terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOTAS INFORMATIVAS

Alandroal vai “Pensar Com Arte” no próximo dia 12 de Outubro

No mundo em que vivemos torna-se cada vez mais importante pensar a sociedade e tudo aquilo que nos rodeia. E quanto mais cedo se começar a “treinar” essa capacidade melhor. Com esta ideia em mente, a Câmara Municipal de Alandroal vai promover a iniciativa “Pensar Com Arte”, que tem como objectivos a promoção do desenvolvimento da capacidade cognitiva das nossas crianças e a divulgação do programa pedagógico “Filosofia Para Crianças”.Debates de ideias, workshops e uma sessão de cinema, são algumas das actividades programadas para o próximo dia 12, a partir das 10:00h, no Fórum Cultural de Alandroal. Um dos pontos altos desta iniciativa está agendado para as 10:30, com a projecção do filme “Uma Casa na História”, de José Meireles. No final da projecção do filme haverá lugar a um debate de ideias, que contará com a presença do realizador.Para a parte da tarde está reservado o workshop “Pensar Bem Para Interpretar Bem”, que será conduzido pela Dr.ª Teresa Santos, e que pretende dar a conhecer a todos os presentes o programa pedagógico “Filosofia Para Crianças”. A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a estar presente nesta iniciativa que pretende levá-lo a pensar “Pensar Com Arte”. Para participar basta que se dirija à Biblioteca Municipal de Alandroal e formalize a sua inscrição, de forma gratuita.


Gabinete de Imprensa C.M.A.


                   Comunicado

Pelo direito dos Montemorenses aos cuidados de saúde

Os montemorenses continuam a ser confrontados com uma estratégia política de degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nas suas várias componentes. Os utentes do SNS continuam a ser prejudicados e a ver ser-lhes negado o acesso ao direito à saúde. Mantêm-se as restrições às credenciais de transporte de doentes, continuam a ser anunciados cortes cegos no sector da saúde, como o aumento das taxas moderadoras, o aumento dos medicamentos, a redução de 200 milhões de euros nos custos dos hospitais, cortes na comparticipação de medicamentos e, mais recentemente, encerramentos e redução de horários em Serviços de Atendimento Permanente (SAP). Estas medidas são resultado das políticas do novo governo PSD/CDS que vai mais longe e aplica medidas ainda mais gravosas do que as previstas no Memorando da Troika FMI/União Europeia/BCE, degradando as condições de vida dos montemorenses.No início do mês de Outubro foi dispensada, por parte da ARS, a empresa de segurança que prestava serviço no SAP, no período nocturno e a escala de serviço de médicos, enfermeiros e funcionários, também no período nocturno, só é conhecida até meados do mês de Outubro. Estes acontecimentos recentes poderão ser indicadores da intenção da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo de encerrar o SAP de Montemor-o-Novo, no período da noite o que causará enormes prejuízos para a população do concelho Face a estes ataques, a Comissão de Utentes rejeita qualquer redução no funcionamento das urgências de Montemor-o-Novo, durante 24 horas, e apela a todos os montemorenses que reúnam esforços para lutar contra a retirada de direitos. A Comissão de Utentes manifesta total solidariedade e apoio a toda a população do concelho, afirmando que esta luta não irá parar enquanto forem desprezadas as populações e os seus direitos.Assim, deveremos ter como objectivo reunir esforços para, com a luta da população do concelho, reivindicar a reabertura dos postos médicos já encerrados (S. Geraldo, Fazendas do Cortiço, Baldios, S. Brissos e Casa Branca), o não encerramento das urgências e a imediata revogação dos cortes nas credenciais de transporte de doentes, que continua a penalizar os montemorenses com menores recursos. A Comissão de Utentes apela a todos os utentes do SNS e a todos os que sofrem as consequências da política que juntem a todas as lutas que se seguirão, apresentando as suas reivindicações.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-NovoMontemor-o-Novo, 03 de Outubro de 2011

5 comentários:

Anónimo disse...

Vai daqui um singelo concelho ao Ex. Presidente e a quem com ele trabalha de perto, inscrevam-se nesta excelente iniciativa, porque pensar bem já por si é um óptimo exercício, pensar com arte é cada vez mais necessário principalmente para quem nada entende da dita.

Critico de Arte

Anónimo disse...

Tu pensas e escreves bem: concelho com "c"

Antes de vir para aqui mandar postas de pescada vai aprender a escrever

Anónimo disse...

Toma e embrulha...um critico de arte tem obrigação de pelo menos saber escrever
Analfa beto

Anónimo disse...

Porque o comentador de 04 Outubro, 2011 13:41 se enganou não o crucifiquem, até parece que os duros críticos nunca erram ou dão erros outograficos, devem ser Doutores.
O conteúdo meus amigos, o que interessa é o conteúdo do comentário e queiram ou não queiram dá 200 a zero aos vossos comentários vazios ou melhor da treta de salvadores e defensores de Grilos e outros insectos desta terra.
É de facto uma questão de bajulação e não cultura, inscrevam-se também, porque cultura é precisa e é escassa para as bandas do Alandroal.

Anónimo disse...

E não só também para os parequedistas cuidado com as aterragens.