FUNDAÇÃO CASA DE BRAGANÇA
23 de Outubro de 2009 – 21 h.
ENSEMBLE ODEON
Savka Konjikusic – Piano
Adrian Florescu - Violino
Programa
1 J.FIOCCO (1690-1760) - Allegro
2 L. van BEETHOVEN - Menuet
3 Romanta
4 W. A. MOZART - Menuet
5 F. J. GOSSEC (1734-1829) - Gavota
6 J. RAFF Cavatina Op. 85 Nº 3
7 C. DIMITRESCU -Dans Taranesc (Dança popular) Op 15
Intervalo
8 C. C. NOTTARA Ária
9 Siciliana
10 R. SCHUMMAN Visare (sonhar) Op 15 Nº7
11 M. CHIRIAC Serenata
12 I. SCARLATESCU Bagatela
13 C. PORUMBESCU (1853-1883) Balada
14 F. KREISLER (1875-1962) Lindo Rosmaninho
ENSEMBLE ODEON
Savka Konjikusic, pianista de origem Sérvia, acabou os estudos superiores na Academia Superior de Arte de Novi Sad onde estudou com os professores R. Jovicic e Velislava Palacorova. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Real de Haia onde concluiu o Mestrado com o pianista Naum Grubert e com Tan Crone (música de câmara). Durante os seus estudos ganhou vários prémios em concursos nacionais.
Participou em masterclasses de piano com Arbo Valdma, Konstantin Bogino, Gyorgy Sebok e Vladimir Tropp.
Apresenta-se regularmente em recitais a solo e em formações de música de câmara tanto em Portugal, como no estrangeiro, nas mais prestigiadas salas de concertos, entre elas o Concertgebouw em Amsterdão. Muitos dos seus concertos foram transmitidos pela rádio e pela televisão. Colaborou com vários artistas de renome internacional tais como Maria João Pires, Hansjorg Schellenberger e Françoix Leleux. Participou em vários festivais internacionais de música, entre eles, Laken Festival (Holanda), Bemus Festival (Sérvia) e Aix-en-Provence (França). Gravou em 2008 um CD para a etiqueta P&B com obras de Chopin e Scriabin. Desde 1992 é pianista associada na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como docente exerce funções de professora e pianista acompanhadora na Orquestra Metropolitana de Lisboa e no Conservatório Nacional de Lisboa.
Adrian Florescu, natural de Bucareste, na Roménia, iniciou os seus estudos de violino aos seis anos, tendo ganho um lugar na Escola de Música George Enescu, na classe de violino de Iolanda Drimbei. A conselho desta professora, fez uma audição na Escola de Dinu Lipatti, sob a supervisão do violinista Radu Popescu. Como concertino desta escola actuou em Inglaterra, Áustria, Alemanha e França. Em 1993 actuou como solista com a Orquestra de Câmara Filarmonia Bucuresti. Em 1997 trabalhou como concertino e solista desta Orquestra, com actuações na Suiça, França e Jugoslávia. Em Bucareste frequentou a classe de violino de Florin Croitoru. Em 2000 torna-se 2ºConcerto na Orquestra da Fundação Sergiu Celibidache. Especializou-se em música de câmara, tocou em vários quartetos na Roménia e em Portugal. Integrou o Ensemble da Capela Real de Vila Viçosa. É membro da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário