(Disse um dia ao F.Manuel, a propósito do convite que me dirigia de participação neste espaço que (segundo...me diziam) «pelo anonimato desonesto e pela menos edificante linguagem que alguns comentários continham» eu não "iria por aí".
Até ver, vou por aqui, pela 1ª vez com o F.Manuel.)
A MENINA DANÇA?
Sendo atento ouvinte de um dos mais antigos programas "de Jazz" A MENINA DANÇA(do Zé Duarte/RDP1)" bastas vezes me tem vindo à memória que o seu título nos foi usurpado. Quem como nós, os provectos séniores, se não recorda de a utilizar nos "bailes" da Sociedade Artística, Sociedade da Música, das Festas de Setembro, das Festas dos Prazeres, de Redondo, de Bencatel, etc.,etc..E quantas “TAMPAS”???
Saudações de amizade, da terra de PERO RODRIGUES (O preso por amigo, preso por LEAL).
O meu comentário procura associar o espaço cinematográfico do Domingos Peças ao edifício onde (nas noites do 1º dia de Janeiro; de Domingo e Terça-Feira de Carnaval; de Domingo de Páscoa e do Dia de Natal) tantas vezes perguntamos A MENINA DANÇA?.
A.J.Fontes Coelho
(Tói da Dádinha e do Quésqués)
Nota do Editor: Bem-vindo amigo Tói a este espaço que se pretende cada vez mais participado.
Tal como eu, e muitos outros da nossa geração, gostamos de recordar o passado e o tempo áureo da nossa juventude.
A frase que dá título a este teu contributo serve perfeitamente para que muitos de nós possamos desfilar umas tantas recordações vividas naqueles espaços que citas.
Obrigado e até breve.
Chico
5 comentários:
Tenho a certeza que o Tói nos vai
recordar e deliciar com histórias
lindas passadas com os "jovens" da
nossa geração.
Bem vindo Tói.
Obrigada.
Uma "moçoila" dessa época.
É com emoção que acabo de ler o comentário do Tói, acrescida por saber que ele está recuperado da doença que o afligiu. O Tói como outros tantos da nossa geração, poderemos dar um contributo positivo a este Blog. A experiência de vida, ramificada em questões individuais, sociais e politicas, poderá ser um elo positivo na defesa dos bons valores e transmissão dos legados da palavra, e no respeito mútuo.
Que o passado se recorde no presente para alicerço do futuro.
Um abração, amigos.
Helder Salgado.
19-04-2010.
Na Sociedade Artística, na Sociedade da Música, em todos os outros locais que o Tói referiu, e também no baile do Sr. Januário, no Bairro Operário, em Luanda.
Não te esqueças, Tói, que depois de dois passos de dança, atravessando a sala, a malta gritou... AÍ BENJAMIM ... não sem que antes, ela, aquela negra linda, gostosa, também no baile do Sr. Januário, ao canto da sala,
...." contasse o meu caso ás moças mais lindas do Bairro Operário, depois de me darem perdido, sujo e barbudo nos morros da Samba "....
Alguns da nossa geração, também andaram por essas paragens, levando tampas, depois da inevitável pergunta " A Menina Dança ?
Um abraço de muito carinho para o Tói e para o Chico.
E também em homenagem ao Viriato da Cruz e ao Sérgio Godinho que possibilitaram umas das cantigas mais bonitas da nossa praça.
A.S.
OBS.
Já que estamos numa ambiência musical, e já que estamos aqui a saudar a chegada do Tói ao Al Tejo,o Blog mais alandroalense que se conhece,dir-lhe-ei recordando uma das melhores obras de sempre da música portuguesa, o "Por este Rio acima" do Fausto que é preciso "Navegar,navegar,ir ao fundo e voltar".
Se este verso é lindo, a batida da música que o acompanha é, como sabes, fortíssima e bem portuguesa.
Faz-nos lembrar um tempo em que fomos todos também "Albuquerques e Fonsecas",nascidos em paixões temporais e desejos abrasadores.
Daí que também tenhas sido um ciclista de eleição local que só não terás ido mais longe nas etapas da bicicleta, e mais fundo, na natação do João dos Pereiros porque outros afazeres e amores entretanto surgiram.
Coisas que o destino tece mas que a música que a vida,às vezes, ainda vai tendo também agradece que recordemos.
Porque assim é,continuar a navegar é cada vez mais preciso.
Navega Tói.Naveguemos.Porque enquanto O Chico agradece,nós vamos sorrindo.
Ou não será assim que devemos continuar a (re)ver-nos?
Com as melhores saudações
António Neves Berbem
Amigos, ainda e em matéria de música é com saudade que recordo o Tói na bateria e voz, O Pêro no clarinete, o meu colega João Berbem na requinta, O Geribal no trombone e mais tarde o Sousa como vocalista nos "5 do Ritmo (seria este o nome?) e as bôas danças que me proporcionaram. Deve-me faltar algum, mas já passaram tantos anos!
Belos tempos!
Chico Manel
Enviar um comentário