sexta-feira, 11 de junho de 2010

SUGESTÕES PARA O FIM-DE-SEMANA







Melech Mechaya em São Cristóvão

A 21.ª edição do Ciclo da Primavera, que está a decorrer no Concelho de Montemor-o-Novo, tem encontro marcado consigo em São Cristovão, este sábado, dia 12 de Junho. Será às 21h00 que, com entradas livres, os Melech Mechaya actuam no Grupo União Sport Sancristovense.
Trata-se de uma iniciativa imperdível em que os Melech Mechaya apresentam uma viagem festiva pela música klezmer, com uma sonoridade contagiante que une aromas árabes e ritmos ciganos à tradição judaica. Da Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque, são festas e celebrações de público em pé e cadeiras vazias. Entre o riso e a dança, uma pândega não aconselhada a cardíacos!
À beira da segunda década do século XXI, deparamo-nos com uma fervilhante cena de sonoridades étnicas e de fusão na música portuguesa.
Já apelidados por “reis da alegria”, em dois anos, os Melech Mechaya lançaram um EP com o nome da banda e um primeiro longa duração intitulado "Budja Ba", editado pela Ovação em 2009, com 16 faixas, 52 minutos e cinco autores endiabrados: João Graça (Violino), Miguel Veríssimo (Clarinete), André Santos (Guitarra), João Sovina: (Contra-baixo) e Francisco Caiado (Percussão).
Com uma programação que se prolonga até 26 de Junho, dia em que, como espectáculo de encerramento deste Ciclo da Primavera, teremos “Vai-se andando”, com José Pedro Gomes. Será o encerrar com chave de ouro desta autêntica Primavera Cultural que, anualmente, permite vivenciar …
Momentos únicos de Cultura!



Olivença no espaço cultural lusófono
A Associação Cultural Além-Guadiana prossegue na defesa da cultura oliventina:
Nascem as "Lusofonias" em Olivença
( http://alemguadiana.blogs.sapo.pt/94560.html#cutid1 )

No próximo sábado, 12 de junho, levar-se-á a cabo em Olivença a primeira edição das "Lusofonias", espaço dedicado à cultura do âmbito dos países de língua portuguesa.

As "Lusofonias" nascem com a vocação de ser um ponto de encontro e difusão das mais diversas manifestações culturais das quais poder fruir, vitalizando as raízes portuguesas de Olivença e fomentando a aproximação a Portugal e aos países de herança lusa.
Organizado pela associação cultural "Além Guadiana" com a colaboração da Câmara Municipal de Olivença, a Aderco (Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença) e a Junta da Estremadura, terá lugar no Passeio Grande (antigo Terreiro do Chão Salgado) e contará com atividades de teatro, música, literatura e animação de rua, entre outras, que se desenvolverão durante todo o dia e até a meia-noite. (para notícia completaabra o link)

Sem comentários: