terça-feira, 1 de setembro de 2009

POETAS POPULARES DO MEU CONCELHO

ANTÓNIO MANUEL MARCELINO
Alcunha: NECA
Natural: Monte das Herdades
Data do nascimento: 12 de Março de 1922

MOTE
O tempo vai-se passando
E a habilidade está perdida
Como um velho por ser, conheço
A história da minha vida.

Em mil nove dois e três
Fiz eu o primeiro anito
Sem saber fiz um palpito
Que era um homem português.
Foi isso que o destino fez
Que o destino tem o mando
Honradamente lutando
E enfrentando a canseira,
Mesmo que a gente assim não queira
“O tempo vai-se passando”

Toda a vida pobrezinho
O que para mim não é surpresa
Obedecendo à natureza
Não tenho outro caminho.
Em novo sai do ninho
Mas não sai desta lida
Se a pobreza é fingida
O que para mim não é verdade,
Mas obedecendo à idade
“E a habilidade está perdida”.

Trabalho por obrigação
Que já o meu pai assim fazia
Trabalhei noite e dia
Nos tempos que já lá vão.
Agora, assim, já não,
Nem sei a quem agradeço
O bem ou mal que mereço
Ou se um bem estou merecendo,
Mas como a vida vai correndo
“ Como um velho por ser, conheço”

Quantas vezes eu sozinho
E já no fim do serão
Ainda pego no garrafão
E lá vai mais um copinho.
Que eu sempre gostei de vinho
E dei valor à bebida
Esta já achada ou perdida
Quero que vá até ao fim,
Meus amigos é assim
“A história da minha vida”.

Sem comentários: