terça-feira, 15 de novembro de 2011

CRÓNICAS DO MATABIXO

GUIA ANTI-STRESS dos EURO DEVEDORES

O MATABIXO atinou e decidiu em conjunto com o AL Tejo após estudar a Economia de Berlim e recentemente Filosofia em Paris, apresentar-vos o Capitulo inicial de um Guia Europeu de Euro Devedores. Aí têm, o Guia Anti-stress que pode ajudar a selar com optimismo a nossa sobrevivência e a carimbar com sucesso económico, a indispensável onda positiva de que andamos todos precisados. Atenção: com um olhar atento ao Norte e outro confiante no desenvolvimento do Sul.

I. Parte histórica e social, Letra A
1.Os Alemães são mais organizados e metódicos do que nós? São. Mas foram os primeiros a violar o Pacto de Estabilidade Financeira? Foram. Receiam referendos? Sim, borram-se!
Em contrapartida, nós portugueses, somos desorganizadamente mais organizados do que eles? Somos. É um segredo que eles gostariam de ter e não conseguem perceber? É.
2. Os germanos e franceses ganham muito melhor do que os portugueses? Ganham. Gastam o dinheiro como nós? Parece que não. Tratam o dinheiro como a gente, “ganhando-o como escravos e quando o temos, gastando-o rapidamente como fidalgos?” Não conseguem!
3. Os do Norte têm mais dinheiro para ir à praia e melhores Mercedes? Têm. Mas nós, por cá, temos melhores praias? Sim.
4. No Norte têm muito frio e neve? Têm. Nós temos calor e mais dias de Sol? Temos. Afinal, onde é o melhor Inverno e se acalenta o melhor Verão?
5. Os germânicos trabalham mais do que nós? Que trabalhem se isso os satisfaz. Só que não é verdade: “mouros de trabalho” sempre os houve em maior número no Sul.
6. As alemãs loiras são melhores do que as portuguesas morenas? Parece. Mas não são. Porque tudo depende do homem que tiverem pela frente e por cima; aliás, tanto quanto é conhecido as germânicas gostam muito de negros. Porque será?...
7. Os alemães e franceses bebem mais cerveja do que a gente? Bebem. Só que nós bebemos melhores vinhos do que eles; e não somos tão barrigudos e embebedados quanto eles são;
8. Os alemães/franceses/ingleses têm Fado? Não têm! Tiveram o Eusébio? Jamais. Têm o Ronaldo? Não têm. Têm o Mourinho? Queriam, mas falta-lhes dinheiro para o contratar. O Bayern é tão vermelho quanto o Benfica? Não é. Jogou lá o Klose? É pouco!
9. Há algum rio por lá que tenha a luminosidade, a beleza e a grandeza do Tejo ao entardecer? Não há. Os deles, são rios escuros/canos de esgoto? São!
Tiveram algum Infante D.Henrique? Não tiveram, ponto final.

II. Parte política
10. Nós somos melhores devedores do que eles? Somos. Vamos pagar e quando? Não sabemos. Os alemães são autoritaristas? São.
O que é que andam a fazer? A chatear-nos?
11. Pensem lá bem: o peso-leve Passos Coelho não é mais bonito e apresentável do que a pesada, feiona e mal vestida Ângela Merkl e do que tarimbeiro N. Sarkozy? É, pois claro.
Algum germano terá dúvidas de que o poder politico e os dinheiros do norte não superam a beleza poética e o luar do Sul?
12. Politicamente, os alemães têm um passado bélico bastante mais negro e caloteiro do que o nosso? Têm.
E são um estado-nação mais antigo do que nós? Não são!

III. Parte Divertida
13.Os nórdicos cortam mais o cabelo do que nós? Cortam. E nós consumimos mais do que eles? Como é que tal pode acontecer se eles afinal têm mais dinheiro do que nós? Ou agora já não têm?...
14.Os nórdicos gostam mais de gatos e cães do que nós? Ou apenas os alimentam melhor? Aqui não sei responder.
15 Os alemães, os franceses, os suecos, os noruegueses têm mais sentido de humor do que os portugueses? E do que os Alentejanos?
Nem pensar nisso!
Falam melhor outras línguas do que nós? Não falam. Fornicam melhor? Fazem mais filhos? Não posso confirmar nem desminto.
Conversam e cantam melhor? Nunca na vida!
Têm menos feriados, são mais cultos e comunicativos do que nós? Recuso esse registo!
15A. O pai do Chico Manuel afiava a faca e limpava o sebo aos porcos segundo os usos e costumes tradicionais? Enquanto os alemães, os electrocutavam? Só sei que não sei responder. O filho Francisco M. que dê a resposta.

Em suma, não há Povos justos e perfeitos. Nem há estado nenhum que tenha deixado de se endividar por causa das suas aventuras guerreiras ao longo dos tempos. Não são os USA, os maiores devedores do Mundo à China? São!
Assim sendo, pendo mais para gostar do Sul do que gostaria de ser do Norte embora também seja verdade que, em certos períodos históricos, nunca por cá, nos administraram as curas alternativas que lá no Norte deram bons resultados.

Terminamos assim este exercício honrado e descomplicativo de interpretação do sentido interligado das coisas e da vida cultural, norte-sul, comparando-nos sem complexos de inferioridade, com os nórdicos que pretendem formatar-nos a vida segundo o seu modelo. Um modo frio de viver ao qual se submeteram e parece que ainda não lhes saiu da cabeça.
Pois bem. Provem um Esporão pombalino. Venham ao novo Alqueva. Descubram o que neste Sul, é Calmo e Único!
Melhores saudações
BN Alandroal,
( !5/11/201)

Nota final: Wagner era teutónico e estrondoso? E Verdi era greco-latino, harmonioso e nabuco? Eram! Eu, porém, oriento-me e prefiro os valores musicais ´`Master Mind.``do segundo.
Disse.

2 comentários:

francisco tátá disse...

Eh pá perdeu tempo para quê?
A sua massa cinzenta é tão diminuta que não viu logo que a sua "bacorada" ía para o caixote do lixo.
Se não está à altura para compreender estas coisas e a sua pequenez só chega a "isto" faça-me o favor de desandar daqui para fora e não me faça perder tempo.
"Gentinha" como a si não fazem cá falta nenhuma, e quanto mais longe melhor.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Crónica bem elaborada e com muitas interrogações para as quais ninguém tem resposta.
Demonstra um bom conhecimento do que foi a Europa nos últimos 50 anos.