Mão amiga fez-nos chegar o livro cuja capa aqui exibimos, da autoria de Ana Paula Fitas, que dá pelo nome de = OCUPAÇÃO SEXUAL DOS ESPAÇOS E REDES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM ALDEIA DA VENDA = Edição da Câmara Municipal do Alandroal em 1994.
Embora já aqui mencionado em artigo da Autora recentemente publicado nunca até à data tínhamos tido o privilégio da sua leitura. Mas nunca é tarde.
Trata-se de uma obra de excelente pesquisa sobre hábitos e costumes da nossa gente que vão desde a localização da Aldeia da Venda, o modo de vida dos habitantes, os seus hábitos alimentares a sua subsistência, os seus tempos de lazer, as suas culturas e vários aspectos da sua vida em comum.
É na verdade imperdoável não proceder à leitura do mesmo.
Desconheço se o mesmo está disponível para venda no Posto de Turismo, mas sei de fonte segura que algumas dezenas do mesmo se encontram encaixotados algures numa arrecadação da Câmara Municipal.
Seria talvez um bom serviço em prol da cultura do Alandroal proceder à venda a um preço simbólico, ou mesmo fazer em certos eventos oferta do mesmo a todos aqueles que se interessam em conhecer as raízes mais profundas da nossa gente.
O mesmo critério, se me é permitido, deveria ser seguido com outras obras patrocinadas pela Autarquia em especial o “Alegrias Mágoas e Mangações” onde se divulgam os nossos Poetas Populares.
Chico Manuel
7 comentários:
Embora a Aldeia da Venda apareça em primeiro plano nesta obra, parece-nos um dos livros mais importantes que alguma vez se publicaram sobre a nossa região.
É um livro abrangente. E, de facto, foi distribuído por visitantes "ilustres" que passaram pela nossa câmara, durante os anos que se seguiram à sua publicação.
Foi também dado a conhecer a muitos habitantes da aldeia que lhe dá o nome.
Distribuição necessáriamente limitada porque a tiragem foi muito pequena.
Seria, agora, altura de fazer uma nova edição, com a devida autorização da autora, é claro.
Faço votos para que se encontrem alguns cobres para a nova edição.
Lembro-me muito bem da sra. Dra. Ana Paula Fitas andar de bicicleta e a máquina fotográfica fazendo perguntas para escrever este livro.
foram bons tempos e é bom que ela saiba que deixou bons amigos aqui na aldeia. boa sorte sra. dra.
sacaio amigo
Também eu me lembro da Sra. Dra. quando andou aqui pela aldeia. Morava na casa das sras. professoras mesmo ao lado da escola.
parece-me que até uma vez deu uma aula na nossa escola quando foi convidada pela minha professora.
uma sacaia que andava à escola nessa altura.
Na biblioteca do Alandroal estão dois exemplares disponiveis para leitura.J.L
Mais ou menos na altura do lançamento deste livro da Dra. Ana Paula Fitas, também foi organizada uma muito interessante exposição no Centro Cultural da Aldeia da Venda, sobre o « CÂNTICO À ORDEM DAS OLIVEIRAS », temática relacionada com a cerimónia da Santa Cruz.
Cerimónia essa que está muito bem descrita, pela Dra. Ana Paula, no livro em questão.
Essa exposição teve fotografias dos fotógrafos José Manuel Rodrigues e Wouter Vinagre e, salvo erro, as legendas das fotos, eram extractos do livro da Dra.
Tempos em que as questões culturais eram uma preocupação constante do Município do Alandroal.
Sem procurar polémicas estéreis, parece-me que essas preocupações estão de volta.
Oxalá voltem para ficar.
Sacaio por adopção
PS - Para que não fiquem dúvidas sobre a imparcialidade desta informação, queremos acrescentar que esta iniciativa teve a colaboração das seguintes entidades :
- Escola Profissional Bento de Jesus Caraça / Curso Técnico de Animador Sócio-Cultural.
- Centro Paroquial de Alandroal.
- Associação de Jovens Professores da Região Alentejo.
- Centro Cultural e Desportivo da Aldeia da Venda.
- Comissão de Coordenação da Região Alentejo.
- Como mecenas, participou a empresa "Galerias Teófilo".
- A nível individual participaram : Dra. Ana Paula Fitas, José Manuel Rodrigues e Wouter Vinagre.
- A coordenação foi da responsabilidade da Câmara Municipal do Alandroal.
04 Outubro, 2011 13:22
Carissimo Chico Manuel,
É uma honra e uma imensa alegria encontrar no AL TEJO a divulgação deste meu trabalho.
Mais agradeço a generosa e também muito honrosa sugestão de se promover uma 2ªedição do mesmo que, passe a imodéstia, valorizaria a memória e história do concelho (tal como outras publicações de que se destaca o "Alegrias Mágoas e Mangações", uma excelente compilação da Poesia Popular do Alandroal).
Um grande abraço, amigo e sentido.
Carissimos Amigos e Amigas Anónimos e Anónimas, Sacaios e Sacaias que aqui deixaram vivo e comovente testemunho da vossa memória!
Obrigado!... nem podem imaginar a alegria que me transmitem ao darem nota de guardarem a lembrança desses gratificantes e inesquecíveis tempos em que, a pé e de bicicleta, percorri, de máquina fotográfica e gravador, as ruas da Aldeia da Venda onde me senti acolhida e tratada com uma fraterna amizade e onde contei com a maior disponibilidade e cumplicidade de todas as pessoas, de todas as casas e de todas as famílias... bem como a colaboração permanente dos ex-Presidentes da CMA, Inácio Melrinho e João Ribeiro, e do então Presidente da JF de Santiago Maior, amigos que também guardo no coração!... vale aliás, a pena referir que foi o João Ribeiro que me permitiu usufruir da "Casa das Professoras". Jamais o esquecerei!... Obrigado também pela evocação da Exposição e, muito em particular, a Escola, minha querida amiga :))
Um grande beijinho e um enorme, imenso e caloroso abraço a todos e todas, com muitas saudades e a afirmação da minha incondicional estima, admiração e amizade para com o concelho de Alandroal, a freguesia de Santiago Maior e a Aldeia da Venda.
Bem-hajam!
Enviar um comentário