sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ONDE SE ESCREVE SOBRE O CONCELHO DO ALANDROAL

No: http://megaantas.blogspot.com/2009/11/anta-de-santiago-maior-alandroal.html

Anta de Santiago Maior (Alandroal)



A anta de Santiago Maior era conhecida na bibliografia desde 1959, altura em que é publicada pelo casal Leisner (Leisner e Leisner, 1959:167). Nesta altura é referida a existência de cinco esteios in situ na câmara (faltando-lhe dois esteios) e, o corredor apresentaria um comprimento de 5 m. Para além destes dados, os Leisner referem ainda a existência de materiais provenientes deste monumento, depositados no Museu Nacional de Arqueologia, considerando que poderiam ter sido levados por Leite de Vasconcelos.
A informação fornecida é muito sucinta e ambígua não sendo claro se teriam procedido a uma intervenção neste monumento, realçando apenas que havia sido violada.
Posteriormente, aquando da elaboração da Carta Arqueológica do Alandroal, Manuel Calado considera que o monumento se encontra totalmente destruído “o monumento, escavado e fotografado pelos Leisner, foi posteriormente violado até à destruição total por um pesquisador de tesouros


No: http://travel.nytimes.com/2009/11/08/travel/08next.html?ref=travel

(Siga os links)

1 comentário:

Anónimo disse...

Linda Anta... Belo Corredor... Esteios Magnifícos... A Conceição muito escavou, mas como diz o povo, quem escava por gosto não cansa!

Kabé