terça-feira, 1 de setembro de 2009

REZAS E MEZINHAS – MEZINHAS E CRENDICES

As mezinhas e crendices fazem parte das tradições do Alandroal e Freguesias.
Regra geral, são as pessoas mais idosas que conhecem as rezas e as fazem a quem lhas pedirem.
Vamos recordar algumas:


ORAÇÃO DA TROVOADA:

Magnifica a minha alma
Engrandeço ao Senhor
Meu espírito se alegrou
Em Jesus meu Salvador.
Oh, que estrondos vão no Céu!
Que nos valha a Divindade,
Valha-nos a Cruz de Cristo
E a Santíssima Trindade.
Santa Bárbara Bendita
Se vestiu e se calçou,
Ao caminho se deitou
Jesus Cristo encontrou
E Ele lhe perguntou:
-Onde vais Bárbara?
-Vou amarrar aquela trovoada,
Que no Céu anda armada.
-Amarra, amarra,
Para onde não haja eira nem beira
Nem raminho de oliveira
Nem bolinho de alma cristã.
Santa Bárbara bendita
Que no Céu está escrita
Tendes a Torre na mão
Pedi a Nosso Senhor
Que nos abrande o trovão.

ORAÇÂO AO SOL

Quando Nossa Senhora
Pelo Mundo andou,
Nossa Senhora me encontrou
E Ela me perguntou:
Onde vais, Iria?
-Vou benzer meu filho
De golpe de sol e calmaria
Com um panal de nove dobras
E um copo de água fria
Em louvor de Deus e da Virgem Maria
Padre Nosso, Ave Maria.

“ Coloca-se um copo, quase cheio de água, invertido sobre uma toalha branca, em cima da cabeça da pessoa. Diz-se a oração nove vezes ao mesmo tempo que se vão fazendo cruzes. Esta benzedura é feita ao meio-dia e durante nove dias seguidos. Se a água formar bolhas, enquanto se reza, é porque se tem sol.”

BENZEDURA DE UM NERVO TORCIDO

“Esta oração requer um diálogo entre a benzedeira e o doente”

BENZEDEIRA: Jesus que é do Santo nome de Jesus, onde está o Santo que de Jesus não entra mal nenhum. (Pega numa agulha e diz:) Eu coso.

DOENTE: Carne quebrada nervo torto.

BENZEDEIRA: Cosa a Virgem melhor que eu coso. A Virgem cosa pelo são, que eu coso pelo vão. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso, Ave Maria. (benze-se nove vezes)

“Depois de se fazer a benzedura, molham-se os dedos em azeite e esfrega-se na parte dorida.”

ORAÇÃO PARA TIRAR O SOL

Sol que cria
Tira o sol a quem não cria
Com uma toalha lavada
E um copo de água fria
Padre-nosso e ave-maria

Em louvor de Santa Iria
Tira o sol a quem não cria
Em louvor de Santa Iria
Com uma toalha lavada
E um copo de água fria
Padre-nosso e ave-maria

Anjo da guarda
Minha companhia
Guardai a minha alma
De noite e de dia.

In: Cd-Rom: Portugal século XXI

JÁ AGORA….

Sabiam que havia uma Nossa Senhora do Leite?
Aqui a deixo e saibam o que é cantado pelas parturientes para eu não se lhes acabe o leite durante a amamentação.




Nossa Senhora do Leite
Ela tem muita valia
É a imagem mais antiga
Que temos em Penha Garcia

Nossa Senhora do Leite
Ela tem o seu Menino
Está a criá-lo ao peito
Com todo o amor e carinho

Nossa Senhora do Leite
Eu trago-a no pensamento
É a minha companhia
A toda a hora e momento

Nossa Senhora do Leite
Não a posso esquecer
À hora da minha morte
Ela me há-de valer

Colaboração : Lugar ao Sul

4 comentários:

Anónimo disse...

Chico não há nenhuma reza para curar a imbecilidade política ?

Jose Pais disse...

Tive o prazer de saber que realmente havia uma Nossa Senhora do Leite.e fiquei a saber nuna viagem que recentemente fiz pelo norte do pais. eposso adiantar que fica perto de Amarante. não e verdade Sr. Chico Manuel?

Unknown disse...

Por favor estou precisando de uma forte pra fazer chuver por favor me ajudem

Maria costa disse...

Relativamente a benzedura do sol
O copo com água é tapado e põe se na cabeça ao contrário? Ou virado para cima?
Obrigada