os da ocupação de territórios,do mar,etc.Mas o mesmo é válido para a Russia,China (vide o caso da SíRIa).ETC.

Para dar uma pista,O Conselho de Segurança da ONU devia englobar novas potências e ser democrático nas suas decisões.E não ser apenas oligárquico.

Quanto ao Secretário Geral,(agora é coreano) é uma figura decorativa,escolhida alternadamente para o cargo por prévia indicaçao quase sempre dos membros permanentes.E só!



Muito boa tarde


ANB