Adenda:
Porque esclarecedor, porque assinado e porque merece ser lido por todos aqui trago para primeira página o comentário que se segue (há outros, merece a pena dar uma vísta de olhos)
Gostaria de ajudar a esclarecer, em especial o comentador das 10.32, de dia 22, que aquilo que até agora se sabe sobre o deus Endovélico, sendo actualmente conhecido em toda a Europa, coloca o seu lugar de culto apenas numa região: No concelho do Alandroal, perto do Lucifecit, ribeira cujas margens polarizaram populações através dos tempos, tanto para habitar como para prestar culto, da Rocha da Mina ao cabeço de S. Miguel da Mota, até à capela de Nossa Senhora da Boa Nova, da Pré- História à Idade Média.
Endovélico já era aqui adorado na Idade do Ferro, alguns séculos antes do nascimento de Cristo,
e, no primeiro século da nossa Era, em Época Romana, foi-lhe construido um templo no cabeço de S. Miguel da Mota; distante no tempo do início do culto Cristão na Península Ibérica, e a alguns séculos da chegada dos povos islâmicos à região.
O que chegou até nós sobre Endovélico e o culto a ele prestado é nos dado a conhecer através da Epigrafia e da Arqueologia: Do alto de S. Miguel da Mota sairam, desde o século XVI e, sobretudo, no início do XX, mais de uma centena e meia de lápides votivas dedicadas a Endovélico; As escavações arqueológicas, levadas a cabo nos últimos anos no S. Miguel da Mota, não conseguiram vestígios evidentes do antigo templo, mas no local foram encontrados diversos testemunhos de ocupação em Época Romana, entre os quais se destacam as cinco estátuas de mármore.
A fé e o culto que boa parte da população do concelho do Alandroal dedica a Nossa Senhora da Boa Nova deve ser respeitada, como manifestação religiosa.
O Endovélico faz parte de um passado distante, sobre o qual ainda há muito a conhecer, no entanto, o que se sabe deve ser partilhado pela população, depositário legítimo da sua História.
Conceição Roque
38 comentários:
Quero dar os parabéns à câmara pelo sucesso deste evento, e a todos os técnicos da mesma envolvidos no evento, em especial ao César Fontes porque foi um dos que vestiu a camisola e deu tudo para que se conseguisse ter este tipo de espectáculo no concelho. Ao contrário de alguns que só o tentaram boicotar.
Ahahahahah...
Pronto lá vai merda para o ar ...Raios partam esta gentinha.
Caro Francisco, vou desde já mandar um grande abraço ao amigo "AL BARRAM", Bacano, Tavas cá com uma NÁRÇA!!!
Não sei como o AL conseguia ainda tirar fotos, ou então nem sei como ainda podia e conseguia segurar na máquina e sempre com a sua caneca do Endovélico nas mãos, mas, caro/as leitores, o resultádo está á vista, e é excelente...
E agora dar os parabéns a quem teve a "ousadia" pra "executar" este Pequeno/Grande "certame"...
Estive presente e gostei muito do que vi e ouvi!!!
De 0 a 20, dou nota 17, os outros 3, é a população que os retira...
Se não fosse o congestionamento de transito provocado por meia dúzia de mal formádos, com certeza daria pra ir até aos 19,5...
Ideias que deverão ser mantidas e creio que para breve teremos mais noticias destas... BOAS!!!
Fiquei muito satisfeita com a adesão da população ao invento realizado junto à barragem de Terena no Sábado passado, e espero que esta adesão tenha despertado curiosidade suficiente para continuarem a participar no Sábado que vem assistindo ao congresso que se irá realizar no Forum durante a manhã.
EU TAMBEM LÁ ESTIVE E ACHEI UMA FALTA DE ORGANIZAÇÃO DO PIOR.
SE É PARA ACHAR ENGRAÇADO TUDO BEM MAS NÃO PASSOU DE UMA COISA ENGRAÇADA E MUITO AMADORA.....
INDEPENDENTE....
O César Fontes a dar tudo. Esta é para rir. Eu trabalhei com ele no Posto de Turismo e enquanto lá estive ele raramente estava no seu posto de trabalho. Só o que fazia era andar com os estrangeiros no negócio dos montes.
Aquele comentário a elogiá-lo, das duas uma, ou foi feito pelo próprio ou quem o fez não o conhece minimamente.
Ele estasse bem lixando para a câmara, quer é Montes.......
É bom que se diga isto e que o senhor Francisco coloque este comentário. Não tem nada a ver com politica, eu por acaso até votei Muda.
A festa em Terena à beira da Barragem do Lucifécit foi muito bonita. O Deus Endovélico foi invocado e respondeu ao chamamento dançando à roda da fogueira! Que seja para se repetir este momento tão importante na história e cultura do nosso Concelho. AVANTE ENDOVÉLICO!!!
Boas entradas no Verão a todo o Concelho do Alandroal,
Sou uma Pagã, e sócia da Federação e fomos de propósito ao Alandroal para conhecer o local, e para partilharmos do ritual pagão lá em cima na Rocha da Mina, o qual adorei, apesar dos tus, tus, das maquinas não deixarem muito tempo para seguirmos as palavras.
Mas mesmo assim, para mim, foi fantástico, ouvir a minha crença num local tão importante para os nossos antepassados, como para nós actuais pagãos.
Obrigada por esta cerimonia, Isobel e Thorg e a todos que nos deram este momento único.
Quanto á festa da noite, gostei muito, mas não posso deixar de deixar uma opi nião acerca doutros posts:
Soubemos que foram os Senhores do Rito, quem mais ajudaram na organização e ate decoração do recinto! Imagine-se as pessoas que vem de fora é que tem de trabalhar! mas uma coisa sempre ouvi; é que um senhor de Hortinhas, e um senhor Cesar foram cruciais para que esta festa andasse.
Por isso, e porque fomos de tão longe para lá estar, o certo é que gostámos muito, e mesmo com parca organização, o certo é que disfrutámos de excelentes momentos.
"Que seja para se repetir este momento tão importante na história e cultura do nosso Concelho."
Importante para quem? Só se for para os estrangeiros que têm esse culto e pelos vistos foram eles que organizaram quase tudo...
De facto o nosso concelho está dominado por seitas, esta possivelmente é mais uma. A nossa cultura quer se queira quer não, e por acaso nem sou católico, tem a ver com a Nª Srª da Conceição e a Srª da Boa Nova. Isto do Endovélico são culturas dos povos do Norte e não de mouros como nós.
Não queiram assentar os pézinhos na terra não, que quando o fizerem já é tarde.....
A tua cultura queres tu dizer, fala por ti não fales pelos outros. Tristeza e ignorância de comentário... Avante Endovélico, a Srª da Boa Nova espera por ti!
DE REPENTE SOMOS TODOS CÉLTICOS E TUDO O QUE SEJA SRA. DA BOA NOVA OU SRA. DA CONCEIÇÃO É RETRÓGADO E ULTRAPASSADO, ABAIXO OS NOVOS ANTIGOS RITUAIS E VIVA A MUDANÇA!
Gostaria de ajudar a esclarecer, em especial o comentador das 10.32, de dia 22, que aquilo que até agora se sabe sobre o deus Endovélico, sendo actualmente conhecido em toda a Europa, coloca o seu lugar de culto apenas numa região: No concelho do Alandroal, perto do Lucifecit, ribeira cujas margens polarizaram populações através dos tempos, tanto para habitar como para prestar culto, da Rocha da Mina ao cabeço de S. Miguel da Mota, até à capela de Nossa Senhora da Boa Nova, da Pré- História à Idade Média.
Endovélico já era aqui adorado na Idade do Ferro, alguns séculos antes do nascimento de Cristo,
e, no primeiro século da nossa Era, em Época Romana, foi-lhe construido um templo no cabeço de S. Miguel da Mota; distante no tempo do início do culto Cristão na Península Ibérica,
e a alguns séculos da chegada dos povos islâmicos à região.
O que chegou até nós sobre Endovélico e o culto a ele prestado é nos dado a conhecer através da Epigrafia e da Arqueologia: Do alto de S. Miguel da Mota sairam, desde o século XVI e, sobretudo, no início do XX, mais de uma centena e meia de lápides votivas dedicadas a Endovélico; As escavações arqueológicas, levadas a cabo nos últimos anos no S. Miguel da Mota,
não conseguiram vestígios evidentes do antigo templo
, mas no local foram encontrados diversos testemunhos de ocupação em Época Romana, entre os quais se destacam as cinco estátuas de mármore.
A fé e o culto que boa parte da população do concelho do Alandroal dedica a Nossa Senhora da Boa Nova deve ser respeitada, como manifestação religiosa.
O Endovélico faz parte de um passado distante, sobre o qual ainda há muito a conhecer, no entanto, o que se sabe deve ser partilhado pela população, depositário legítimo da sua História.
Conceição Roque
Caro amigo de 22 Junho, 2010 22:40 não pense dessa forma:
Nossa Senhora da Conceição, a Senhora da Boa Nova e o Endovélico podem coexistir em paz e harmonia. Vivemos numa sociedade com diferenças ideológicas, políticas e religiosas, mas isso não quer dizer que tenhamos que excluir quem quer que seja. Todos diferentes, todos iguais!
Anonimo das 10.32 alguem te oubrigou a ir lá?Pagas-te a bula??deixa de ser hipócrita NªSrª???Menino jesus ??Já viste que cada um acredita no que quiser?Vê por ti próprio já viste no que acreditas e será que acreditas mesmo????numca comeste "carne "na páscoa??Vê lá bem as tuas crenças vê...Sabes como jesus disse quem numca pecou que atire a primeira pedra.Percebes a hipócrisia????
PRONTO TEM RAZÃO , A FESTA FOI UM SUCESSO,HÁ MUITOS ANOS QUE NÃO SE VIA NADA COM TANTA BELEZA, GRANDEZA,SUPER ORGANIZADO E COM MILHARES DE PESSOAS A ASSISTIR.
VIVA O PRESIDENTE GRILO QUE TUDO O QUE FAZ É MUITO BEM FEITO E ORGANIZADO.
QUE SE FAÇA URGENTEMENTE UM SANTUÁRIO DE CULTO E PEREGRINAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL DO DEUS ENDOVÉLICO, E TALVEZ QUAL MILAGRE DE FÁTIMA, O ALANDROAL PASSE PARA AS BOCAS DO MUNDO E SEJA ESSE O CAMINHO PARA SUPERAR A CRUZ QUE O JOÃO NABAIS E TODOS OS OUTROS PRESIDENTES NOS DEIXARAM.
NÃO TENHO DÚVIDA QUE O ACTUAL PRESIDENTE E A SUA EXCELENTE EQUIPA DE PROFISSIONAIS EM TODAS AS ÁREAS IRÃO CONSEGUIR COLOCAR O NOSSO MUNICÍPIO COMO EXEMPLO DE GESTÃO A NÍVEL NACIONAL, DA EUROPA E DO MUNDO.
VIVA O JOÃO MMMMM QUE É UM PRESIDENTE E UM HOMEM TÃO PERFEITO QUE NEM O DEUS ENDOVÉLICO OU QUALQUER OUTRO O SUPERAM....
UM INDEPENDENTE QUE VÊ COM OLHOS DE VER...
P.S. QUANDO FIZEREM O MONUMENTO AO DEUS ENDOVÉLICO APROVEITEM E FAÇAM TAMBÉM UM AO DEUS JOÃO MMMMMMM.
Ó Conceição Roque quem percebe disto é o professor Calado.......Debitar o que está escrito é fácil e não é preciso ter formação.
"Todos diferentes, todos iguais!"
Ahahahahah....vai dizer isso aos MUDAS......Quer lá o povo saber do Endovélico....Mas pelas vossas teorias tem que querer saber porque senão é diferente, mas não é igual!
Lacrau venenoso
Estes três últimos comentários são de uma pobreza de espírito e total ausência de raciocínio só comparável com uma cabaça oca.
Ó atrasado mental de 23 Junho, 2010 12:31, os comentários de apoio ao evento Endovélico não pretendem ter razão, só se congratulam com o acontecimento. Estás a precisar de um psiquiátra, perdes-te completamente a RAZÃO, se é que alguma vez a tiveste!
Por todos estes comentários penso que a CMA deveria contratar uma pessoa especialista em Marketing para divulgar o tema Endovélico e não um arqueólogo. Já temos estudos. Já temos quem faça escavações, só nos falta que a divulgação do tema seja feita de forma eficiente.Se não for feito isto vão aparecer 10 ou 15 arqueólogos a concorrer para um lugar e tudo fica na mesma.
O Prof. Manuel Calado, meu mestre e amigo, é sem dúvida um dos investigadores que mais se debruçou sobre o tema, não esquecendo os contributos fundamentais de Leite de Vasconcelos, S. Lambrino, os Profs Carlos Fabião, Amílcar Guerra, Thomas Schattner e José d`Encarnação, entre muitos que, ao longo do tempo, se interessaram pela questão.
Por ler tantos e tão bons mestres, que é assim, também, que se consolidam saberes e se faz História, é que me sinto com toda a legitimidade para “Debitar o que está escrito”, se isso, como me parece ter sido o caso, contribuir para esclarecer alguma dúvida.
Conceição Roque
Anda aqui um Lacrau venenoso
Envenenado já muito raivoso
Derramando veneno viscoso
Envenenou-se o mal cheiroso
Quem tem razão no que diz é o comentador ou comentadora de 23 Junho, 2010 12:31 está em tom de brincadeira mas diz muito nas entrelinhas, e muitas verdades quer gostem quer não.
Anónimo disse...
"PRONTO TEM RAZÃO , A FESTA FOI UM SUCESSO,HÁ MUITOS ANOS QUE NÃO SE VIA NADA COM TANTA BELEZA, GRANDEZA,SUPER ORGANIZADO E COM MILHARES DE PESSOAS A ASSISTIR.
VIVA O PRESIDENTE GRILO QUE TUDO O QUE FAZ É MUITO BEM FEITO E ORGANIZADO.
QUE SE FAÇA URGENTEMENTE UM SANTUÁRIO DE CULTO E PEREGRINAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL DO DEUS ENDOVÉLICO, E TALVEZ QUAL MILAGRE DE FÁTIMA, O ALANDROAL PASSE PARA AS BOCAS DO MUNDO E SEJA ESSE O CAMINHO PARA SUPERAR A CRUZ QUE O JOÃO NABAIS E TODOS OS OUTROS PRESIDENTES NOS DEIXARAM.
NÃO TENHO DÚVIDA QUE O ACTUAL PRESIDENTE E A SUA EXCELENTE EQUIPA DE PROFISSIONAIS EM TODAS AS ÁREAS IRÃO CONSEGUIR COLOCAR O NOSSO MUNICÍPIO COMO EXEMPLO DE GESTÃO A NÍVEL NACIONAL, DA EUROPA E DO MUNDO.
VIVA O JOÃO MMMMM QUE É UM PRESIDENTE E UM HOMEM TÃO PERFEITO QUE NEM O DEUS ENDOVÉLICO OU QUALQUER OUTRO O SUPERAM....
UM INDEPENDENTE QUE VÊ COM OLHOS DE VER...
P.S. QUANDO FIZEREM O MONUMENTO AO DEUS ENDOVÉLICO APROVEITEM E FAÇAM TAMBÉM UM AO DEUS JOÃO MMMMMMM.
23 Junho, 2010 12:31"
Querem todos é tacho, andamos todos ao mesmo, e a vida é assim, num tempo bailam e enchem os bolsos uns, noutro tempo outros, o chato da coisa é que há por aqui quem se enchia antes e agora continua. Sempre em festa com o dinheiro de todos.
Bons carros, bom vinho, passeios etc,etc.
Sejam da esquerda, da direita, do centro ou do raio que os parta o que todos querem é mamar e boas reformas, os problemas reais das pessoas que se lixem.....
Amigos do Alandroal, as coisas são transparentes como a água, o que se passa por aqui, é que de alguma maneira, um ou uma arqueóloga tem que entrar para a Câmara Municipal, assim como arquitectos e outros, porque os favores eleitorais, do empenho pessoal de certas pessoas, como poetas, arquitectos, arqueólogos e arqueólogas, tem que ser pago, e as promessas tem que se cumprir.
Não podia era ser de repente, porque se assim já dá nas vistas, imaginem se tivesse sido de rompante.
Há de facto muitas maneiras de levar água ao moinho, e um dos caminhos até pode ser o Endovelico, pois com tanta importância que se está a dar ao culto, é necessário termos quem perceba do assunto.
A questão fundamental para mim e para muitas pessoas, não é entrarem uns e saírem outros, porque infelizmente isso é pratica comum a nível nacional, quando os poleiros mudam, a questão é mais uma vez a competência, será que vão ocupar os cargos as pessoas mais competentes e livres para o fazerem, ou será que vão ocupar os cargos quem deu a cara, e não só, pelo Muda, deixando de fora gente mais capaz, e dispensando pessoas competentes, porque não há dinheiro para tanto ordenado, nem lugar para tanta gente.
Endovelico, arqueologia, de facto tem tudo a ver, não pensem é que somos todos parvos, e só é dotado de esperteza e inteligência quem alinha nestas velhas jogadas politicas.
Não mudou mesmo nada, tudo do mesmo....
Revê-se no comentário que faz o "24 de Junho de 2010 às 10:20 horas" e diz:
"Acabei de me ver ao espelho"
Realmente as coisas agora são transparentes para o povo do Concelho do Alandroal. Antes, vai lá vai!!!!!!!
Andam enraivecidos os Nabalistas... ahahahahahahah!!!!!!!
SÃO TRANSPARENTES, MAS OS PADRINHOS E AFILHADOS NÃO ACABARAM, CAMBADA DE MENTIROSOS QUE PROMETERAM MUDAR AS COISAS, MAS A POUCA VERGONHA CONTINUA A MESMA, OU PIOR
INDEPENDENTE
Querem todos é tacho, entre um João FFFFFFF e um João MMMMMMMM, venha o diabo e escolha.........
Os grilos andam todos de fora a cantar, deve ser do calor,e são bravos a defender o paizinho João mmm.
Não abram a pestana......
PASTOR DO CAMPO
Continuam enraivecidos os Nabalistas!!!!!!!
O respeito pela pluralidade devia ser a pedra de toque mas pelo que vejo quere-me parecer que alguém por estas terras gostaria de atiçar novamente as fogueiras da dita santa inquisição.
Por mim tudo bem pois os antigos permanecem quer queiram quer não e não são uns simples e meros dois mil anos de monoteísmo e apego ao poder que apagam as memórios que remontam ao inicio da humanidade.
Já tens o lugar garantido ou com ou sem ENDOVELICO.
Queres taxo como todos os outros,por tanto não venhas para aqui vender o endovelico, porque a maioria do povo do nosso concelho, tem problemas mais graves e não quer saber de endovelicos para nada.
"Já tens o lugar garantido ou com ou sem ENDOVELICO.
Queres taxo como todos os outros,por tanto não venhas para aqui vender o endovelico, porque a maioria do povo do nosso concelho, tem problemas mais graves e não quer saber de endovelicos para nada. " (fim de cit.)
Mas que pobreza de discurso.
Quanto aos taxos até gosto mas bem recheados de raciocinios lineares contextualizados e lógicos e não destes que mais parecem "dor de cotovelo" fruto de uma qualquer má vontade em obediência a interesses que nada têm a ver com assuntos que não foram focados no post anterior.
Quanto ás vendas, meu caro/a talvez seja melhor informarmar-se sobre a questão do proselitismo (se é que sabe o que isso significa) talvez fique admirado com o que vai descobrir.
Quanto a ter lugar garantido so uma questão: onde? é que se é aquilo que estou a pensar na certa que mais uma vez fala sem conhecimento de causa, é que estou a muitas centenas de km de distãncia e as minhas ambições não são certamente iguais ás suas.
Pense antes de falar e não faça uso de verborreia literária e descontextualizada que não faz sentido nenhum!
FALAS MUITO E DIFÍCIL, DEVE SER PARA NINGUÉM ENTENDER PORRA NENHUMA DO QUE DIZES, TENHO ATÉ DÚVIDAS SE TU PRÓPRIO SABES O QUE QUERES DIZER.
AS MINHAS AMBIÇÕES NÃO SÃO DE FACTO AS SUAS É QUE NÃO TENHO JEITO PARA BRUXO NEM PARA VENDER BANHA DA COBRA.
E DE TANTO INTELECTUAL QUE QUER PARECER CAI COMPLETAMENTE NO RIDÍCULO COM A SUA VERBORREIA LITERÁRIA QUE CÁ PARA AS MINHAS BANDAS SE CHAMA, DIARREIA MENTAL, OU CONVERSA DE MERDA...
Não há maneira de uma postagem sobre um evento cultural diferente evite comentários agressivos independentemente das razões que os motivem?
É que já há muito tempo que esta "discussão" deixou de ser sobre o evento de dia 19 de Junho, parece-me.
Respeito como é óbvio a insatisfação das pessoas do Alandroal e elas mais de qualquer outro tipo de pessoa saberão o que está bem o o que está mal no seu concelho (afinal elas vivem lá e não passam uma ou duas tardes num ano devido a iniciativas culturais como visitantes). Mas temos mesmo que começarmos a ofender-nos?
Se o Alandroal tem queixas para fazer sobre a administração que se façam ouvir, mas numa postagem de um blogue?
Boa sorte aos concelhios e boa sorte aos visitantes*
Na paz de Cristo e na paz de Endovélico
Enviar um comentário