segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INFORMAÇÃO C.M.A..

Alandroal: Torre de Menagem do Castelo Aberta ao Público para Assinalar Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Alandroal vai abrir a Torre de Menagem do Castelo, durante o dia de amanhã, para assinalar de forma simbólica o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro. Se nunca teve a oportunidade de visitar a Torre de Menagem do Castelo de Alandroal esta é a ocasião perfeita para o fazer e ficar a conhecer uma das jóias do património histórico e arquitectónico do Alandroal, que normalmente se encontra vedado ao público. Os técnicos de Turismo da Autarquia alandroalense vão acompanhar as visitas e vão estar disponíveis para esclarecer qualquer dúvida sobre este importante monumento. Para usufruir desta visita guiada basta que se dirija ao Posto de Turismo de Alandroal, na Praça da República, entre as 09:00 e as 16:00 horas. Erguido sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), o Castelo de Alandroal viu a sua primeira pedra lançada em 6 de Fevereiro de 1294. A Torre de Menagem, elemento mais característico do Castelo, foi construída em 1744.

Gabinete de Imprensa C.M.A.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui vai uma idéia que já em tempos circulou pelos corredores da câmara. Foi no tempo em que o engenheiro Victor Silva era assessor do presidente João Ribeiro.

« Construção de um elevador em aço e vidro, materiais contrastantes com a muralha, e instalar um posto de turismo, de dimensões reduzidas, no cimo da torre.
Assim, todos os que procurassem informações turísticas teriam, obrigatoriamente, que observar o Alandroal lá do alto. »

E que vista magnífica aquilo tem !

Ainda deve estar um esboço deste projecto lá pela secção técnica da câmara.
Tanto quanto sei, este projecto só não avançou porque o Instituto do Património Português não permitiu.

Lembrei-me disto porque a instalação do elevador estava prevista na parte lateral da torre que está bem visível nesta foto.

Na altura, o projecto não me chocou, e ainda hoje não me choca, tanto mais que a muralha não seria beliscada. Nem um pouco.

É fazer nova tentativa. Pode ser que agora o Instituto do Património esteja mais receptivo.

E seria original, pelo menos.

Anónimo disse...

Pela mesma ordem de razões também os projectos de Arranjo Paisagístico do Arquiz não vingaram, "NAQUELE TEMPO".

Porque seria?

Isto há coincidências?

Mel