(Continuação da semana anterior)
NA BANDA...
Tantas foram as “arremetidas” do amigo Maçaneta, para que o Tira - Picos fosse para a Banda, que lá o convenceu um dia, a se apresentar ao Mestre Mendes, para ingressar na Banda. Aquilo até não era estranho para ele, pois em pequeno, o Pai quis que ele fosse aprender música, só que a brincadeira e a vadiagem falaram mais alto e o nosso amigo não passou do dó.
Ora se em novo não passou do dó, agora não passava do ré, e ao fim de alguns meses, como se veio a verificar que não dava uma para a caixa, mais por descargo de consciência o Maestro distribuiu-lhe a caixa, pois rufar já ele sabia. Só que marchar e acompanhar outras músicas “está quieto”, o que deu azo a que outros músicos, como o Cachacita, começassem a protestar, o que criou um mau estar, que aos poucos ia destabilizando a Banda.
A primeira saída deu-se na alvorada do 1º de Dezembro, e logo aí se viu que as coisas não iam correr a contento, pois como o Tira-Picos não acertava o compasso, a marcha era frequentemente interrompida, não restando ao Maestro senão ordenar: “rufa Tira Picos”. Até passar pela sua casa e ser visto pela sua “Pardaleira” o Tira-Picos rufou, mas depois virou-se para o Mestre e disse: só continuo a rufar se tocar a Banda, pois não estou para ser só eu a trabalhar e outros ganharem o dinheiro. Quem não gostou, e com razão foi o Cachacita, que logo ali ultimou: ou eu ou esse nabo. Ora se era coisa que o Tira-Picos não gostava era que lhe chamassem “nomes” e logo ali a caixa se foi enfeixar na “ marmita “do Cachacita, enquanto o bombo foi servir de cachecol ao mestre Ambrósio e até a tuba do Colunas serviu de barrete ao Tira – Picos, que berrando “isto não fica assim”, meteu a primeira e desandou para casa, não sem que antes o Saloio lhe tenha “berrado” “há pois não, agora incha”.
No rescaldo dos acontecimentos, foram cinco os elementos que abandonaram a Banda, mas o Tira –Picos , esse continuou.... mas não por muito tempo....
Saudações Marroquinas
Xico Manel
(Continua para a semana com o "fim do sonho na Banda")
Sem comentários:
Enviar um comentário