terça-feira, 22 de junho de 2010

O SABER NÃO OCUPA LUGAR (Rubrica de J.P.)

RATAS QUE FERTILIZAM OS CAMPOS

A minhoca, esse utilíssimo verme que fertiliza os nossos campos, sabendo fabricar a terra vegetal, não se encontra em muitos locais do mundo, por exemplo na América setentrional, exceptuando apenas uma estreita faixa ao longo do pacífico, nas outras regiões, o trabalho é executado diferentemente.
Nessas diferentes regiões longínquas e sem que se desenvolvam as minhocas e, sempre que há a humidade como base primordial para haver vegetação, é normal poder encontrar-se uma capa de terra vegetal cuja espessura pode chegar a 30 ou até mesmo 60 centímetros de profundidade, ficando por saber como se forma esta terra vegetal, se não existem minhocas?
Um dia um estudioso naturalista, encontrou a solução deste problema, verificando que o trabalho da minhoca faz na Europa, corresponde ao serviço de determinados mamíferos roedores as geomizas ou ratas da terra que, passando a vida cavando e fazendo túneis a uns 30 centímetros debaixo da terra.
Estes mamíferos que, se parecem bastante com as ratas de água, abundam bastante naquele país, trabalhando incessantemente, de verão e de inverno. De dia e de noite, como verdadeiras máquinas, acabam por fazer o mesmo efeito que a telha dum arado, misturando a vegetação morta com o terreno e produzindo assim uma terra vegetal, muito rica e fértil.
Segundo os entendidos, a minhoca fabrica em cinco anos a terra vegetal suficiente para formar uma capa de dois centímetros e meio de espessura, enquanto a geomiza não precisa mais que cinco meses para obter os mesmos resultados.
Os lavradores norte-americanos, sem tirarem nenhuma conclusão científica, sabem que a fertilidade de um qualquer campo aumenta quando as geomizas têm levantado o terreno, ao fazerem as suas escavações.
JPBR10625

Sem comentários: