segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OPINIÃO - CHICO MANUEL

O ALANDROAL TORNOU-SE UMA TERRA CONFUSA

Acudiu-me à ideia este pensamento quando, depois de ler alguns comentários e “ampliar “ a foto da assistência ao espectáculo do Vitorino no Fórum Cultural, constatei que a assistência, mais uma vez, primou pela ausência, ainda que se tratasse de uma causa justa e as entradas fossem gratuitas.
Penitencio-me por não estar presente, mas justifico por me encontrar a quase 100km, e porque (embora fizesse todos os possíveis para aceder aos convites, principalmente da minha grande amiga Beatriz) o Clio resolveu esgotar a bateria, e de “empurrão” tive receio.
Numa altura em que tantas criticas são feitas pelo encerramento da nossa magnifica sala de espectáculos (O Fórum), e, com as quais eu concordo, não percebo de forma alguma como é possível, tendo em conta que estava presente uma primeira figura do nosso panorama musical, o Vitorino, as pessoas não tenham esgotado a Sala.
Vejamos como vai estar o Coliseu no próximo dia 5 de Outubro, quando este mesmo Artista lá se apresentar – esgotado, por certo.
Enfim…continuamos na mesma.
E eu já vou estando tão baralhado, que já não sei de que lado possa estar a razão.
Teria merecido a pena a construção do Fórum, se as pessoas pura e simplesmente o ignoram?
Terá a actual presidência razão em não investir, porque a população não adere?
(Conhecem o ditado: = Dá Deus nozes a quem não tem dentes”? .
Pois é: na minha terra está tudo muito confuso.

Chico Manuel

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro CHICO MANEL,
Tens toda a razão, a nossa terra é bastante confusa...
A grande maioria da população não adere fácilmente aos espectáculos, no entanto, costumam aparecer aqui neste blog e noutros ,com opiniões onde por norma, deitam abaixo uns porque fizeram e os outros porque não fazem, isto é o contraditório puro e quase sempre escudados no anonimato !!!
Eu, por vezes penso, que mão há confusão nenhuma, mas sim, outra questão, não há vontade de pensar, quem quiser que pense...
Dou-te até um exemplo recente; á uns dias passados, numa das esplanadas da vila,havia duas mesas cheias de gente, tudo em amena cavaqueira, numa falava-se de futebol e novelas, na outra, debatia-se o estado actual do nosso País. Se te disser que a maioria falava de bola, por aqui, tens alguma explicação, porque tão pouca gente vai aos expectaculos, é triste mas é verdade...
Um abraço,
HOMERO

Anónimo disse...

Obs.


Homero,

No pais que somos e na terra que temos,se bem reparares, o problema é que qualquer dia,deixamos de ser sujeitos das situações para passarmos a ser objectos simples e passivos delas.

O mal não será exclusivo do Alandroal porque,em meu entender, o que se passa é que perdemos os bons momentos;perdemos a arte da conversação;perdemos as pessoas;perdemos a capacidade de dialogar.E perdemos,por fim,a vontade de sermos gente ao serviço de uma cultura e de um modo de ser que foi o segredo que ía fazendo de nós, seres intencionalmente diferentes.

Assim sendo, é evidente que só nos vai sobrando o facto de estarmos confusos com o mundo que nos rodeia.Têm razão,o Chico e tu.

O que não quer dizer que desistamos do Alandroal...Ou que deixemos que o Alandroal desista de nós.

Temos que continuar a fazer por nos merecermos!É o que me parece, meu caro e suave Homero.


Abraço forte

ANBerbem

Anónimo disse...

Se sempre avançarem com a junção de concelhos, o do Alandroal por todas estas rasões e mais algumas estará na linha da frente

Anónimo disse...

Há isso é que vão então não comentam aqui: fomos a Vila Viçosa ver o Vitorino quando ele a tempos ali veio,fomos a Borba fomos ao Redondo fomos a Bencatel, porque aqui não se passa nada.Sobre o cinema na praça não que está ali o Forum fechado ao abandono, agora segundo ouvi dizer vão lá começar as sessões de cinema qual será a desculpa que irão inventar.Por favor quem quizer ir vai quem não quizer não digam nada deem sugestões mas com pés e cabeça e UM BOM DIA A TODOS.