Teatro e Grupos de Cantares no Ciclo de Outono
O Ciclo de Outono prossegue em Montemor-o-Novo, na próxima sexta-feira, dia 22 de Outubro, pelas 21h30, no Salão da Sociedade Carlista, com os Bonecos Bailarinos de S. Bento do Cortiço (Títeres Tradicionais do Alentejo). Títeres Tradicionais do Alentejo, os Bonecos Bailarinos de São Bento do Cortiço (Estremoz), são a sobrevivência de uma arte que existe em Portugal desde, pelo menos, o fim do Séc. XVI. Continuam a divertir quem os vê e quem os trabalha.
No sábado, 23 de Outubro, às 14h00, no Cine-Teatro Curvo Semedo, integrado igualmente no Ciclo de Outuno, realiza-se o 2.º Encontro de Grupo de Cantares de Idosos e Reformados do Distrito de Évora, numa organização da Federação das Associações e Organizações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Évora e da ARPI de Montemor-o-Novo. Sob o lema “Envelhecer com Dignidade”, pelo palco do Curvo Semedo vão passar o Grupo de Cantares de Cabeção (ASDIC), o Grupo Coral (AHRIE Évora), o Grupo Coral Amigos do Cante (ARPIHF Évora), Grupo Coral (ARIFM Évora), Grupo Instrumental Os Amigos da Malagueira (ARIFM Évora), o Grupo Coral da 3.º Idade (Foros de Vale de Figueira), o Grupo de Cantares (ARPI de Montemor-o-Novo), o Grupo de Danças (ARPI Montemor-o-Novo) e o Grupo de Cantares as Cantadeiras (ARPIFSS Évora).
Relembramos que o Ciclo de Outono decorre em Montemor-o-Novo, de Outubro a Dezembro, e que, em 2010, conjuga na sua programação música, dança e teatro.
A próxima iniciativa do Ciclo de Outono é o Espectáculo de Teatro “A Neve”, pelo Teatro das Beiras, dia 30 de Outubro, pelas 21h30, no Cine-Teatro Curvo Semedo, numa organização do Projecto Ruínas.
Junte-se ao Ciclo de Outono…
E tenha uma estação cheia de vida!
Colaboraçao: Paulo Canas
VILA VIÇOSA
Fried Chicken & Gasoline
23.10.2010
Corria o mês de Novembro, do ano 2005, quando a banda Fried Chicken & Gasoline nasceu em Leiria. Ao vocalista e guitarrista Pedro Brandão, natural de Vila Viçosa, juntam-se outros quatro elementos: Marco Dias (bateria e vozes), Filipe Dias (guitarra e vozes), Nuno Reis e Bruno Alves (guitarra) e Peter Slaughter no baixo.
Do caminho já percorrido pelo grupo destaca-se o primeiro lugar no “Festival de Bandas”, promovido pelo Instituto Português da Juventude e, entre outros, o segundo lugar no concurso “Rock na Praia”.
Em 2008 gravaram o primeiro álbum, com a produção de Marco Jung, “Coming From Nowere” revelou “uma nuance de escrita Rockabily, com uma projecção sonora do Blues Power Rock”, afirma a banda.
“Numa combinação perfeita de rock e blues, a voz possante e as guitarras com muita personalidade” garantem uma noite diferente.
Paço Ducal de Vila Viçosa
Dia 29 – Recital com o Ensemble “Flores do Encoberto”, pelas 21h, na Capela do Paço
CAPELA DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA
29 de Outubro de 2010 , 21 h
Ensemble Flores do Encoberto
Elsa Santos, cravo
Inês Calazans, soprano
Sari Räsänen, flauta
Marcos Portugal (1762-1830) Cosi dolce amante sposo
António Rodil (1710?-1787) Sonata em Ré M do livro Sei Sonate a Solo per Flauto Traversiero e Basso (...)
Marcos Portugal (1762-1830) Cuidados, tristes cuidados
Luis Misón (o Misson) (1727-1776) Sonata a Solo Lá m
José Francisco Leal (1841 -1894) Esta noite
INTERVALO
Anónimo (?) Deu sinal a campa triste
Gabriel Fernandes da Trindade (1790?-1854) Graças aos ceos
Pedro Anselmo Marchal (s. XVIII-XIX) 6 Rondos do livro Six Rondos pour le Clavecin ou PianoForte a(…) [1790]
António Teixeira (1707 -1774) Recitativo e Ária da Fama
“Un cor generoso” da Cantata Concertata a 3 voci, nº2 (1734 – Lisboa, BNP)
Entrada livre
Trata-se de um programa com música Ibérica do século XVIII/transição séc. XIX, intitulado Itinerâncias com Som. Este programa pretende renascer compositores e músicos da corte Portuguesa (António Rodil, Marcos Portugal e Luís Misón, José Francisco Leal, Gabriel Fernandes da Trindade, Pedro Anselmo Marchal e António Teixeira) que tanto inspiraram os nossos nobres, primeiramente em Portugal e depois no Brasil.
O Ensemble Flores do Encoberto é composto por Luana Gunderson (flauta transversal), Elsa Santos (cravo) e Inês Calazans (canto)
Dia 30 – Visita temática “Caça Africana”, pelas 11h, no Castelo de Vila Viçosa, da responsabilidade do Eng. Joaquim Miguel Palla Lizardo.
As admissões nestas actividades são gratuitas. No entanto, é necessário proceder à inscrição na visita temática, até ao limite máximo de 30 pessoas.
Para marcação e demais informações p.f. contacte o
telefone 268 980 659 ou palacio.vilavicosa@mail.telepac.pt
REDONDO
1º Intercâmbio de Bandas Filarmónicas
Dia 23 de Outubro de 2010, pelas 21h30m, no auditório do Centro Cultural de Redondo.
Integrado nas comemorações do mês da música, o 1º Intercâmbio de Bandas Filarmónicas reúne no mesmo palco elementos da banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense e da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba num concerto único.
6 comentários:
Eu gostava mais de ouvir noticias sobre o Alandroal, tipo esta que aparece no Público ( http://publico.clix.pt/Local/voluntarios-plantaram-30-mil-arvores-na-lousa_1462446 ) do que aquelas pelo que neste momento é falado no país inteiro!
Estas noticias agora fazem lembrar outros tempos, em que também apareciam uns senhores a dizer que o concelho era o mais pobre da Europa e que até havia cá fome!
Tristes figuras
Aquando da ultima ida ao wc, local priveligiado para ler o Expresso, deparo com mais uma notícia sobre o Alandroal. A notícia tem alguns erros, diz que o concelho tem 16 freguesias, mas felizmente não fala em desanexação do concelho, como o sr. presidente disse no fórum... Era só o que nos faltava... Também diz o artigo que existe 1 funcionário municipal por cada 28 municipes!!! Será verdade... Depois fala sobre 2008 e 2009 e sobre o despesismo do Nabais... Esqueceu-se o Miguel Sousa Tavares de dizer que o actual Presidente, era Vice-Presidente e que o actual Adjunto era Vereador e que os dois aprovaram essas despesas...
Triste figura a tua que não vês o buracão, ou até vez, só que és grande figurão.
Figuras tristes
Esqueceu-se o senhor comentador de 24 Outubro, 2010 00:12, referir que o actual presidente e vereador que fala se demitiram, como todos os outros anteriores vereadores que por lá passaram, por discordarem das políticas de despesismo do antigo presidente.
Era de elementar justiça ter referido esses factos!
Acredito a 100% no comentário de 24/10/2010 17:29:00.
E além do actual presidente divulgar na imprensa o estado de calamidade em que se encontra a CMA, eu ainda acho que tem divulgado pouco, pois apesar da divulgação ainda há quem tente desvalorizar a herança desgraçada que nos deixaram.
Como saberia alguém o estado da câmara, se o actual presidente ficasse calado??
Quem cala consente e neste caso seria impossível compactuar com tamanha irresponsabilidade cometida durante oito anos.
Já tenho lido comentários que o actual presidente também lá esteve quase quatro anos em
vice-presidente, pois é, é verdade; mas também é verdade que o ex-presidente fazia uso do QUERO, POSSO E MANDO.
Quantas vezes o actual presidente na altura determinava que se havia de proceder de uma maneira e o senhor mandante QUERO, POSSO E MANDO, desfazia todas as pretensões do
ex-vice presidente!....
Falo do que sei e vi, portanto tamanha irresponsabilidade deve ser averiguada, divulgada e castigada.
Tenho uma certa dúvida sobre o cumprimento da justiça, depois de tanta coisa ver e ouvir na TV sobre políticos corruptos, mas espero que onde haja culpas que seja feita justiça e mais: REPOSIÇÃO DE VERBAS COM GASTOS INDEVIDOS....
GOSTEI!... MAS GOSTEI MESMO DA IDEIA DO COMENTÁRIO DE 24/10/2010 19:33:00! ISSO SIM SERIA MUITO BEM FEITO NÃO SÓ A ESTE EX-PRESIDENTE DO ALANDROAL,MAS A TODOS OS DO PAÍS, REPOREM DO BOLSO DELES TODAS AS VERBAS COM GASTOS INDEVIDOS E AÍ ENTÃO NÓS IAMOS VER SE TOMAVAM MAIS CUIDADO OU NÃO.
Enviar um comentário