quarta-feira, 7 de julho de 2010

O SABER NÃO OCUPA LUGAR - POR J.P.

AS CARTAS GEOGRÁFICAS


A origem das cartas remonta até muito, do passado.
Desde a mais remota antiguidade que os navegadores traçaram cartas mais ou menos sumárias.
Uma tabuleta babilónica, foi encontrada durante algumas escavações, onde para além de diversas indicações, podia-se ver representado um mapa regional.
Assim, em 575 antes de Cristo, Anaximendro de Mileto discípulo de Tales, traçou o primeiro mapa do mundo, então conhecido.
Foram os Romanos que desenharam os primeiros mapas de estrada.
JPBR10607

A ODONTOLOGIA REMOTA

Um dos mais célebres cirurgiões comunicou á Associação Médica que segundo os seus estudos feitos em esqueletos de azetecas, «os sacerdotes destas tribos tinham conhecimentos perfeitos da anatomia humana, muito maior do que as dos médicos da raça branca, da mesma época».
Esses esqueletos descobertos nos seus túmulos, estavam decorados, apresentavam as mais estranhas mutilações e adições dentárias, quase sempre talhados em triângulo; os caninos eram alongados por outros dentes inseridos na sua extremidade; os dentes de cima eram quase sempre ornados de pedras de cor.
Estas cirurgias dentárias eram praticadas nos vivos e não nos cadáveres, como se julgou durante muito tempo, sendo os sacerdotes que teriam o privilégio de praticar essas intervenções cirúrgicas, utilizadas para embelezar a boca dos índios.
JPBR10614

Sem comentários: